quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PORTELA 2012 - Safra


A safra de sambas na PORTELA para 2012, como já divulgada em AQUILA, é uma das melhores dos últimos anos!

Com um enredo que lavou a alma dos portelenses, seus poetas capricharam e estão fazendo uma disputa das mais acirradas. 

Como exemplo da qualidade apresentada, podemos citar o samba da parceria de Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo. 

- Nós entramos juntos na Portela. Entramos na escola em 2005. Ganhamos em 2009 e 2011. Pensamos muito sobre o caminho que o samba-enredo estava tomando e nesse ano tiveram dois seminários um no CCBB e Outro na Facha que eu vi o anseio por isso, tanto dos compositores quanto das pessoas que ali assistiam. Precisava acontecer uma mudança, fazer algo novo. Então resolvemos fazer um samba com outra estrutura sem essa padronização. E assim a Bahia ajudou a propiciar um samba diferente dessa maneira com três refrões. Assim não basta ser diferente ele tem que ser um samba bonito, com melodia e com uma letra bem feita. Quando o samba chegou à internet eu fique surpreso. Nós sempre esperamos criticas e elogios, mas assim só vi pessoas comentando e falando, falando sem parar do samba. Vou confidenciar uma particularidade foi difícil de dormir e cheguei a chorar com o que as pessoas escreviam. É difícil imaginar toda essa repercussão – disse o compositor Luiz Carlos.

Já Wanderley Monteiro contou sobre a reação que teve ao ver o samba ser tão falado e também sobre comparação com outros sambas:

- Nós partimos para fazer um samba diferente. Foi uma ideia de todo o grupo. Quando vimos esse samba estourando dessa maneira na internet foi uma surpresa muito grande. E assim cada samba tem suas características, batidas e andamento e momentos. Mas isso que está acontecendo enxergamos com alegria e muito cuidado. Até porque essas pessoas que adoraram e exaltam o samba dessa maneira, não estarão aqui para votar. Temos que fazer um bom trabalho. Provar na quadra e consequentemente convencer os portelenses que aqui estão e óbvio o corpo de jurados que o samba é bom. O enredo ajudou muito a fazer esse samba. Samba estilo de Bahia, leve ,palavra curtas e fácil de cantar – acrescentou Wanderley.

Taí um exemplo da melhor ALA DE COMPOSITORES do Mundo do Samba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário