sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sérgio Procópio


CPB:  Nome e idade?

-  Sérgio Procópio da Silva, tenho 43 anos.

CPB:  Mesmo sendo conhecido, fale um pouco sobre você!

-  Sou Serginho Procópio compositor da Portela e componente da Velha Guarda da Portela, apesar da pouca idade faço parte desse grupo seleto de bambas, porque com o falecimento do meu pai (Osmar do Cavaco), que era o cavaquinista do grupo fui convidado a fazer parte por Casquinha e Monarco.  Sou compositor de mais de 200 músicas gravadas com grandes nomes da MPB (Beth Carvalho, Reinaldo, Zeca Pagodinho, Roice do Cavaco, Exalatasamba, Grupo Fundo de Quintal, Soweto, Neguinho da Beija-Flor, Negritude Jr., Suingue e Simpatia entre outros). Ganhei das mãos do compositor Candeia meu primeiro cavaquinho e cresci no meio musical, seguindo o exemplo de meu pai e avô que foram músicos. Participei do extinto grupo Só Bamba, já toquei com inúmeros artistas da MPB.  Tenho parcerias com grandes nomes como: Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Wilson Moreira, Aldir Blanc, Ronaldo Bastos, Marquinhos PQD dentre tantos outros.

CPB:  Como chegou à PORTELA?

-  Meu pai fazia parte da Portela, foi o cavaquinho número 1 da Escola durante muito tempo, e também componente da Velha Guarda.  Desde cedo, ainda muito pequeno, frequentei ensaios e reuniões junto a meu pai com os mestres da escola como: Manacé, Casquinha, Monarco, Chico Santana, Alberto Lonato, Alvaiade entres outros grandes portelenses, um time seleto e de grande honra de bambas da nossa Escola, então, desde que me conheço a Portela já fazia parte da minha história! Com esses bambas aprendi a amar e respeitar a Escola do meu coração, a PORTELA!

CPB:  Desde quando você compõe?

-  Comecei a compor tinha uns 13 anos.  Nada pretenciosamente, apenas de brincadeira com alguns amigos e depois aos 23 anos gravei minha 1ª música (na voz de Zeca Pagodinho).

CPB:  Qual é o seu(s) ídolo(s) no Mundo do Samba?

-  Tenho muitos ídolos ainda vivos como Arlindo Cruz, Wilson Moreira, Nei Lopes, Ivone Lara, Délcio Carvalho, Monarco, Carica, Luizinho SP e os que já nos deixaram Candeia, Cartola, Manacéa, Pixinguinha, João da Baiana, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa ...

CPB:  Fale um pouco de suas experiências no samba!

Fiz parte da banda do cantor Agepê durante um bom tempo, já toquei com uma infinidade de artistas e tive a felicidade de ter gravado como compositor com grandes artistas da MPB, com já citei acima.

CPB:  O que você como antigo compositor portelense falaria com os jovens compositores da Escola?

-  Sejam honestos com vocês mesmos, procurem fazer sempre o seu melhor, mesmo que para os outros não seja, não se venda aos escritórios existentes hoje em dia porque vocês nunca serão reconhecidos com compositores de verdade. Lembre-se: "Vale mais perder sabendo que você deu o seu melhor, que vencer sabendo que você nada fez".

CPB:  O que é ser PORTELA?

-  Não sei, pois é um sentimento de amor tão profundo que não sei explicar, mesmo perdendo há tanto tempo, mesmo não lembrando de seu último campeonato continuar amando a PORTELA e lutando para que ela sempre esteja entre as maiores.  Acho que ser PORTELA é ser como filhos que sempre vão amar e respeitar seus pais ou seer como pais que sempre vão amar seus filhos.

CPB:  Qual é o seu sonho como Compositor?

-  Meu sonho de compositor é ser campeão de samba enredo na Portela por ter feito o melhor samba e a escola sagrar-se campeã na avenida com meu samba.  Êxtase total!

CPB:  Mesmo não estando participando do Samba-Enredo da PORTELA para 2012, o que você espera do Concurso?

Que realmente vença o melhor samba, samba este que acolher os anseios dos carnavalescos e da maioria dos portelenses, que seja de fato e direito o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário