segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Portelenses (Filhas de Peixe)


BELAS E BAMBAS. Eliane, Cecília , Clarisse e Beatriz no barracão da Portela
Foto: Mônica Imbuzeiro
 
Elas pertencem à mais pura linhagem de bambas. Têm sangue azul e branco correndo nas veias, e no desfile da Portela prometem representar todo o amor pela escola, uma herança de família. Eliane e Beatriz Faria e Cecília Rabelo, filhas de Paulinho da Viola, e Clarisse Nogueira, filha do saudoso João Nogueira, serão destaques da escola de Oswaldo Cruz.

Eliane conta que desfila na Portela há muitos anos, mas que a emoção do desfile será diferente no carnaval deste ano. A sambista, que já compôs para a agremiação azul e branca, destaca que pela primeira vez seu pai é parte do enredo da escola.
 
Desfilo há muitos anos na Portela, já vim na diretoria e na ala dos compositores. Ultimamente, costumo vir no carro junto com a velha guarda. Mas este ano será diferente e muito especial. Pela primeira vez, o enredo tem a visão do papai. Ele já desfilou na escola de todas as formas, até empurrando carro alegórico. Este ano, faz parte do enredo. Isso me deixa muito emocionada e orgulhosa diz Eliane, que desfilará na mesma alegoria que o pai.
 
As três filhas de Eliane também estarão na escola. As duas mais velhas no carro com a mãe, e a caçula, na escola mirim da Portela, a Filhos da Águia:
 
O amor pela Portela é coisa de família brinca.
 
No mesmo carro alegórico estará outra filha de Paulinho da Viola, a atriz e cantora Beatriz Faria. Ela conta que a primeira vez que desfilou na Portela foi em 1995:
 
-  Aquele foi meu primeiro desfile. Foi lindo. Depois de muitos carnavais na Portela acho que esse vai ser único. Fico imaginando o papai no dia do desfile. Ele costuma ficar perguntando se sabemos cantar o samba. Pergunta como está a escola. Vai chegando a hora e ele vai ficando ansioso - setencia.
 
Cecília, a terceira das irmãs que estará na escola, afirma que além da homenagem ao pai dentro do enredo, o desfile deste ano vai marcá-la por outra razão. Ela vai desfilar pela primeira vez como destaque no chão.
 
Sempre vim em carros alegóricos, desde 1995. Algumas vezes até no abre-alas, pertinho da águia. Mas no chão vai ser a primeira vez. Acho que a vibração da escola é diferente. Estou ansiosa e muito feliz diz Cecília, que estará logo à frente do último carro da Portela, onde estará o restante da família da Viola.
 
Dois filhos de outro ícone portelense também estarão na azul e branca. Clarisse e Diogo Nogueira, filhos do cantor e compositor João Nogueira, defenderão a escola que aprenderam a amar ainda pequenos.
 
Clarisse será destaque de uma ala que faz referência a um dos sucessos do pai. Ela brinca que vai precisar usar toda maquiagem à prova dágua.
 
-  Desde que soube que seria destaque da ala Alô Madureira, uma composição do meu pai, estou muito emocionada. No dia do desfile acho que vou precisar de uma maquiagem à prova dágua, para resistir às lágrimas.
 
Para as meninas da Viola vai ser emocionante. Agora, imaginem a minha emoção, com a saudade do meu pai. Vai ser como se eu estivesse sentindo a presença dele no desfile diz, enquanto uma lágrima já molha seu rosto.

O cantor Diogo Nogueira, irmão de Clarisse, também estará na avenida com a Portela. Mas a posição dele no desfile é um segredo que é guardado a sete chaves pela escola. A Portela será a última a entrar na Sapucaí, na madrugada de domingo.

As presenças, já cofirmadas, abrilhantarão ainda mais o nosso desfile!

Nenhum comentário:

Postar um comentário