quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PORTELA 2013 - Organização de Desfile


Para contar a história de Madureira, o bairro que a acolheu, a PORTELA levará para a avenida o seguinte cronograma:

- Abertura

A Majestade do Samba começa com Paulinho da Viola tentando entender o que é o amor que ele sente pela Portela e mergulha fundo na história de Madureira. O desfile começa lembrando o campeonato de 1970, com o enredo “Lendas e mistérios da Amazônia”. A águia, abre-alas mais tradicional do Mundo do Samba e símbolo da escola, estará neste setor.

- Segundo Setor

O segundo setor do desfile conta a formação histórica do bairro, com suas fazendas e canaviais.

- Terceiro Setor

O terceiro setor contará a formação religiosa, que mistura festas católicas e do candomblé e traz elementos característicos como o jongo.

- Quarto Setor

O quarto setor vai retratar o desenvolvimento econômico e comercial do bairro. Mostra a chegada do trem a Madureira e dos imigrantes árabes e judeus, dos italianos e da única fábrica de massas e biscoitos da região. Também destacará o Mercadão de Madureira, grande pólo comercial como também atração turística.

- Quinto Setor

O quinto setor mostrará o cultural de Madureira, com gafieiras, os bailes charm embaixo do Viaduto Negrão de Lima, o movimento da black music e os campeonatos esportivos, como o basquete de rua, realizados no local vão estar no quinto setor do desfile.

- Sexto Setor

O sexto setor lembrará o samba da PORTELA e o carnaval de rua, com os famosos blocos de piranhas da região, neste setor, a Escola de Oswaldo Cruz fará uma homenagem a coirmã Império Serrano. Estarão presentes o compositor Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara, Jorginho do Império e Tia Maria, do jongo da Serrinha.

- Encerramento de Desfile

Para fechar o desfile mostra quando Madureira vira inspiração para várias músicas. Ou seja, termina com Paulinho da Viola chegando à Sapucaí inspirado por Madureira, junto com a Velha Guarda da Portela, a mais importante do Mundo do Samba!

Muita emoção, é o que espera o desfile da PORTELA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário