quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PORTELA


PORTELA estará presente na Bahia!

A PORTELA foi confirmada na abertura do maior evento de Turismo da Bahia. O I Salão Baiano de Turismo e a Feira dos Municípios, de 28 a 31 de março de 2012, no Parque de Exposições de Salvador.

O I Salão Baiano de Turismo e a Feira dos Municípios é uma realização da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa, em parceria com o Governo do Estado, Voluntárias Sociais, UPB, Ministério do Turismo e Embratur.


Com características do samba, axé e toada, o Brasil espera mostrar um pouco do Sol e Praia, Cultura e Natureza e, assim, fazer com que os milhares de visitantes atraídos pela Copa das Confederações e Mundial da Fifa 2014 viaje muito mais pelos estados do país.

O samba estará muito bem representado pela Majestade do Samba!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Timoneiros da Viola



O TIMONEIROS DA VIOLA, bloco cuja base é de pura linhagem Portelense, acaba de GANHAR o PRÊMIO SERPENTINA DE OURO, de O Globo!
 
Como o GRANDE DESTAQUE do CARNAVAL DE RUA 2012. É o prêmio maior da disputa!  O mestre Paulinho da Viola, a grande inspiração, agradecemos pela generosidade em apoiar esse projeto idealizado com o único objetivo de resgatar ...e valorizar a tradição do samba.

Foi uma vitória o primeiro ano do Bloco e com certeza por muitos e muitos anos!  O importante também foi a participação e apoio de todos para este sucesso!  Esse prêmio é maior prova de que as lutas pela preservação da memória cultural desse Brasil não são em vão. Salve Madureira e Oswaldo Cruz! Salve o nosso samba da cidade de São Sebastião!
 

Teresa Cristina

OBRAS:

A borboleta e o passarinho
A vida me fez assim (c/ Argemiro da Portela)
Acalanto
Amém (c/ Argemiro da Portela)
Cafofo da Surica
Candeeiro
Cantar
Cordão de ouro (c/ Roque Ferreira)
Delicada (c/ Zé Renato)
Fim de romance (c/ Argemiro Patrocínio)
Lavoura (c/ Pedro Amorim)
Marcha das flores (c/ Pedro Miranda)
O passar dos anos (c/ João Callado)
Portela (c/ Pedro Miranda)
Pra cobrir a solidão (c/ Zé Renato)
Samba do esquecimento (c/ João Pimentel e Marceu Vieira)

PARABÉNS!

Paulinho da Viola

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sheron

A atriz Sheron Menezzes, rainha da bateria da Portela, confirmou neste sábado (25) que vai continuar à frente da Tabajara do Samba em 2013!

Sheron se mostrou bastante feliz por ter voltado no desfile das campeãs, afirmando, no entanto, não ter gostado das notas dos jurados para a bateria da agremiação, que considerou injustas. "Uma bateria tão premiada como a nossa só merece nota 10", disse.

Ela se defendeu das críticas que recebeu por ter se mostrado nervosa no desfile do último domingo (19), afirmando existir muita responsabilidade no cargo à frente da bateria - e completou dizendo que no desfile das campeãs ficou bem mais tranquila. "Toquei agogô com eles, me diverti para valer. Hoje (sábado) foi muito gostoso. Sou Portela, não adianta mais nada".

Sheron disse que o melhor momento para ela neste Carnaval foi ver a águia de sua escola entrar na avenida: "todo mundo chora. Você olha para a bateria e todo mundo está chorando. É de arrepiar".

PORTELA 2013

A PORTELA ainda não definiu seu carnavalesco para 2013!

Paulo Menezes, carnavalesco da PORTELA em 2012, ainda não sabe se ficará na Majestade do Samba para 2013.

“Tudo vai se acertar na semana que vem, pois tive proposta no Grupo Especial”, declarou Paulo.

Enquanto isso, um dos possíveis enredos que vem sendo debatido pela escola de Madureira para 2013 é a Lapa, reduto da boemia carioca.

Vamos ver se para 2013 nossa PORTELA antecipa sua base para ter tempo em se organizar!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Zeca Pagodinho

Apesar de ser garoto propaganda de cervejaria que dá nome a camarote, músico só conferiu desfile das campeãs no RJ. Foto: Vinícius Eduardo/AgNews

Zeca afirmou ter ido à Sapucaí especialmente para acompanhar sua escola do coração, a Portela, sexta colocada na festa carioca de 2012. "Hoje vim aqui para ver a Portela, ver meus amigos, ver vocês", disse o cantor, que prepara para o próximo dia 27 de março o lançamento do seu novo disco, O Quintal do Zeca.

Apesar de não ter dado muitos detalhes do projeto, ele deixou claro que o trabalho foi feito com muito carinho. "Foi um disco gravado no meu quintal, com meus amigos, meus compositores. Muita gente acha que todas as músicas são minhas, mas quero mostrar quem trabalha comigo, quem trabalha para defender o seu pão de cada dia com a música".

Zeca viu a Portela da concentração e afirmou ter ficado muito feliz por acompanhar sua escola do coração de volta ao desfile das campeãs.

PORTELA - Desfile das Campeãs

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Filhos da Águia

Nossa garotada mostrou que, acima de tudo, o samba corre nas veias destes que irão, daqui a pouco, nos dar muitos presentes no Mundo do Samba!

O Troféu Estandarte do Samba Mirim, avaliado por profissionais e personalidades do carnaval carioca, que analisam individualmente 15 quesitos, foi definido através de notas concedidas. Nesta premiação, somente uma escola pode ser apontada por quesito. Veja:

Troféu Estandarte do Samba Mirim

Ala de Baianas – Filhos da Águia

O Troféu Olhômetro, concedido a todas as 17 agremiações, foi concedido através de análise dos diretores da AESM-Rio, após os desfiles é concedido para mais de uma agremiação.


Troféu Olhômetro 

Filhos da Águia – Ala de Passistas e Conjunto

Parabéns criançada!  Vocês são o nosso futuro!

Portelenses


No sábado, dia 03 de março, o programa Samba Social Clube vai reunir na Fundição Progresso a Velha Guarda da PORTELA, o sambista Diogo Nogueira, um dos grupos mais bem sucedidos e respeitados da nova geração de bambas, Marquinhos de Oswaldo Cruz e outras atrações para celebrar os cinco anos de um dos programas mais respeitados do dial carioca.

No segundo CD que será lançado, Zeca Pagodinho com o clássico “É preciso muito amor” e em dueto com Nei Lopes no partido alto “Só chora quem ama”, dos novos nomes do samba da Lapa, temos a portelenses Teresa Cristina e outros nomes do samba!


Serviço: Festa de Aniversário do Samba Social Clube – 5 Anos
Dia: 03 de março (sábado)
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa
Tel.: (21) 2220-5070
Classificação: 18 anos
Capacidade: 5.000 pessoas
Ingressos:
R$80 l R$40 (estudante, idosos ou quem levar 1 quilo de alimento)
* ingressos para estudantes, idosos, quem trouxer 1kg de alimento ou apresentar a filipeta promocional.
A casa abre às 21h e o show começa, impreterivelmente, às 22h30

Acesso a deficientes físicos: sim
Cartões de crédito e débito: apenas na venda por internet
Estacionamento próximo – Catedral – acesso pela Avenida Paraguai sentido Zona Sul.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PORTELA 2013

VAMOS DEFINIR!

Surica

Nilce Fran e Valci Pelé

Um dos orgulhos da PORTELA, sua Ala de Passistas deu show este ano na Sapucaí!

A Portela não conquistou o tão sonhado campeonato que lhe parecia tão próximo pelo êxito de seu samba. Mas o povo de Oswaldo Cruz tem muito do que se orgulhar. Sobretudo em se tratando de Valci Pelé e Nilce Fran.

Os dois foram premiados além da competência na arte de sambar, graça de sua arte, mas também por sua militância incansável na propagação da dança do samba.

"Hoje somos respeitados em todos os lugares. Conquistamos um espaço não só no Rio de Janeiro, mas em qualquer escola coirmã, por exemplo, de São Paulo. Queremos trabalhar o resgate da figura do passista dentro das escolas de samba, aproveitando este momento", afirmou Nilce.

Valci emocionado declarou:

"Eu tenho esse compromisso, essa visão de afirmar profissionalmente os passistas. Este ano vamos desenvolver um projeto nesse sentido. Agora que acabou o trabalho específico do carnaval, vamos nos reunir para formalizar um trabalho de valorização e consciência do ofício e da arte do passista masculino, que tem perdido espaço e reconhecimento", disse Valci.

Mais um motivo do nosso orgulho, além de formarem a melhor dupla de Passistas da atualidade, eles estão trabalhando incessantemente para a geração de novos sambistas!  Parabéns!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tabajara do Samba - Melhor Bateria!

Gilsinho

Gilsinho foi em 2012, um vencedor e para 2013?

O puxador de samba da Portela Gilsinho afirmou que a escola precisa investir mais financeiramente para ter um carnaval à altura de sua tradição. Ele afirmou que o enredo homenageando Clara Nunes foi um grande acerto.

- Ela praticamente é a nossa madrinha. Nossa escola não deve nada a qualquer outra grande do Rio. O que precisamos agora é captar mais patrocínios, fazer mais parcerias. E assim deixar nossa comunidade mais confiante, disse Gilsinho.

Estamos de pleno acordo!  Além de se ter um bom samba, e isto é fato que se garante, temos que captar recursos para levar um carnaval enxuto para a avenida e isto ficou claro em 2012!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Lucinha e Rogerinho

Porta-bandeira e mestre-sala da Portela sambam na avenida.

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG
PARABENIZA O NOSSO VALOROSO CASAL NOTA 10 DE
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA !

VOCÊS DIGNIFICARAM O NOME DA
MAJESTADE DO SAMBA!

PORTELA 2012

Nosso Samba-Enredo nos fez voltar no Desfile das Campeãs!













 

CAMPEÕES DA PASSARELA 2012

Como já fizemos ano passado, o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, homenageia aqueles que, a nosso ver, fizeram a diferença na Sapucaí em 2012!


SAMBA ENREDO
Portela


BATERIA
Portela



MESTRE-SALA e PORTA-BANDEIRA
Julinho e Rute (Vila Isabel)



ENREDO
Vila Isabel



PUXADOR
Gilsinho



ALEGORIA
Navio Negreiro



COMISSÃO DE FRENTE
Portela



ESCOLA
Portela




CONJUNTO
Vila Isabel


DESTAQUE
A Mocidade Independente nos deu um verdadeiro presente!  A forma compassada como o samba foi levado na avenida, nos faz ver que, SAMBA é SAMBA!  Vamos repensar!

PARABÉNS PORTELENSES!

Os portelenses estão orgulhosos de seus sambistas!  Foram 5 Estandartes de Ouro:

Melhor Samba-Enredo:  “... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual”, de Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo;


Melhor Intérprete (Puxador):  Gilsinho


Melhor Passista Feminino:  Nilce Fran
Melhor Passista Masculino:  Walcir Pelé


Melhor Bateria:  Tabajara do Samba de Oswaldo Cruz

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

COMPOSITORES DA PORTELA - Melhor Samba-Enredo

PARABÉNS
COMPOSITORES DA PORTELA


O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, COM MUITO ORGULHO, PARABENIZA NOSSOS COMPOSITORES DO SAMBA-ENREDO DA MAJESTADE DO SAMBA DE 2012, PELO ESTANDARTE DE OURO, MOSTRANDO, MAIS UMA VEZ, A COMPETÊNCIA DESTA MARAVILHOSA ALA E DE SEUS COMPONENTES! 

TONINHO NASCIMENTO, WANDERLEY MONTEIRO, LUIZ CARLOS MÁXIMO E NALDO, MELHOR SAMBA-ENREDO DE 2012!


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PORTELA 2012

PORTELA 2012 - Depoimentos

O desfile da PORTELA emocionou a todos os participantes, acompanhe:

Paulinho da Viola

"O desfile foi contagiante, espero o título", avisou. "A escola toda cantou. Foi lindo", completou. O cantor desfilou com o joelho doendo, mas fez questão de estar na escola.

Marisa Monte

"O samba estava na boca do povo. Todos os portelenses sonham com título", disse a cantora.

Lucinha Nobre

"A gente conseguiu fazer tudo o que tinha planejado e deu tudo certo. É o meu vigésimo-sétimo desfile. Estou bem emocionada por tudo que a gente passou nesse longo tempo. Hoje eu extravasei", desabafou.

"Foi interessante dialogar com os dois lados da passarela e me senti muito vitoriosa. Espero poder encerrar minha carreira como porta-bandeira na Portela", completou.

Daniela Mercury

"Foi muita emoção. Me emocionei bastante, porque o enredo fala dos meus orixás, que canto sempre", disse emocionada a cantora.

"O Brasil é único. Na terça-feira, vou homenagear o Rio no meu bloco Crocodilo, em Salvador", avisou a cantora. 

Vanessa da Matta

"Acredito no que as pessoas dizem e elas disseram que ficou muito parecido. Foi minha primeira experiência na Portela e na avenida. Me tragam todo ano, por favor", celebrou a cantora.

"Eu amo a Portela e Clara Nunes é um ícone da música brasileira. Uma mulher que cantou a religiosidade como ninguém e espalhou a cultura afro. É extremamente arrepiante representar um mito. Eu cresci ouvindo a Clara e poder viver essa artista, nem que seja por alguns minutos, é um sonho. Ela não é uma cantora importante apenas para o Brasil, mas para o mundo", disse Vanessa.

Ah, minha PORTELA!


PORTELA como PORTELA!

Parafraseando um dos trechos do samba antológico de Paulinho da Viola, a PORTELA reviveu seus dias de glória!

Logo de início, a Escola de Oswaldo Cruz, mostrou para o que veio!  Com uma Comissão de Frente maravilhosa, muito bem ensaiada e como a muito nossa Escola não via!  Além da performance de seus componentes, a presença do ator Milton Gonçalves deu um toque de qualidade a este quesito que é a apresentação da agremiação!  Qualidade e leveza a tornaram arrebatadora!  Parabéns!



Ao contrário dos anos anteriores, nossa Águia veio, agora sim, com dois ícones da música popular brasileira, Paulinho da Viola e Marisa Monte, e os dois passaram muita fidalguia e nobreza, como é do perfil portelense!  Também foi arrebatadora!

A potência da voz de Gilsinho, outro que podemos dizer que é a cara da PORTELA, tendo como grande base a valorosa e mais uma vez impecável TABAJARA DO SAMBA!  É impressionante a competência deste jovem Mestre Nilo Sérgio, que leva este grupo com sua simplicidade e só a sua presença dá ao desfilante uma confiança que ficou clara no desfile!


Rogério Dornelles e Lucinha Nobre, incorporaram o espírito portelense definitivamente!  Como já dissemos em outras ocasiões, esta dupla fez, de uma vez por todas, o portelense ter orgulho do casal, fator que a PORTELA já traz desde os tempos em que tudo começou, a 80 anos!  Bravo!

A PORTELA a alguns anos vem dando uma aula de canto de seus componentes e este ano a Harmonia da azul e branca mais uma vez, deu mais um exemplo de como se faz um bom desfile!  Com um samba do jeito da casa, aonde sua comunidade - diferente das demais escolas, se espalha por vários bairros da zona norte e não centralizada -, desde a escolha de seu hino, o adotou de coração e o resultado foi um belo canto subindo não só o Pelô, mas a Sapucaí!  Valeu!


Quesito que no último ensaio nos tirou a nota 10, a Evolução dos portelenses foi acertada e merece destaque!  Mais um valor que está atrelado a um bom samba, a evolução portelense neste desfile deu olé!  A Escola veio solta, alegre e compacta!  Até as alas coreografadas, que naturalmente precisam de espaço, foram muito bem conduzidas, não abrindo o cortejo, portanto, foi um dos pontos altos do desfile!  Perfeita!


As Alegorias, tão esperadas neste maravilho desfile, é que, em alguns casos, necessitavam um pouco mais de capricho!  Os detalhes, se formos ver pelo lado do acabamento, nos passa um pouco de preocupação na hora do julgamento!  Com certeza, a idéia do carnavalesco foi perfeita, mas não é só isto que basta.  Tem que haver maior investimento!  

O Samba-Enredo, o que falar?  Dez, nota Dez!  Foi cara da PORTELA!  Parabéns aos valorosos COMPOSITORES PORTELENSES!


O Conjunto portelense, desde o início, foi também algo de dar inveja!  Perfeita a passagem da Escola!

Nosso Enredo foi muito bem desenvolvido!  Via-se claramente a proposta que nosso competente carnavalesco quis passar!  E a PORTELA não ficará devendo nada a qualquer outra concorrente!  Show!

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG está orgulhoso pelo nosso belo desfile e parabeniza a todos os Portelenses!

PORTELA 2012







PORTELA 2012



Representante da Velha Guarda à frente a uma das alas da escola
Foto: Alexandre Cassiano / O Globo