sábado, 11 de fevereiro de 2012

PORTELA 2012

Jerônimo da Portela e Tia Ivete vão representar Paulo da Portela e Dodô

Um amuleto, é o que os portelenses verão neste carnaval na Sapucaí!

Nosso pavilhão carregado pela porta-bandeira Dodô na maior parte dos 21 campeonatos da Portela, que foi um presente do compositor Paulo da Portela. Os dois baluartes serão representados pelo ex-passista e mestre-sala Jerônimo da Portela, e por Tia Ivete, da Velha Guarda.

Quem convive com Dodô sabe que ela tem todo o carinho e guardo de relíquias! Ainda mais o pavilhão portelense, tão valioso para a história da Portela.

Ivete se sente uma privilegiada por tamanha confiança:

— Tanta gente já pediu esta bandeira para ela. Ela só emprestou para mim. Somos muito amigas, apesar da diferença de idade — contou a ex-baiana, de 64 anos.

Dodô guarda sua tão querida bandeira com todo o carinho. Segundo ela, Ivete tem motivos de sobra para se sentir uma privilegiada:

-  Não gosto de emprestar as minhas coisas. Quando alguém vem aqui em casa, não gosto que fiquem colocando a mão nas coisas. Quando eu empresto, nunca volta do jeito que foi embora — queixou-se a baluarte, com votos de confiança para Tia Ivete.

-  A bandeira de uma escola é sagrada. Mas na Ivete eu confio. Ela é uma grande amiga, confessa.

Aos 92 anos, Dodô ficou feliz com a homenagem. Acredita que Jerônimo e Ivete são as pessoas adequadas. Mas ela própria não viria em cima do carro.

— Eu só vou no chão. Já fui em cima de carro e desci — contou Dodô.

Já Jerônimo, relembrando a elegância do compositor Paulo da Portela, vai vir na beca. Com fraque azul e, claro, o chapeuzinho.

-  Vou vir com uma roupa antiga, mas com um toque mais moderno — adiantou o ex-mestre-sala.
Jerônimo e Ivete virão no sétimo e último carro da Portela na Marquês de Sapucaí. A alegoria será a segunda águia. A ave terá as asas fechadas, como se estivesse aninhando seus componentes. É uma homenagem aos baluartes de  Oswaldo Cruz.

Um dos carros da Portela virá com oito estátuas de orixás, feitas de alumínio, que serão montadas ao redor, simbolizará o encanto dos portelenses na Bahia e na parte mais alta do carro, estará o principal destaque: a cantora Vanessa da Mata, como Clara Nunes.

Aos poucos os mistérios de nosso barracão vão sendo revelados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário