quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Velha Guarda da PORTELA


Ela é considerada a maior Velha Guarda do Mundo do Samba, a nossa gloriosa Velha Guarda da PORTELA!

Sempre será fonte de inspiração dos que lá estão e dos que chegarão.  São 40 anos de grupo musical, mas são muito mais tempo da concepção do que é Velha Guarda!  Pilar-mor da Escola de Samba de Oswaldo Cruz, fonte de inspiração para livros e filme, tem em sua história um acervo rico.


Dela, podemos dizer que foram várias gerações de nobres sambistas portelenses.  Nomes como Manacéa, Argemiro, Casquinha, Tia Doca, Jair do Cavaco, Mijinha e outros bambas.

Hoje o grupo tem 10 componentes ativos em shows: os compositores Monarco e Davi do Pandeiro, as pastoras Áurea Maria, Surica, e Neide Santana, e os músicos Guaracy 7 Cordas, Serginho Procópio, Marquinhos, Timbira e Dinho.


O objetivo do grupo é dar continuidade à proposta inicial, que é "não deixar morrer os sambas despretensiosos, sem intenção comercial", conta Serginho, tido como um dos representantes da Jovem Guarda Portelense.

Monarco, líder deste maravilhoso grupo, confessou:

"A expectativa é grande, das melhores. É uma homenagem à essa turma histórica. A maioria já se foi, mas estamos aí para manter acesa a chama desse samba verdadeiro. Bonito o reconhecimento da Portela ao prestar essa homenagem. Estararemos na festa como mestres de cerimônia fazendo nosso papel , cantando para o povo ver e ouvir".


Lembrou também o ano de 1970:

"Foi quando o Paulinho da Viola se reuniu conosco para fazer o disco que originou a Velha Guarda da Portela. Eu era jovem, o caçula, e hoje, juntamente com o Casquinha, que tocou surdo naquele álbum, somos os únicos vivos daquela formação. Eu entrei com a música 'Portela, passado de glória', que também deu nome ao disco", relembra.

Tendo como fãs, compositores/torcedores nada menos do que Diogo Nogueira, Marisa Monte, Zeca Pagodinho, entre outros, é uma realidade para a Velha Guarda, comenta:

"Esse reconhecimento é muito gratificante. A Velha Guarda é formada por um pessoal antigo, muitos foram compositores, outros cantavam, e com isso forma-se um grupo bonito, que defende as tradições da escola. A Velha Guarda da Portela é pioneira pois foi a primeira musical. As outras escolas nos seguiam, tínhamos os respeito e admiração delas".


Monarco mostra todo o seu amor pela Majestade do Samba:

"Eu sou Portela desde menino e desfilo à 65 anos, não são 65 dias. A sensação é que o papel da Velha Guarda está sendo cumprido muito bem. Estamos muito felizes."

Falar mais o que?  Salve nossa Velha Guarda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário