sábado, 18 de fevereiro de 2012

PORTELA 2012

A PORTELA continua sua preparação para amanhã!

Enredo da escola de samba Portela, as festas da Bahia serão contadas em uma hora e 20 minutos de desfile e sete carros alegóricos.

Festas baianas - da Ribeira, do Nosso Senhor dos Navegantes, do Bonfim, de Iemanjá, da Conceição da Praia - tornaram-se conhecidas entre os portelenses, mesmo aqueles que nunca pisaram em Salvador.

O samba-enredo da Portela já conquistou o coração do carioca. O refrão "Madureira sobe o Pelô" está na boca do povo.  E nessa onda azul e branco, vinda diretamente de Oswaldo Cruz, com citações de orixás do candomblé baiano, o portelense vem conhecendo aos poucos o jeito festa de ser do baiano.

Fitas, novenas, rezas, festas no mar, trio elétrico, tambores, atabaques - nada vai ficar de fora do enredo criado pelo carnavalesco que tem em seu apoio baianos que vão desfilar na escola. Para cantar a Bahia, já confirmaram presença Daniela Mercury, Vanessa da Matta, Carlinhos Brown e o Balé Folclórico da Bahia. Compositores como Paulinho da Viola e Arlindo Cruz, que em seus sambas lembram Madureira e, em algumas estrofes, também da Bahia, vão reforçar o desfile.

Na Passarela do Samba do Rio, também não vão faltar o samba de roda da Bahia, os atabaques e o toque do Olodum. Para tal efeito, o mestre de bateria da escola, Nilo Sérgio, que é de família baiana, inovou e treinou com seus 300 ritmistas o batuque predominante nos terreiros do candomblé baiano. A inovação deu certo e a paradinha do samba, onde o atabaque virou a estrela, promete encantar público e jurados. Para o mestre de bateria, misturar a bossa baiana e levar para o carnaval carioca uma batida diferente vai empolgar o público. O som, Nilo Sérgio tirou de uma tumbadora, instrumento parecido com atabaque.

Nem mesmo o famoso carro abre-alas da Portela vai ficar de fora do ritmo baiano. A Águia, segundo o carnavalesco Paulo Menezes trará surpresas para o público. A única pista é que o Senhor do Bonfim virá representado no abre-alas na figura do destaque Carlos Reis. Iemanjá, também homenageada no enredo, será representada nas alegorias da agremiação. Mas o carnavalesco Paulo Menezes faz mistério sobre como a Rainha do Mar vai aparecer.

Este desfile é esperado com muita expectativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário