terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

PORTELA 2017 (Preparativos)



Carnaval chegando e a PORTELA vai ajustando os detalhes em seu Barracão! 

Paulo Barros, carnavalesco da Azul e Branco de Oswaldo Cruz, vai, aos poucos, divulgando detalhes que levará para a avenida:

– O enredo da PORTELA parte do princípio que transformaremos a Sapucaí em um grande rio. Esse rio vai se iniciar através de uma nascente, obviamente, todo rio nasce de uma nascente, e a partir dessa invasão que a Portela fizer na Avenida é como se esse rio estivesse invadindo a Marquês de Sapucaí.

Responsável e criador de uma nova plástica num desfile de escola de samba, Paulo Barros comenta:

– O conceito que a PORTELA quer levar nesse rio é exatamente a mistura e características de vários rios do mundo, a partir das suas importâncias, das suas histórias, de seu legado, enfim, inúmeros rios estarão compondo esse rio e a gente termina o desfile falando e exaltando o rio mais importante na história que é o próprio rio azul e branco da escola. Na verdade é um universo bem conhecido da maioria das pessoas, é um enredo bem didático, de fácil leitura, de explicação visual direta, não é um enredo que seja necessário traduzir, aliás, é um dos grandes pontos que eu gosto de trabalhar, é o público ver e não precisar de manual de instrução.


Cultura

– A mensagem da PORTELA é também a mensagem da informação, da cultura, o carnaval é isso, o enredo serve para isso, é um veículo de alegria, de manifestação popular, talvez a maior do mundo, mas que leva também informação, diversão, entretenimento, arte. E a mensagem de alegria, de prazer e de tentativa de quebrar esse jejum que a Portela tanto quer quebrar, e a gente está trabalhando bastante para isso.

Planos

– A PORTELA está bem preparada, ou melhor, se preparando, lógico, é um ano difícil, de crise, de dificuldades, mas a gente está conseguindo driblar isso muito bem. A estratégia é fazer cálculo, esse ano nós não estamos fazendo reaproveitamento, isso tem um limite, mas acho que o grande momento da PORTELA é ter uma administração que está fazendo conta. Então a PORTELA está preparando um desfile dentro da sua alçada, dentro do que ela tem disponível financeiramente para fazer o carnaval. Mas independente do que está sendo gasto, a gente tem um carnaval preparado para fazer um belo desfile.

Materiais utilizados

– Não aposto em nenhum material alternativo, acho isso história para boi dormir, isso é meio fantasioso, mas as pessoas gostam de criar essas histórias, mas enfim. A PORTELA está fazendo carnaval com material de carnaval, alternativo até gostaria de ter, mas infelizmente na maioria das situações eles só quando eles são necessários em termo de estética, mas digo que cem por cento do carnaval da PORTELA está moldado e pautado dentro do que se é usado no carnaval.

Regulamento 2017

– Afetou, melhorou muito. Você tem que fazer menos um carro, menos quinhentas roupas, isso significa menos gasto. E também não atrapalha o contar da história, se eu quiser consigo contar minha história com três alegorias. Acho que isso depende muito do formato que se dá ao enredo e dá maneira que se monta o enredo, o número de carros e o número de alas não é o fator decisivo para que você conte ou não o enredo – finaliza Paulo.


PORTELA (Organização)

 Alas: 31
Alegorias: 6
Tripés: 2
Diretor de barracão: Moisés Fernandes
Comissão de Carnaval: Paulo Barros, Moíses Fernandes, Claudinho Portela e Fábio Pavão
Figurinos, Produção e Execução: Paulo Menezes
Pintura: Leandro
Fibra: Nino
Ferreiro: João
Adereço: Thiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário