domingo, 5 de fevereiro de 2017

João Nogueira (Homenagem)

 
 
João Nogueira na sua PORTELA

“Versando Nogueira nos cem anos do ritmo que é nó na madeira”, é a homenagem da Cubango, em 2017, a um dos maiores portelenses de seu tempo, João Nogueira!
 
Além das figuras clássicas da Escola de Oswaldo Cruz, o encerramento do desfile será todo dedicado à Majestade do Samba com direito à uma Águia na última alegoria.

-  Versar Nogueira antes de mais nada é preservar nossos valores culturais e enxergar nossa própria alma. Ele foi um dos defensores do samba. O Clube do Samba em 1979 é fundado para revalorizar a nossa história e nossa música. O enredo é militante. Uma das principais mensagens é de valorização da arte brasileira como um todo. Temos que valorizar os nossos artistas seja do passado, como de hoje. É muito justo esse tributo. Bom seria se ela visse em vida, como por exemplo a Alegria com a Beth. Nunca é tarde. – diz o carnavalesco Lucio Sampaio.

cubango_barracao_03022017img_2012-copy

-  Conhecia muito pouco da obra do João. A partir do convite do Pelé mergulhei na pesquisa para desenvolver o enredo. Ouvi mais de 300 músicas, em um processo profundo de pesquisa. Foi fácil desenvolver pois as suas composições são de fácil leitura e compreensão – opina.
 
cubango_barracao_03022017img_2014-copy
 
O Desfile

Setor 1

“A resistência, a luta pela sobrevivência do samba. A questão do preconceito. É um primeiro setor afro. A chegada do ritmo ao Brasil.”

Setor 2

“Resitência moderna. O João sentiu a necessidade por conta do desvio de identidade e funda o Clube do Samba para haver uma revalorização do estilo.”

Setor 3

“Homenagem à família. O Diogo, passando pelo pai e o avô João Batista, que tocou com Noel e Pixinguinha. Vamos lidar com fé e religiosidade.”

Setor 4

“Um dos grandes amores do João. A Portela, o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual. Os grandes nomes e herois da escola.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário