sábado, 12 de fevereiro de 2011

PORTELA 2011

A PORTELA, juntamente com sua valorosa comunidade de Oswaldo Cruz,  promete desfilar com todos os seus 4 mil componentes, divididos em 31 alas.

Conforme a direção da Escola, as fantasias de dez alas comerciais e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rogério Dornelles e Lucinha Nobre, foram salvas porque eram confeccionadas fora da Cidade do Samba.

Escola, com o maior número de campeonatos (21 títulos), a Portela é considerada uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro. Segundo o carnavalesco Roberto Szaniecki, a agremiação vai exaltar a "bravura e o destemor dos navegantes", essenciais para a criação das rotas marítimas e do intercâmbio cultural. A relação das civilizações egípcia, chinesa e grega com as embarcações será retratada.

Portela é considerada uma das escolas mais tradicionais do Rio (Foto: Rodrigo Vianna / G1) (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

Além de falar sobre os mitos sobre monstros e criaturas das profundezas do mar, a Portela pretende, ainda, homenagear os 100 anos do Porto do Rio. Ele será exaltado como a porta de entrada do país e impulsionador do desenvolvimento da "Cidade Maravilhosa".

A Águia da PORTELA, o maior símbolo do carnaval, é mencionado na letra do samba, que será levado na avenida pelo puxador Gilsinho. De acordo com Szaniecki,  a Portela vai falar dos grandes navegadores, que enfrentaram medos e tempestades.

A Ala dos Chineses será um dos destaques do desfile de 2011!  Os componentes representarão os comerciantes chineses que enfrentaram o mar para vender os seus produtos. O comércio atlântico e a chamada Rota dos Grandes Navegadores também serão lembrados no enredo.

Portela pretende fazer um carnaval inesquecível (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

O filme "1942", é uma das ideias do carnavalesco para inspiração do enredo! Os portelenses garantem que a força e a garra da comunidade não foi abalada pelo ocorrido.

A Portela pretende fazer um carnaval inesquecível. “Nós queremos ganhar força em cima do que aconteceu, fazer a escola se superar e chegar na Avenida e fazer um excelente carnaval. Estamos correndo contra o tempo para para colocar a Portela linda na Avenida”, disse o carnavalesco.

A rainha de bateria Sheron Menezes, que estreará à frente da bateria do mestre Nilo Sérgio, a conhecida Tabajara do Samba, disse que o clima da escola já é de volta por cima. Segundo a atriz, sua fantasia estava no local do incêndio, mas ela nem pensa em não estar na Sapucaí neste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário