sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ciraninho

 
Ciraninho, um dos melhores valores da Jovem Guarda Portelense estará se apresentando no Lapa na Pressão!

DIA 31/07 - DOMINGO a partir das 16 h

CONVIDADOS:

Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Wanderley Monteiro e outros grandes nomes do samba!

Participação especial da Bateria da Portela, venha comemorar o aniversário do Ciraninho, cantor e Compositor da nova geração portelense.

Homem: R$ 15,00
Mulher: R$ 10,00

LAPA NA PRESSÃO
Rua Mem de Sá nº 59 - Lapa
Reservas: 7740-2070 / 2507-0580 / 7856-2650

PORTELA na Bahia

Visando o desfile da Majestade do Samba em 2012, o presidente da Portela, Nilo Figueiredo, pediu audiência com o governador da Bahia, Jacques Wagner.

Quer, juntamente com o carnavalesco Paulo Menezes, apresentar o enredo para 2012, que tratará das festas populares baianas.  A dupla anseia pela adesão de artistas daquele estado.

Com certeza, os baianos serão presenças confirmadas no carnaval portelense!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Surica




Nilze Carvalho


O que é meu
Nilze Carvalho
Banho de Manjericão


Diogo Nogueira


Diogo Nogueira, compositor portelense da jovem guarda portelense, estará em Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte neste fim de semana!

Acompanhe:

Chapada dos Guimarães – MT
Evento: 27º Festival de inverno de Chapada dos Guimarães – Cuiabá – Mato Grosso
Local: Praça do Festival
Horário do Inicio do Evento: 21horas
Horário do Show: 00h30
Evento Gratuito

Natal – RN, RN
Data: 30 de Julho de 2011
Horário: 21h
Local: Teatro Riachuelo (www.teatroriachuelo.com.br)
Endereço: Shopping Midway Mall
Av. Bernardo Vieira, nº3775
Telefone: (84) 4008-3700

Mais uma vez, nossos valorosos Compositores da PORTELA divulgando o SAMBA pelo Brasil!

Zeca Pagodinho


Zeca Pagodinho, acaba de gravar samba para a novela Fina Estampa da Rede Globo!

Aliás, o compositor portelense está se tornando cativo em novelas globais!

A próxima novela das 21 horas da Globo, “Fina Estampa”, que irá substituir “Insensato Coração”, terá a estreia antecipada para agosto. 

Só ele mesmo!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Zé Keti e Elton Medeiros


Elton Medeiros, da fina nata de compositores portelenses, desde que apareceu no cenário musical brasileiro, não se ausentou por muito tempo dos shows e discos. É muito fácil falar de Elton!

É sambista militante, dono de um senso crítico aguçado para o que considera qualidade em música, coloca o samba na proa do que chama de um movimento de resistência cultural. “O samba é a peça de resistência da música popular brasileira. É o que resiste mesmo e funciona às vezes como um navio quebra gelo. O choro vem atrás, depois de o samba quebrar o gelo”, diz.

 “Tem gente que imagina que para fazer samba é preciso frequentar botequim. Eu até sei bater uma caixinha de fósforo, mas não faço tipo para corresponder à idealização das pessoas”, diz. Alguns dizem que é rabugice. Mas o fato é que ele recusa o estereótipo do sambista arroz de festa.

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, parabeniza ELTON MEDEIROS pelos seus 80 anos!

Zeca Pagodinho


Zeca Pagodinho (Minha Fé)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Monarco


Monarco, líder da Velha Guarda da PORTELA será o grande convidado do Projeto Samba e Outras Coisas, desenvolvido pelo Sistema Firjan através do Sesi-RJ, chega à Baixada Fluminense.

O cantor e compositor portelense terá como repertório músicas como “Quitandeiro”, “Tudo Menos Amor”, “O Lenço”,  “Passado de Glória” e  “Vai Vadiar”.

A apresentação acontece dia 23/07 às 17:00 horas no Teatro do Sesi de Duque de Caxias.

O evento têm entrada franca, classificação livre e estão sujeitos a lotação.

O Sesi Duque de Caxias fica na rua Arthur Neiva,100, bairro 25 de Agosto. Mais informações através do 3672-8341.

PORTELA 2012 - Concurso de Samba-Enredo

Os compositores da Portela poderão se encontrar com o carnavalesco em reuniões semanais para tirar dúvidas sobre a proposta do enredo.  Novidades foram divulgadas para as eliminatórias de samba-enredo.

Além das proibições já ditas aqui no BLOG, tais medidas foram adotadas para que se possa ouvir claramente o canto dos componentes durante a execução dos sambas.

Confira o calendário Portelense:

Dia 24 de agosto – entega dos sambas até as 22:00;
Dia 27 de agosto – apresentação de todos os sambas;
Dia 31 de agosto – início dos cortes de samba:
Dia 07 de outubro – (sexta-feira) – semi-final;
Dia 14 de outubro – final

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Carlos Elias

















CARLOS ELIAS RECEBE HOMENAGEM NA CAIXA CULTURAL (14/07)

Vários artistas da cidade interpretam os grandes sucessos do sambista na gravação do DVD “Estou de Bem Com a Vida”!

Carlos Elias, compositor portelense está radicado em Brasília desde 1975, promove com excelência o estilo musical na capital. 

No show do último dia 14/07, artistas interpretaram canções do compositor com a presença do próprio sambista na plateia. O espetáculo teve patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal e apoio da Caixa Econômica Federal.

O prestígio de Carlos Elias não se resume a Brasília. Dos tempos de compositor portelense, ele é autor de canções como “Carnaval”, gravada por Paulinho da Viola; “Canção da Primavera”, registrada por Nara Leão no álbum Manhã de Liberdade; e “Homenagem a Nelson Cavaquinho”, sucesso na voz de Beth Carvalho.

Já consolidado como grande compositor, no Rio de Janeiro, Carlos Elias chegou a Brasília em janeiro de 1975. Ao perceber a sonolência da vida noturna da capital, Elias inaugurou a Camisa Listrada, casa de samba que ficava no Setor Comercial Sul. Três anos depois, fundou o Clube do Samba, no Teatro Galpão.

Carlos Elias promoveu a Feira de Música de Brasília, ideia que trouxe do Rio de Janeiro, de um projeto semelhante. Já como compositor da cidade, tem músicas gravadas pelos conjuntos O Fino do Samba, Samba-Choro, Firme e Forte e Toque de Salto.

Taí um pouco deste que já passou pela Majestade do Samba!

PORTELA - Enredo 2012


O carnavalesco portelense Paulo Menezes revela um pouco do que a Majestade do Samba levará para a avenida:

Aceitação

"Os portelenses gostaram do enredo escolhido. Tive boa receptividade e senti que pessoas se emocionaram. Vou fazer um link entre a Bahia e a cantora Clara Nunes. Ela vai ser meu fio condutor para contar o enredo. Clara era a personificação do sincretismo da Bahia".

Desenvolvimento

"Existirá uma passagem nas festas religiosas. Como tudo na Bahia é sincretismo e tem caráter religioso, isto se dará de uma forma natural, mas não é o meu foco principal".

Fantasias

"As fantasias serão detalhadas e leves, como os portelenses estão esperando".

Desfile (posição)

"Se eu disser que não gostei de ser a segunda escola a entrar na avenida estarei mentindo. A Portela não pode ter medo de ser a segunda a desfilar".

PORTELA - Barracão 2012


Como já bem divulgado no BLOG AQUILA (Dá cá o meu), a Majestade do Samba até agora espera da LIESA a reconstrução de seu barracão na Cidade do Samba!

Segundo Jorge Castanheira, continua sem previsão de reconstrução!  Reuniões estão sendo realizadas com o consórcio responsável pela obra e com a seguradora, a fim de agilizar o processo.

A PORTELA seguirá na tenda improvisada!  Conforme esclarecido, após as obras, a agremiação retornará ao espaço antigo.
 
Escute o pronunciamento da LIESA:  http://www.tupi.am/popOuvir.aspx?idAudio=14624

São seis meses do acontecido!  Só pra lembrar!

Noca


Noca, compositor portelense, não participará do tão esperado Concurso de Samba-Enredo na sua Escola de coração, mas deixou vários recados à Nação Portelense:

"Eu conversei com o Monarco, ele aprovou e disse que ninguém pode me censurar. Tenho certeza que todos os portelenses entendem que é uma homenagem, esta minha composição. O samba é alegria, é diversão e fraternidade. Não existe lugar para guerra".

"Estou disputando samba na Mangueira pelo enredo que a escola escolheu. Se qualquer outra agremiação tivesse escolhido este tema, estaria lá da mesma forma"

"A Portela escolheu um enredo muito bonito. Me deu até saudade de compor para a escola"

"Vou desfilar na minha Portela, e na Mangueira também. A disputa é só na avenida, aqui fora somos todos amigos"

Noca, você não precisa justificar a sua posição!  Você sempre nos honrou com suas letras maravilhosas, é PORTELENSE fanático e o mais vitorioso compositor de sambas da Escola!  Com certeza, em 2013, a PORTELA terá novamente o seu samba para o deleite de toda a Nação Portelense!  Desde já, BOA SORTE!

PORTELA - Concurso 2012


A PORTELA, devido as obras em sua quadra, fará seu Concurso de Samba-Enrede 2012, na Caprichosos de Pilares!

Nova casa, novas regras

Também durante a apresentação, foram citadas algumas mudanças nas eliminatórias. A primeira será que a ala dos compositores será aberta pela primeira vez na agremiação. Este ano, a Portela fará um teste nesse sentido, porém a parceria inscrita deverá conter ao menos uma pessoa ligada à agremiação.
.
Outra inovação é a não utilização de bandeirinhas e fogos de artifícios durante as apresentações dos sambas. Apenas na semifinal e final serão liberadas as bexigas.

Marquinhos de Osvaldo Cruz, que ajudou no enredo da agremiação, contou sobre a ideia do enredo e sobre as novas normas sobre a disputa de samba:

- Estava o tempo inteiro conversando com o Paulo. Fui lá e estou há quatro meses nessa história. Mesmo quando estavam falando do Sul, eu continuava batendo nessa tecla. E quando comecei eles ficaram encantados e mesmo tendo outro enredo, esse tinha muito mais a cara da Portela é o que o portelense quer no momento. Aí depois com o Paulo começamos a viajar na história do enredo. O carnavalesco é ele, quem vai fazer e desenhar é ele. A idealização, sim, foi minha e dele. Eu falei no ano passado que não escreveria mais samba do jeito que era, porque assim, o coitado do compositor bota o dinheiro e quando ele não tem grana, ele fica a mercê. Eu conheço vários compositores que tem muita capacidade, sendo que sem dinheiro não vai aparecer. E mesmo os grandes compositores precisam colocar um “dinheirão”. Assim, por mim eu acelerava mais isso. Mais o Júnior e o Alex, estão fazendo mais pausadamente. Eu sou muito ansioso. Mas acredito que essa nova forma vai chegar até as outras escolas. Não estou dizendo para voltar, onde as mulheres escolhiam os sambas, mas algo parecido. Estando pessoas que desfilassem juntamente com diretores de harmonia e carnavalesco, e escolhessem o samba. Mas o caminho que eles estão fazendo já é um começo – disse o compositor.

Os sambas serão divididos em duas chaves: Azul e Branca. As eliminatórias vão acontecer às quartas-feiras na quadra da Caprichosos. Uma semana cada chave se apresentará, até chegarem ao afunilamento e consequentemente à junção de ambas.

A final está marcada para o dia 14 de outubro.

Sinopse - Detalhes


Assim como divulgado em nosso BLOG, Clara Nunes será lembrada dentro do enredo portelense que será levado para a avenida em 2012!

- Sobre a viagem, eu já busquei tudo que podia. Agora são só acertos de desfile que vamos começar a trabalhar daqui para frente. Quanto ao enredo é sobre as festas da Bahia. Vamos usar a Clara Nunes, que sempre personificou a figura da baiana, da pessoa religiosa, que é tudo aquilo que Bahia representa. Então, a Clara, por ser um desejo da escola, por ser portelense e estar fazendo 70 anos, ela será um fio condutor do enredo - explicou o carnavalesco portelense.

Ressaltou ainda:

- Falar de Clara Nunes em uma escola que todo mundo deseja é um facilitador muito grande para quem trabalha. Assim, já chega com aceitação do portelense e popular. E, fora isso, eu sou fã da cantora, da artista e da mulher que ela foi. Então, eu queria fazer essa brincadeira com a Clara e acabei conseguindo. A Serra Gaúcha não foi, a Bahia entrou e conseguimos fazer o que queríamos – finalizou.


terça-feira, 19 de julho de 2011

PORTELA 2012 - Sinopse



GRES PORTELA
Carnaval 2012

Presidente: Nilo Mendes Figueiredo
Coordenadores de Carnaval: Alex Fab e Junior Escafura
Carnavalesco: Paulo Menezes
Diretor de Harmonia: Marcelo Jacob             

“. . .E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual...”

Pequena Prece ao Senhor do Bonfim

Salve, meu Pai Oxalá, Meu Senhor do Bonfim!
Senhor do branco, pai da luz.
Força divina do amor...
Epa Babá!

Meu pai, “... sou filha de Angola, de Ketu e Nagô
Não sou de brincadeira
Canto pelos sete cantos
Não temo quebrantos
Porque eu sou guerreira
Dentro do samba eu nasci,
Me criei, me converti
E ninguém vai tombar a minha bandeira.”

E venho a ti pedir sua benção e proteção, e pedir, também, licença aos meus padroeiros, para conduzir a minha águia altaneira, o meu altar do samba, até a sua presença.

Sabe, meu senhor, sempre fomos muito festeiros, muito devotos, e gostaria muito que o meu povo conhecesse o seu povo e a sua maneira de festejar, de reverenciar a sua crença, a sua fé.

Por muitas vezes cantei a Bahia, agora chegou a hora de mostrá-la.

“... essa Bahia gostosa
Cheia de encanto e feitiço
Que deixa a gente dengosa
E a gente nem dá por isso”

Bahia que tem o dom de encantar.
Terra em que o branco e o negro, o sagrado e o profano, o afro e o barroco se misturam e se tornam uma coisa só. No mar da Bahia, tudo e todos se misturam.
Bahia de vários corações...  sagrados corações.
Terra de cores, cheiros e temperos.
Terra de festas e de fé, de santos e orixás.
Terra de samba.
Terra de amor e devoção.
A Bahia é festa o ano todo e o povo vai pra rua manifestar a sua fé.

“... E esse canto bonito que vem da alvorada.”

Alvoradas, missas, procissões, afinal “quem tem fé vai a pé”.
Novenas, flores, fitas, águas e perfumes.
Cortejos, fiéis e cânticos.
Velas, orações e adoração.
Gente que dança!
Tambores e atabaques, samba de roda, batucadas.
Comidas, pois festa sem comida não é na Bahia.
Gente que canta!
Canta pro santo, canta pro orixá. Canta para os dois ao mesmo tempo. É o sincretismo se fazendo presente.
Louva a alegria, a liberdade, a esperança.
Gente que pula!
Pula como pipoca, como cordeiro, em blocos e trios. Transforma as ruas em um mar branco, de paz.
Mar branco, mar vermelho, mar azul. Bahia é feita de mar, é feita de água.
Gente que louva!
Beatos, filhos-de-santo, padres, mães-de-santo, fiéis e iaôs, todos juntos num mesmo ideal. Deuses e mortais, passado e presente.
Altares e terreiros, tudo é mistério. As divindades tão próximas e tão íntimas. O milagre da cumplicidade com o sagrado.
A luz dos orixás refletida nos olhares.

“... Tem um mistério que bate no coração
Força de uma canção que tem o dom de encantar.”

É dia de festa na Bahia. Não importa como começou. Não importa se um dia tudo vai terminar, pois o riso e o gesto já estão gravados na eternidade, no céu e no mar.
Bem aventurados todos aqueles que puderem ver a Bahia em festa.

E neste momento, meu Senhor, vejo que tudo aquilo que move o baiano: a fé, a alegria, a esperança, a crença e a devoção, move também o meu povo, o portelense.

Um povo que nunca desiste, vive a sorrir e a festejar.

E que essa Bahia que é de Todos os Santos, seja a partir de então dos santos da Portela também, que eles passem a fazer parte do seu panteão, estendendo sobre eles o seu divino manto e nos conduza a um desfile triunfal sobre o altar do carnaval.

Bem aventurados aqueles que puderem ver a Portela em festa.
Afinal,
Sou Clara,
Sou Portela,
Sou Guerreiros,
Sou Amor!

Salve o manto azul e branco.
Amém!

Paulo Menezes
Enredo: Paulo Menezes e Marquinhos de Oswaldo Cruz

Portela - Passistas


Passistas Portelenses e Mangueirenses criaram o Grupo Jaqueira em maio deste ano com o objetivo de resgatar sambas de raiz, jongo, partido alto, além de valorizar a velha guarda do samba e os compositores das agremiações.

Composto por passistas que também são músicos, o repertório conta com sucessos de Paulo da PORTELA, Candeia, Cartola, Monarco, Donga, Noel Rosa, Zé Ketti, Manacéia, João Nogueira e Zeca Pagodinho, além de outros bambas do verdadeiro SAMBA.

Os coordenadores da Portela, Valci Pelé e Nilce Fran, são os idealizadores do projeto. O maestro Jorge Cardoso é o produtor musical do grupo, formado por Paulo, Guilherme, Monalisa, Juliana, Nilson e Carlos.

Parabéns pela iniciativa!  O importante é sempre relembrar estas verdadeiras pérolas do SAMBA!

Zeca Pagodinho (Show Vida da minha vida)


Show da Tour “Vida da Minha Vida”
Dia;  23/07/2011

Horário: 22h
Local: Clube Português do Recife
Endereço: Avenida Rosa e Silva, 172 – Graças / Recife – PE
Contato: (81) 3231-5400

Paulinho da Viola


Paulinho da Viola, será uma das atrações do I Festival de Choro e Samba, patrocinidao pela prefeitura de Paraty, através da secretaria de Cultura, no período de 12 a 14 de agosto, a partir das 18h, no Largo Santa Rita, Centro Histórico.

O grande homenageado da primeira edição do festival é o saxofonista, clarinetista, compositor e arranjador Paulo Moura.

Veja o dia da apresentação do nobre compositor portelense:

14/08 (domingo)
Show Velha Guarda (artista local)
Henrique Cazes
PAULINHO DA VIOLA

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Surica


Surica, conhecida pastora da Velha Guarda da PORTELA, estará no próximo domingo (24), a partir das 18h, se apresentando no Samba Suburbano!

Para tanto, estará relembrando um repertório de compositores renomados como: João Nogueira, Paulo César Pinheiro, Mauro Duarte, Manacéia, Paulinho da Viola entre outras feras do mundo do samba.

Vale a pena comparecer!

Os Ingressos já estão à venda pelo preço único de R$ 10.

Informações: (21) 7716-2142/ 82*110465- Rose Maciel

Serviço:
Samba Suburbano- Show Tia Surica da Portela.
Local: Praça da Guilherme da Silveira- Rua Sul América S/N – Padre Miguel
Classificação: 16 Anos