quarta-feira, 20 de julho de 2011

PORTELA - Concurso 2012


A PORTELA, devido as obras em sua quadra, fará seu Concurso de Samba-Enrede 2012, na Caprichosos de Pilares!

Nova casa, novas regras

Também durante a apresentação, foram citadas algumas mudanças nas eliminatórias. A primeira será que a ala dos compositores será aberta pela primeira vez na agremiação. Este ano, a Portela fará um teste nesse sentido, porém a parceria inscrita deverá conter ao menos uma pessoa ligada à agremiação.
.
Outra inovação é a não utilização de bandeirinhas e fogos de artifícios durante as apresentações dos sambas. Apenas na semifinal e final serão liberadas as bexigas.

Marquinhos de Osvaldo Cruz, que ajudou no enredo da agremiação, contou sobre a ideia do enredo e sobre as novas normas sobre a disputa de samba:

- Estava o tempo inteiro conversando com o Paulo. Fui lá e estou há quatro meses nessa história. Mesmo quando estavam falando do Sul, eu continuava batendo nessa tecla. E quando comecei eles ficaram encantados e mesmo tendo outro enredo, esse tinha muito mais a cara da Portela é o que o portelense quer no momento. Aí depois com o Paulo começamos a viajar na história do enredo. O carnavalesco é ele, quem vai fazer e desenhar é ele. A idealização, sim, foi minha e dele. Eu falei no ano passado que não escreveria mais samba do jeito que era, porque assim, o coitado do compositor bota o dinheiro e quando ele não tem grana, ele fica a mercê. Eu conheço vários compositores que tem muita capacidade, sendo que sem dinheiro não vai aparecer. E mesmo os grandes compositores precisam colocar um “dinheirão”. Assim, por mim eu acelerava mais isso. Mais o Júnior e o Alex, estão fazendo mais pausadamente. Eu sou muito ansioso. Mas acredito que essa nova forma vai chegar até as outras escolas. Não estou dizendo para voltar, onde as mulheres escolhiam os sambas, mas algo parecido. Estando pessoas que desfilassem juntamente com diretores de harmonia e carnavalesco, e escolhessem o samba. Mas o caminho que eles estão fazendo já é um começo – disse o compositor.

Os sambas serão divididos em duas chaves: Azul e Branca. As eliminatórias vão acontecer às quartas-feiras na quadra da Caprichosos. Uma semana cada chave se apresentará, até chegarem ao afunilamento e consequentemente à junção de ambas.

A final está marcada para o dia 14 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário