segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Candeia (Histórico)



Nasceu Antonio Candeia Filho ou Candeia, como é conhecido, em 17 de agosto de 1935, era filho de sambista, de pai tipógrafo e flautista!

Para muitos pesquisadores, foi o criador da Comissões de Frente das Escolas de Samba!  

Passava os domingos cantando com os amigos em Oswaldo Cruz. Assim, nascido em casa de bamba, o garoto já freqüentava as rodas de samba.

Compôs em 1953, aos 17 anos, juntamente com Altair Prego, foi o autor seu primeiro enredo, Seis Datas Magnas, quando a PORTELA  obteve nota máxima em todos os quesitos (total 400 pontos). É até hoje um dos grandes nomes no Panteão da Portela e também do Mundo do Samba.

No início dos anos 60, dirigiu o conjunto Mensageiros do Samba, com Arlindo, Jorge do Violão, Picolino, Casquinha e Casemiro.

Em seus sambas, podemos assistir seu doloroso e sereno diálogo, aonde podemos citar: Pintura sem Arte, Peso dos Anos, Anjo Moreno e Eterna Paz são só alguns exemplos.

Fiel à sua vocação de sambista, cantou sua luta em músicas como Dia de Graça e Minha Gente do Morro. Coerente com seus ideais, em dezembro de 1975 fundou a Escola de Samba Quilombo, que deveria carregar a bandeira do samba autêntico.

O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: "Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo".

Ainda em 1975, Candeia compunha seu Testamento de Partideiro, onde dizia: "Quem rezar por mim que o faça sambando". Era também lançado o LP "Claridade", da cantora Clara Nunes, que se tornou recorde de vendagem, e cujo maior sucesso era a trilha de "O Mar Serenou", de Candeia.

Em 1978, gravou Axé um dos mais importantes discos da história do Samba, porém não chegou a ver o disco pronto. Ainda viu publicado seu livro escrito juntamente com Isnard: Escola de Samba, Árvore que Esqueceu a Raiz.

Candeia nos deixou em 16 de novembro de 1978, partiu deixando um verdadeiro legado de persistir até o fim na luta pela sua paixão, o SAMBA!  SALVE CANDEIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário