sábado, 15 de janeiro de 2011

PORTELA 2011


A PORTELA está se apoiando na tecnologia para planejar o seu carnaval em 2011!

A teconologia 3D auxilia a agremiação mais tradicional do Carnaval do Rio a preparar o desfile. O carnavalesco Roberto Szanieck busca na tecnologia tentar fazer a escola reencontrar a vitória.

Para isto, desenha fantasias e adereços em um computador que funciona como uma prancheta, que permite projetar em três dimensões na própria tela, utilizando uma caneta especial.  Em média, cada roupa chega a ter 140 mil elementos.

Szanieck admite ter o dobro do trabalho na elaboração das peças, se comparado com os demais carnavalescos. Segundo ele, a precisão com que as roupas são finalizadas acaba compensando. A Portela é uma das poucas agremiações que não conta com equipes de figurinistas e estilistas. Todas as fantasias levam a assinatura do próprio carnavalesco, que começou a testar o recurso ainda em 2005.

Os carros alegóricos também são elaborados com a mesma tecnologia por um assistente. Até mesmo a bitola de cada ferro a ser utilizado na alegoria vem detalhada no projeto para os ferreiros.

Os trabalhos com ferragem e madeira ainda estão sendo concluídos em praticamente todas as alegorias, e Szaniecki ainda precisa desenhar algumas fantasias.

Sobre a Águia, mais tradicional símbolo portelense, o carnavalesco optou pelo mistério e pouco adiantou: “Só digo que representará uma constelação de Áquila”.

O 6º carro alegórico da Portela promete divertir os espectadores na Sapucaí. Na parte frontal do piso, haverá um enorme mapa com as Américas, Europa, África e Oceano Atlântico. Dez integrantes da escola virão com fantasias em formato de caravelas. Cada dois vão representar os seguintes países: França, Inglaterra, Portugal, Espanha e Holanda, e navegarão pelo mapa.

Além disso, piratas atacarão as caravelas, justo no trecho onde historicamente o fato acontecia, na travessia entre a Europa ou África e as Américas. “Ensaiamos a alegoria aqui no barracão e nos divertimos demais. Será bastante inusitado no nosso desfile”, garante Roberto Szaniecki. Toda a movimentação de ataques dos piratas acontecerá diante dos olhos dos destaques da alegoria, que representarão reis das 5 nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário