segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Jorge do Batuke


Jorge do Batuke, mais um Compositor da Jovem Guarda da PORTELA foi o vencedor do Concurso de Samba de Terreiro, realizado pela Ala de Compositores da PORTELA!

O evento contou com mais de 40 sambas inscritos, e Jorge do Batuke com o samba "Saudades da velha Oswaldo Cruz", sagrou-se o vencedor!   Na Feijoada de Fevereiro a PORTELA entregará o troféu para o campeão!
 
Nascido em Pilares em 15/08/1979, Jorge Eduardo Porto, o Jorge do Batuke, foi morar em Madureira em 1987. Mas já em 1983 era levado pelo seu avô nos antigos festivais de refrigerante. A partir de 1987 começou a viver na quadra da Portela, de onde fez da quadra o quintal da sua casa. Ia para o samba escondido do pai e ensaiava na ala das crianças mas não desfilava. O menino abusado tentou aprender a tocar na bateria Portela, mas era barrado pelos diretores. O menino ficava satisfeito quando deixavam ajudar a guardar os instrumentos, aos 15 anos começou na bateria, mas só foi desfilar pela primeira vez aos 17 anos. Em 2007, participou pela primeira vez do concurso de samba-enredo, mas ainda não era da Ala dos Compositores e continuou desfilando como ritmista.  Finalmente, em 2008, foi aceito na ala.

De 2007 para 2008 produziu o CD "SOU LOUCO POR TI AMÉRICA", onde participaram deste projeto Monarco, Mauro Diniz, Dorina, Camunguelo, Pecê Ribeiro e Anderson Paz, todos portelenses. sendo que Mauro Diniz, Dorina e Anderson Paz gravaram músicas de sua autoria.

Veja a letra do samba vencedor:
 
SAUDADES DA VELHA OSWALDO CRUZ

Autor: Jorge do Batuke

MEU RESPEITO A VOCÊS....
QUE FECUNDARAM ESTE CHÃO
SALVE PAULO DA PORTELA
QUE ACENDEU A CHAMA DA PAIXÃO
NASCEU ELA, A MAJESTADE QUE O SAMBA CONSAGROU
PORTELA... PORTELA... 21 VEZES UM GRITO ECOOU

E HOJE CANTO... DERRAMANDO UM PRANTO DE SAUDADE
RECORDANDO, RUFINO, JOÃO DA GENTE,
MANACÉA, CANDEIA, ARGEMIRO E ALVAIADE

PORTELA, DOS GRANDES COMPOSITORES
DAS MIL E UMA NOITES, DAS BATUCADAS
SAUDADES... DA VELHA OSWALDO CRUZ.
ESTA ÁGUIA NOS CONDUZ,
A FELICIDADE...
SOU... MAIS UM FILHO NESTA MULTIDÃO,
A DEFENDER O SEU PAVILHÃO
TÚ ÉS MINHA ALEGRIA...

ESTA SEMENTE,
QUE A VELHA GUARDA PLANTOU
DEU FRUTOS, SE TORNOU
MEU GRANDE AMOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário