terça-feira, 28 de dezembro de 2010

David do Pandeiro


A COMPOSITORES DA PORTELA BLOG homenageia mais um grande Compositor Portelense, DAVID DO PANDEIRO, pelo seu aniversário!

David de Araújo, o David do Pandeiro, um músico tão versátil. Samba, coco, embolada, martelo, samba-de-roda, batuque, samba-sincopado, jongo, catimbó... suas composições podem passear por muitos dos inúmeros ritmos brasileiros.

Começou sua vida musical cantando em programa de calouros na Rádio Mayrink Veiga. Trabalhou como ritmista profissional em gravadoras e participando em conjuntos de “samba-show”. Entre 1948 e 1950 participou do conjunto do Herivelto Martins. Mas o que de fato o projetou foram as escolas de samba, onde atuou como pandeirista-malabarista e compositor.

Sua vida nas escolas de samba começou na Paz e Amor, de Bento Ribeiro, como Pandeirista-show e, depois como compositor. Quando a Paz e Amor acabou, foi para a Acadêmicos de Bento Ribeiro, onde formou dupla com Dimas do Pandeiro (seu aluno). Por volta de 1954, a dupla mudou-se para a União de Jacarepaguá, e para a Mangueira, aproximadamente em 1957 onde formaram trio com Humberto. Em 1961, foi para o Império Serrano, como pandeirista-show e como compositor. 


Na Império Serrano disputou e ganhou o samba-enredo dois anos seguidos: Rio dos Vice-Reis, em 1961, com Aidno Sá e Mano Décio da Viola. Em 1962, com Aidno Sá e Guaraciaba, Rio de ontem e de hoje. Permaneceu no Império até 1963, quando saiu e foi para a Portela, a convite de Natal.

Na Portela, junto Candeia, Casquinha, Picolino, Casemiro, Arlindo e Jorge do Violão, criou o conjunto Mensageiros do Samba, que gravou um LP em 1966, pela Polygram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário