domingo, 17 de janeiro de 2016

PORTELA 2016 (Paulo Barros)

Clique para aumentar

PORTELA 2016
Paulo barros



O carnavalesco Paulo Barros e a moderna, mas sempre tradicional PORTELA!

Como será o desfile da Portela sobre viagens da humanidade?

Paulo Barros:

-  A Portela propõe uma viagem pela história da humanidade através dos olhos da águia, nosso maior símbolo. Começamos falando das duas viagens mais antigas da humanidade, a Odisseia de Homero e a travessia do Mar Vermelho. Passamos pelas Grandes Navegações, pelas viagens do mundo da imaginação. Temos também as viagens extremas, aquelas que o homem sente na pele, como dentro de uma floresta. Depois, vemos os arqueólogos tentando entender nossas origens. No final, a águia nos apresenta uma chance de escolhermos o voo da nossa vida. Vamos apresentar mil possibilidades para que cada um faça a viagem de sua vida.

Em estética, vai ser um desfile diferente do que a Portela está acostumada a fazer?

Paulo Barros:

- O público pode esperar uma Portela moderna, uma Portela pronta para brigar no carnaval, para ser a campeã. Essa história de que a Portela é uma escola tradicional vem de fora para dentro. Enfiaram essa história de tradição na cabeça da Portela. Eu chego aqui e encontro uma velha guarda que chamo de jovem guarda. Eles querem ver a Portela campeã.

Nas redes, comentam que ela foi a escola que mais ousou nos últimos dois anos, por causa da águia redentora do ano passado e o gigante de 2014...

Paulo Barros:

-  Eu discordo. Abaixar e subir? Já passaram várias coisas ali que abaixavam e subiam. Não estou desmerecendo a Portela do ano passado. A águia redentora foi uma coisa linda, deslumbrante, mas a história de abaixar e levantar é uma balela. Inovação não é abaixar e levantar. Infelizmente, as pessoas confundem esses conceitos. Vou ter coisas no meu desfile que abaixam e levantam e, para mim, isso não é inovação nenhuma.

Você vem dizendo que a águia este ano vai voar. Pode adiantar mais um pouco?

Paulo Barros:

- A águia já voa há muitos anos. Ela vem no comportamento de voo. Agora, como ela virá esse ano, vamos ter que esperar mais um pouco.

Como tem encarado a crise financeira que prejudica o carnaval das escolas de samba?

Paulo Barros:

-  Hoje, o desfile é pautado não só na criatividade, mas também pelo bom material que você usa, uma pluma, um bom acabamento. Vou usar material alternativo quando for bem-vindo dentro do enredo. Este ano, estou usando material super tradicional de carnaval. A crise está atrapalhando a gente, sem dúvida. Eu programei fechar meu carnaval 20 dias antes do desfile, e não consegui, por causa da crise. Não sei o que aconteceu porque eu não controlo o dinheiro, mas eu sei que estou atrasado.

O carro do Guliver, o gigante, já está sendo muito comentado nas redes. O que ele representa no enredo?

Paulo Barros:

-  Infelizmente, temos que ensaiar os carros, e a gente bota eles para fora, mas as pessoas se aproveitam disso. Esse carro representa a viagem de Guliver, da viagem da imaginação, da literatura. Além disso, só na Avenida.


Obs:  Realmente, Paulo Barros está fazendo diferença na PORTELA!  É a Majestade do Samba voltando com força para o prazer dos Portelenses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário