segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vinícius



CPB: Nome e idade. 
 
Vinicius Ferreira Silva, 27 anos.
 
CPB: Fale um pouco sobre você! 
 
Vinícius: Sou nascido e criado no subúrbio carioca, em Guadalupe e Marechal, amante do carnaval carioca e do samba e suas vertentes.
 
CPB: Como você chegou à ala de compositores mais importante do mundo do samba? 
 
Vinícius: Sempre fui músico e compositor, e mostrava a minha vontade de compor para escolas de samba a quem quisesse, mas na verdade acredito que havia certo tipo de preconceito pela minha pouca idade e nenhuma experiência em disputas de samba. até que um amigo em comum da minha família e da família do Neyzinho do Cavaco, Valdir, fez questão de me apresentar a parceria do Neyzynho, e daí rolou um respeito e uma cumplicidade entre nós a ponto de levar meu primeiro samba à final na disputa para o ano de 2010.
 
CPB: Desde quando você compõe? 
 
Vinícius: Estudei música com o apoio do meu pai, e desde que comecei a tocar na noite, ainda muito novo (13 anos) tive o incentivo total dos meus pais e família, e principalmente de um tio, que também vem a ser meu padrinho, devaldo ferreira (defé) e sempre foi envolvido com o samba, me presenteou com um cavaquinho, e foi meu primeiro parceiro musical.
 
CPB: O que você falaria para um compositor que está chegando agora à PORTELA?
 
Vinícius: Fui muito bem recebido na ala, principalmente pelos mais experientes. quando cheguei fiquei um pouco intimidado, pois sem dúvida a ala de compositores da portela é um celeiro de personalidades, compositores que ouvi a vida inteira e sempre admirei, mas percebi depois que o respeito faz parte da sabedoria que todos eles carregam, e hoje sou uma gota procurando espaço nesse mar de poetas. portanto, o que digo é: seja bem vindo!
 
CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s) dentro do mundo do samba? 
 
Vinícius: No certo, teria que responder todos. sou fã de quem faz bem ao samba, e faz samba bom, no entanto acredito que aqueles que crescemos ouvindo tem lugar cativo em nosso coração... Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Noca da PORTELA, Paulinho da Viola, Silas de Oliveira, Luiz Carlos da Vila, Beto sem braço, Candeia, e Paulo da PORTELA por todo bem que ele fez ao samba.
 
CPB: Conte-nos um pouco de sua experiência no samba! 
 
Como já comentei comecei no samba enredo a pouco tempo(2009 para 2010), porém tem sido constante a minha presença nas disputas da portela, final em 2010, semi-final em 2011 e final novamente na última disputa inclusive em outras escolas. sentindo também o gosto de algumas finas, como foi na Inocentes de Belford Roxo, Renascer de Jacarépagua e um campeonato na Vila Santa Teresa, acesso b.
 
CPB: O que é ser PORTELA?
 
Vinícius: Ser portela é admirar, respeitar, se comover, sentir, ter esperança, entender, amar, chorar e sorrir.
 
CPB: Você tem algum sonho como compositor? qual? 
 
Vinícius: Ser campeão na PORTELA principalmente, também em outras agremiações, ganhar um estandarte de ouro e ter outras composições gravadas por artistas do mundo do samba e mpb em geral. no fim, acho que o que todo compositor quer é ser reconhecido.
 
Obs: Vinícius também integra o Grupo Jaqueira.
 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG agradece sua participação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário