sábado, 29 de junho de 2013

Claudionor - Discipulos (Passistas)


 
A PORTELA completou em 2013, 90 anos de serviços prestados ao SAMBA Brasileiro!
 
A Escola de Oswaldo Cruz, sempre foi um gigantesco celeiro de grandes passistas. Vistos as décadas de 50/60/70.
 
Nossos passistas, conforme registros de época e alguns aqui no BLOG mostrados, eram esperados pelo grande público presente,para aplaudi-los.  Estes sambistas eram de grande importância, no desfile da PORTELA.  O que seria dos cortejos sem as suas evoluções? 
 
 
 
A arte de mostrar o verdadeiro samba, aonde acada um tinha o seu desenho próprio, tanto no corpo quanto nos pés, ao riscar o chão de poesias ao som do canto e ritmo da Tabajara do Samba.
 
O público, extasiado pelo espetáculo, só poderia ter uma reação, senão aplaudi-los!
 
Segue relação de nomes de alguns desses grandes artistas do passado:
 
Claudionor, Tijolo, Gerônimo, Bibil, Texta, Aroldo. Bambolê, Valério, Gilsinho, Miltom Cebola, Jorginho etc
 
E elas, Nega Pelé, Maria lata Dágua, Marlene, Iva, Ilma, Cacilda, Irene, Gloria, Saracura, Sagramor, Nilzete, Dalva, Nivea. etc.
 
Hoje, apesar das transformações que houve no desfile,que teve como consequência o aumento da velocidade do samba, os grandiosos passistas da Portela tem sua grande importância, no desfile, da azul e branco de Oswaldo Cruz.  Esses jovens da maravilhosa ala de passistas, são coordenados pelos passistas Nilce Fran e Valci Pelé, ganhadores do estandarte de ouro no carnaval de 2012.
 
Nilce Fran e Valci Pelé,com a vasta experiência que possuem,adquirido pelo longo tempo em que desfilam, garimpam estes grandes artistas. Treinam todos, para que estejam aptos a serem aplaudidos pelo grande público .
 
 
Damasceno
 
Quando ali mostram, que através dos pés e movimentos do corpo, esses jovens e talentosos passistas, parecem que estão flutuando nas ondas da melodia, em sintonia com a harmonia do samba, como fazia o grande passista e mestre CLAUDIONOR da Portela!               

Nenhum comentário:

Postar um comentário