domingo, 28 de outubro de 2012

PORTELA 2013

 
 
A Majestade do Samba promete emocionar a Passarela em 2013!
 
A PORTELA, em seu cortejo irá transformar a Sapucaí, num momento de muitas recordações e  emoção! 
 
Em Oswaldo Cruz, terra da Escola, a expectativa é grande: “O desfile da Azul e Branca será uma festa!”, comentam os torcedores portelenses.
 
Além de homenagear Madureira, bairro que acolheu a Escola, nos seus 400 anos, estaremos comemorando os 90 da Portela, os 70 de Paulinho da Viola, que está sendo lembrado aqui no BLOG com um especial, além dos 42 anos da Velha Guarda da PORTELA.

Os portelenses, por si só, têm a tradição de serem festeiros e organizadores de eventos como a Tradiconal e Original Feijoada da Família Portelense, cuja herança vem dos tempos de Tia Vicentina, tem o Trem do Samba, que em seus primórdios retrata Paulo da PORTELA, tem a Feira das Yabás, eventro gastronômico de culinária africana, o novo evento a Procissão do Samba, que reforça o samba de raiz, os shows da primorosa Velha Guarda, que visita todo o País, além do exterior, e por final, várias e várias Rodas de Samba, aonde Compositores Portelenses são eternamente homenageados!

Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
 
“Me encanta na escola a emoção, o entusiasmo dos portelenses. Me apeguei à imagem do Paulinho assistindo ao desfile da Portela em 1970 e a plateia cantando a música no esquenta. O enredo começa por aí, com o Paulinho maravilhado e se perguntando de onde vem o amor tão grande que ele sente pela escola. Aí ele vai para Madureira, para entender como tudo começou. E vai de trem, o segundo veio condutor do enredo.  Ele vai para Madureira, mergulha na história, volta 400 anos, chegando à Freguesia do Irajá — terras que deram origem ao bairro”, completa. A partir daí, o enredo passeia pela história do subúrbio, sua formação, vocação comercial e cultural, e, claro, carnavalesca", define o carnavalesco da Escola.

“Madureira é tudo de bom. Me orgulho de ser suburbana e morar ao lado da minha Portela, temos grande enredo. Só falta o campeonato”, vibra Surica.

 “Defender o pavilhão da Portela é um sonho para nós. Vamos buscar o dez para Madureira”, diz Ana Paula, nova primeira porta-bandeira.

 
A Azul e Branca de Oswaldo Cruz, terá em sua primeira parte do desfile a lembrança histórica, o segundo Fé.  O setor retratará na avenida Dona Esther Maria Rodrigues, que em seu quintal passaram sambistas como Paulo da PORTELA e Pixinguinha, por exemplo, além de incontáveis bambas.

 O desfile também retratará a importância de imigrantes judeus, árabes e italianos, que se estabeleceram no bairro.  Outro fato lembrado será o prefeito Pereira Passos, cuja política de reorganização da cidade fez com que muitos habitantes migrassem para o bairro, além da figura dos  camelôs.
 
 
 
O valor cultural do bairro também será mostrado, e um dos exemplos é o Teatro da Vedete Zaquia Jorge, que não existe mais. Relembrará Zé Carioca, que como dizem, foi criado depois da visita de Walt Disney a Escola. Ainda lembrará a criação da Portela e da Império Serrano.

Um dos pontos mais emocionantes e que promete é a homenagem aos COMPOSITORES DA PORTELA, como João Nogueira, Zeca Pagodinho, etc, que voltarão ao bairro juntamente com Paulinho da Viola, no emblemático Trem do Samba, sendo esperados nada mais nada menos do que PAULO DA PORTELA, um dos fundadores da Escola. Momento imperdível!



O comércio sempre foi um dos fatores mais fortes de Madureira, aonde o Mercadão é um dos lugares mais pitorescos do bairro. “Vir a Madureira e não vir ao Mercadão não tem graça. O enredo nos engrandece”, comenta um comerciante.

Depois desta volta ao passado, vale a pena lembrar e cobrar que existe muita coisa a ser feita para uma total revitalização de Madureira, e se tratando de preservação, temos imóveis como a casa de Dona Ester e a casa aonde morou e nos deixou nosso Mestre PAULO DA PORTELA, que podem ser motivo para u tour cultural do bairro.


Pelo exposto, será um desfile de emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário