terça-feira, 26 de junho de 2012

Nilce Fran


Nilce Fran, Passista Portelense e Estandarte de Ouro 2012, coordenará mais um Projeto!

A convite da Império Serrano, Nilce estará a frente do Projeto Império Passistas do Futuro, pioneiro na escola.  Para tanto, convida crianças e adolescentes de comunidades locais e adjacentes, de 6 a 18 anos, para assistir nesta sexta-feira (29/06) à aula inaugural, na quadra da Império.

Com 39 anos de avenida e 30 deles como passista, Nilce Fran trabalha em projetos que ensinam a arte da dança do samba há mais de 11 anos. No currículo, traz os projetos Primeiro Passo, Oficina de Passistas e Espaço da Dança, apoiado pela Faetec. Nilce diz que a duração mínima do curso para preparar passista é de um ano. Porém, ressalta que o resultado depende do desempenho do aluno. As aulas serão ministradas por ela e por Valci Pelé, através do sistema de módulos.

- Ensinaremos não só a sambar, mas a ter postura, elegância, graciosidade, a entrar e sair da avenida e do palco. O curso é completo e não forma apenas passistas, mas profissionais de dança, que podem usar sua habilidade não só na avenida, mas também em outras apresentações – diz Nilce Fran.

Nilce lembra que vem da época em que não existia a ala de passistas nas escolas de samba, mas grupos de passistas espalhados pela avenida. Para ela, a profissionalização do passista, como integrante de um segmento específico, a ala dos passistas, embora não conte ponto na avenida, quando não bem preparado, tira pontos da agremiação no conjunto.

-  O passista era execrado no samba. Hoje, as escolas o encaram como artistas fundamentais para o bom desempenho da escola na avenida. Daí a importância de profissionalizarmos esses artistas da arte do samba, com didática bem direcionada. Não existe pessoa que não consegue sambar, existe gente que ainda não descobriu seu potencial. Isso conseguimos despertar no curso! - define.

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG vem aqui parabenizar esta maravilhosa Passista, orgulho da Majestade do Samba de Oswaldo Cruz!  É o sambista portelense exportação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário