sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Clara Nunes, "A tal mineira"





Enredo: A tal mineira
Compositores Adauto Alves, Anibal, Jurandir, Pelé e Reza

Oh, quanta saudade
Da tal mineira... Doce inspiração
Que felicidade!
Meu Tuiuti vai revivendo a emoção
Um ser de luz
A iluminar meu caminhar
Quem nos conduz
Nesta avenida é o sabiá
A natureza sorrindo
Fazendo a vida florescer
Eternizando a bela voz
Que não da mais pra esquecer
É agua no mar... É maré cheia
Com a proteção de Oxalá, clareia


E lá no infinito seu canto ecoou
Morena mineira, mestiça raiz
Encontro das raças, rufar do tambor
Trazendo axé pra nos fazer feliz


(Mas vem)
Vem de longe a batucada
Entre morros e vielas
Salve a deusa, salve o samba
Encantando a passarela
Seu canto
Traz a paz ao coração
É mais que uma prece, é devoção
E o povo vai fazer seu ritual
E na simplicidade
Acende a chama do meu carnaval


Hoje eu vi uma estrela... No céu
Sorrindo pro morro do meu Tuiuti
É Clara guerreira, num gesto de amor
Iluminando a Sapucaí!!! (Eu vi! Eu vi!)

Zé Keti


Zé Keti, um dos maiores compositores da PORTELA receberá mais uma homenagem!

O Governador Cabral e a CEF assinaram convênio de R$ 63 milhões para a construção de 998 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida, em um terreno da Rua Frei Caneca.

Dos dois prédios que serão construídos, um será em homenagem a Zé Keti. As obras devem começar em fevereiro. 

Mais uma justa e bela homenagem a este grande poeta Portelense!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Darcy Maravilha (Exposamba)

PORTELA - Musa


A PORTELA levará mais uma Musa para a Sapucaí em 2012!

O portelense, além de ter um grande samba para seu desfile em 2012, levará mais uma Musa, além das três que já possui, a vencedora do Concurso Musa do Brasileirão 2011!

Mirian Barreto, que foi a representante do Atlético-MG, é a mais nova integrante do time de beldades da Portela.  A bela de 25 anos, da cidade de Conselheiro Lafaiete, vem para compor o time de destaques de chão da agremiação de Oswaldo Cruz.

Sua apresentação será na tradicional e original Feijoada que acontecerá no próximo dia 7 de Janeiro.

Mais uma bela aquisição para embelezar ainda mais o nosso cortejo!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Zeca Pagodinho

Zeca Pagodinho, compositor portelense, comandará a festa da virada no Pólo da Zona Sul, que este ano ficará concentrado em um único palco, situado na Praia de Boa Viagem, entre o Primeiro Jardim e a Praia do Pina, na altura das quadras de tênis. A expectativa é que 1 milhão de pessoas recebam 2012 na orla.


A festa começa ainda pela manhã com cortejo de agremiações carnavalescas pela Avenida Boa Viagem. A partir das 20h, as bandas Del Rey e Mundo Livre S/A fazem show no palco. Zeca Pagodinho sobe antes da meia-noite e puxa a contagem regressiva.

Show Recife
Réveillon do Recife 2011/2012
Data:  31.12.2011  
Local do Show: Praia de Boa Viagem

Chico Santana em Oswaldo Cruz

sábado, 24 de dezembro de 2011

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PORTELA em Maricá


A PORTELA estará muito bem representada para se apresentar em Maricá!

Virada terá sete palcos e, entre as atrações, Bateria e Velha Guarda da Portela e Marquinhos de Oswaldo Cruz!

Maricá será embalada por expoentes do samba. Serão sete palcos espalhados por diferentes bairros e atrações como a Tabajara do Samba de Oswaldo Cruz, as Velha Guarda da Portela , além de Marquinho de Oswaldo Cruz.

Em todos os palcos, os shows começam às 23 horas, mas antes (a partir das 21h30) DJs já estarão animando o público. A música só para na contagem regressiva para o início do novo ano e durante a queima de fogos.

Confira a programação de Barra de Maricá

Bateria da Portela
Marquinhos de Oswaldo Cruz
Velha Guarda da Portela

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Velha Guarda da PORTELA


A Velha Guarda da Portela estará realizando mais uma apresentação em 2011!

Será a atração especial de fim de ano do projeto Espaço MPB, do Città America, nesta quinta-feira, dia 22, às 18h30. 

No repertório, o Hino da Velha Guarda (Chico Santana), Foi um Rio que Passou em Minha Vida (Paulinho da Viola), A chuva cai (Argemiro e Casquinha), Vivo Isolado do Mundo (Alcides Lopes), Coração em Desalinho (Monarco e Ratinho), Geografia Popular (Marquinhos de Oswaldo Cruz, Arlindo Cruz e Edinho) e Lapa em Três Tempos (Ary do Cavaco), entre outros clássicos do samba. 

O Città America fica na Av. das Américas 700, Barra da Tijuca, a entrada é franca.

Noca na ExpoSamba (SP)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PORTELA 2012


A cantora Daniela Mercury confirmou, nesta quarta-feira, que irá desfilar pela Portela no Carnaval 2012!

"Recebi os representantes da Portela em meu camarim em um show há alguns meses. Eles me explicaram sobre o tema do carnaval, falaram da homenagem especial que fariam à Bahia e me convidaram para sair na escola como destaque. Fiquei muito lisonjeada, mas, em um primeiro momento, achei que não seria possível confirmar a participação porque a escola desfila no domingo de carnaval e no mesmo horário em que estou me apresentando no trio elétrico, em Salvador. Mesmo assim, mantive o canal aberto porque sempre quis participar do carnaval do Rio. Desfilar na Sapucaí sempre foi um sonho", comentou a cantora baiana.

"Recebi o convite para participar do ensaio e fui. Quando cheguei à Praça Paulo da Portela, em Madureira, e senti a vibração, percebi que não tinha como 'escapar'. Além da energia contagiante da bateria e dos passistas, senti como se estivesse no Curuzu, em Salvador. Somos muito parecidos. Fique muito emocionada", disse.

Daniela, alterou o dia do desfile de seu bloco em Salvador para estar na Sapucaí com a Majestade do Samba de Oswaldo Cruz.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Teresa Cristina


Cantora Portelense de alma se apresenta no CCC!

Teresa Cristina, maior revelação dos palcos da Lapa e adjacências, a cantora relembra velhos tempos ao lado do grupo Semente.

O espetáculo coroa um ano agitado. Além da carreira-solo, ela interpretou Roberto Carlos ao lado do grupo roqueiro Os Outros e canções dos tempos de ouro do rádio com a mãe, dona Hilda. 18 anos.

Centro Cultural Carioca (200 lugares). Rua do Teatro, 37, Centro, ☎ 2252-6468, ↕ Carioca. Sexta (23), 21h. R$ 25,00. Cd: R e V. www.centroculturalcarioca.com.br.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Doca

 

Doca, uma das pastoras de nossa Velha Guarda estaria completando mais uma primavera (20/12)!

Jilçária Cruz Costa, conhecida como Tia Doca da Portela, nasceu no Rio de Janeiro no dia 20 de dezembro de 1932!   Nasceu no Morro da Serrinha, em Madureira. A mãe foi a primeira porta-bandeira da Escola de Samba Prazer da Serrinha, origem da Império Serrano, fundada em 1947. Passou os primeiros anos da vida ali, na quadra da escola. Tia Iaiá tomava conta da meninada da vizinhança enquanto os pais trabalhavam. E a ela cabia ensinar o bê-á-bá da batucada.

A menina Doca, ainda morou com a mãe e os cinco irmãos na Favela do Pau Fincado, atual rabicho do cais do porto. 

Apesar de pequena, Doca sabia que teria de dar muito duro se quisesse ter uma vida mais confortável que aquela, na favela. Miudinha, já ajudava a mãe, Albertina, a vender sopa de entulho para os estivadores do Porto, na troca do turno, de madrugada.

Cresceu e ficou conhecida como Tia Doca, pastora da Velha Guarda da Portela. A mulher cuja vida renderia um samba de enredo épico, daqueles de outrora. O primeiro verso poderia ser a frase que encerra cada uma das dezenas de histórias que Doca conta: “É, já passei por tudo nessa vida”. No refrão, o bordão que sintetiza o jeito de verdadeira dona de terreiro da tia: “Comigo, não, o que é que há?”.

Doca foi tecelã e empregada doméstica. Entrou para a Velha Guarda da Portela em 1970 e chegou a gravar com Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Marisa Monte!

Passou o tempo e a notícia do pagode da Tia Doca se espalhou pelo subúrbio. A receita era infalível: uma árvore frondosa, chão de terra, cerveja gelada, comida boa e músicos idem.

Com o pagode e as participações especiais em discos, Doca criou a família. Foi o produtor Rildo Hora quem sugeriu a Beth Carvalho o nome da pastora para compor o coro de um novo disco. Depois os convites vieram de Clara Nunes, Paulinho da Viola, João Nogueira, Elza Soares, Luiz Ayrão e Grupo Fundo de Quintal.

-  Ainda esperei por três meses para ver se o meu marido voltava com uma compra, se a consciência doía, mas nada. O pagode da Tia Doca foi uma forma de sobrevivência para mim. Eu só sabia cantar, sambar e cozinhar, lembrava Doca.

Doca só foi apresentada à Portela em 1953, após o casamento com Altair, filho do compositor Alvarenga, irmão de Jair do Cavaco, da Velha Guarda, e afilhado de Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela. Para nunca mais sair.

Era no quintal de Tia Doca, em Oswaldo Cruz, que a fina flor do samba de Madureira esquentava os tamborins e viu brotar sucessores.  A Velha Guarda passou a se reunir no quintal de terra batida de Doca e do marido Altair. Durante cinco anos, até 1980, a turma da Velha Guarda ensaiou debaixo da mangueira do casal. Lá nasciam os mais belos sambas, versos temperados pelas iguarias que a dona da casa trazia fumegando do fogão à lenha.

Em 2008 participou do documentário "O Mistério do Samba", produzido por Marisa Monte.

Nossa eterna saudade aquela verdadeira sambista portelense!

PORTELA 2012


Para o desfile de 2012, a Majestade do Samba de Oswaldo Cruz desvenda mais um preparativo!

A Escola precisa de 80 negros para uma ala que virá antes do abre-alas, e só conseguiu pouco mais da metade.

O coreógrafo da ala, Márcio Moura, explica:

-  Além da concorrência com as outras escolas que também precisam de negros, é necessário que eles queiram aprender as coreografias.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Casemiro


A PORTELA sempre foi excelência em tudo ligado ao samba!

Quem acompanha nossa Velha Guarda certamente já ouviu falar do saudoso Casemiro, que fez da cuíca sua eterna parceira.:

Este personagem importante da história da Majestade do Samba, nasceu em São João de Meriti, em 4 de março de 1921. Exerceu a profissão de ladrilheiro e teve três filhos. Tocou cuica na bateria da Portela durante muitos anos. Em um desfile, conseguiu o feito heróico de acertar a bateria da escola, que havia atravessado o ritmo ao desviar de uma enorme poça na pista.

Casemiro e sua cuica ficaram de frente para o grupo até a harmonia ser recuperada. Incorporou-se à Velha Guarda da Portela no início dos anos 1980, em substituição a Olímpio. Segundo ele, “o segredo do instrumento é saber encourar, saber amarrar a vaqueta da cuica, a marca do passo”. Afirmava que “a maioria dos cuiqueiros de hoje não sabe disso” e concluia: “A afinação da cuica da Velha Guarda é diferente de todas as outras”. Na sua opinião, o maior cuiqueiro que já se ouviu tocar foi o Boca de Ouro, da Lapa. Nos shows do grupo, Casemiro era apresentado por Casquinha como o “Leão da Cuica”. Compôs música Tentação, em parceria com Ramon Russo, foi gravada no CD Tudo azul.

De temperamento forte, uma das várias histórias citando Casemiro foi contada por outro ícone da Velha Guarda, Monarco, comprova bem isso. É que ele usava querosene ao invés de água pra tocar cuica e o pessoal da Velha Guarda já não gostava muito do cheiro forte que ficava no ambiente. Acontece que surgiu um show pra Velha Guarda fazer em Paris, mas antes da viagem, o Monarco foi ao Casemiro e pediu pra que ele não levasse o vidrinho de querosene, temendo qualquer problema no aeroporto por conta do esquema antiterrorismo que alarmava o mundo naquele período. Imaginem só: “Velha Guarda da Portela é detida na França por suspeita de terrorismo!”. O Monarco estava coberto de razão, mas apesar do pedido, quando chegaram em Paris, lá estava o Casemiro com seu vidrinho de querosene. Outro caso engraçado é esse dele ser chamado pelo apelido de “Leão da Cuica”.

 

Na foto: Casemiro (indicado por uma seta), com Tia Surica e Monarco



Casemiro tinha uma maneira muito particular de tocar e afinar o instrumento. Além de desfilar na bateria da Portela, participou também de algumas gravações, como a gravada em 1966 no disco A Vez do Morro - Mensageiros do Samba da Portela. 




quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Clara Nunes

Casa onde nasceu Clara Nunes, na Rua Cel. Victor Mascarenhas

Casa aonde nasceu Clara Nunes, Rua Cel. Victor Mascarenhas (Caetanópolis)

Clara Nunes, a grande Guerreira Portelense estará sendo homenageada!

A antiga cidade natal de Clara Nunes, Cedro, hoje Caetanópolis fará homenagem a sua filha mais ilustre, e já dispõe da chave da casa onde nasceu a cantora Clara Nunes.

Recebeu a benfeitoria, em nome de Caetanópolis, a presidente do Instituto Clara Nunes, Maria Gonçalves, dona Mariquita, irmã e madrinha da cantora.

A história da Cedro, Clara Nunes e Caetanópolis se confundem. Já existe a Casa de Cultura e o Festival Clara Nunes, que já em sua sétima edição, e será inaugurado, em breve, o Memorial Clara Nunes onde será preservado todo o acervo da imortal cantora. Com a aquisição da casa onde nasceu a artista será formado um verdadeiro complexo turístico em torno do nome da história dela.

Gilsinho


Gilsinho, nosso grande puxador está confiante em sua PORTELA para 2012!

"A Portela está indo muito bem. Nossa quadra está em reforma então estamos ensaiando na rua, em frente a Portelinha. Os ensaios estão enchendo, a comunidade está cantando e o samba funcionando muito bem".

"No período da disputa de samba, poderiam ter acontecido escolhas que mudariam a história desse Carnaval. Mas graças a Deus deu tudo certo, e tudo está conspirando a nosso favor".

"Este samba é bem alegre e tem 3 refrões. Então, quando começa a dar aquela "caída" que o componente vai relaxando, ele cresce novamente e anima o público de novo".

"O Paulo está chegando agora na escola, e já chegou fazendo um trabalho maravilhoso. O projeto dele é excelente, com carros muito bonitos, tudo de 1ª categoria".

"Precisamos continuar com os trabalhos e com esse clima positivo para fazer um grande desfile e emocionar a Sapucaí".

"Eu tenho um preparador vocal, faço aulas de canto e também evito beber coisas muito geladas".

"O Carnaval de São Paulo está indo muito bem e vem crescendo a cada ano que passa. Mas os dois desfiles são bem diferentes e acredito que a festa que acontece aqui no Rio, ainda é referência e o point dos turistas".

"Quero pedir que os portelenses que continuem participando dos ensaios, com garra e fé. Vamos chegar na avenida com o dever de casa pronto, tocar o coração do público, o coração dos jurados, para que na quarta-feira de cinzas todos tenham uma bela surpresa", finalizou o nosso puxador!

Gilsinho, como já dissemos, é um dos exemplos de retorno da identidade da PORTELA, para com seus torcedores!

PORTELA 2012


A cantora baiana Daniela Mercury vai desfilar na PORTELA em 2012!

Daniela Mercury verificou sua agenda em 2012 e confirma presença no desfile da azul e branca de Oswaldo Cruz, na Sapucaí, no domingo.

"A gente está muito feliz com a realização de um sonho desde que o projeto foi elaborado. Nós vamos falar de Bahia, da música baiana e não poderíamos deixar de citar as pessoas que fazem parte desta música. E Daniela é a rainha do carnaval", conta um diretor da Escola.

"Ela virá como ela mesma. A história de Daniela já basta. Para ela, não precisa de fantasia. Será um grande destaque deste setor", relata.

"Estamos realizando um trabalho de formiguinha e ainda não podemos revelar nada. Quando for a hora certa, a gente divulga", afirmou.

No final do mês passado Daniela lançou seu DVD "Canibália- Ritmos do Brasil Ao Vivo na Praia de Copacabana"  gravado no réveillon de 2011. 

Falar de Bahia é convidar para a festa todas estas personalidades do mundo da música e quem sabe, fora dela, para subir o pelô!

Luiz Ayrão (Bauru)

O cantor Luiz Ayrão se apresenta em Bauru, no interior de São Paulo, no encerramento do projeto Trabalho Social na unidade do Sesc na cidade. O show será nesta sexta-feira (16), no ginásio de eventos. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados na Central de Atendimento da unidade.

No início de 1974, sai o primeiro trabalho de Luiz Ayrão como cantor. “Porta Aberta” estoura no carnaval e atravessa o ano liderando todas as paradas, uma declaração de amor à sua escola de samba Portela, da qual faz parte da Ala de Compositores. A faixa torna-se um grande hit, alcança todas as premiações e vira clássico da MPB.

No show, Ayrão relembra seus sucessos como "Porta Aberta", "No Silêncio da Madrugada", "Quero que Volte" e "Saudades da República”.

Serviço
Show com Luiz Ayrão
Local: Sesc Bauru, que fica na Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Data: sexta, 16, às 16 horas.
Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750.


Compositores Portelenses


A Mostra de Sambas Inéditos, dentro da São Paulo Exposamba, terá shows em homenagens a grandes nomes do SAMBA!

Serão oito apresentações que irão ocorrer no HSBC Brasil, na Zona Sul de São Paulo, entre os dias 30 de janeiro e 15 de fevereiro, durante a competição que irá eleger a melhor composição de samba inédita do Brasil.

Dentre os homenageados, três grandes Compositores Portelenses serão lembrados:  Candeia, Zé Kéti e João Nogueira!

Mais uma bela iniciativa! 

Elton Medeiros

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Valci



I SEMINÁRIO
“ PASSISTA - ARTISTA DO SAMBA E SUAS VERTENTES “

Programação
Dia - 20.01.12
...

Teatro

• 14h Abertura
Rei Momo - Milton Rodrigues e Rainha do Carnaval - Cristiane Alves
• 14h30 Pronunciamento
Gerente SESC Madureira – Elcio Luiz Emílio Cavalcante
Padrinho dos Passistas - Carlinhos de Jesus
• 15h Apresentação da pesquisa sobre o tema Passista.
Valci Pelé ( Projeto Primeiro Passo )
• 15h30 Exibição das entrevistas no telão; (Espaço do Passo)
• 16h Apresentação Cultural Cia. Dança do Samba ( Tema - Passista );
• 16h30 Fala dos convidados / Sorteio;
• 17h Apresentação Cia. Dança do Samba ( Espetáculo Malandros & Mulatas );

Quadra

• 17h30 Aulão de Dança do Samba ( Monitores do Projeto Primeiro Passo );
• 18h Apresentação ( Grupo de Samba Jaqueira – Tem a missão de atuar como extensão complementar e profissional ao Segmento Passista das conceituadas Escolas de Samba Portela e Mangueira;
• 18h30 ( Bateria Show ).

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COMPOSITORES DA PORTELA


COMPOSITORES DA PORTELA
ENTREGA DE CARTEIRAS

Amanhã, dia 14/11, às 20 h haverá um encontro dos Compositores no Bar do Wilson, ao lado da Portelinha, quando serão entregues as Carteiras aos Compositores cadastrados e após um roda de samba com "Comes e bebes" de confraternização.

Surica


Feijoada da Surica

Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33 – Centro – Rio de Janeiro
Preço:  R$35,00 (Feijoada + Roda de Samba)
Censura: 18 anos
Informações: (21) 2240-4469

Tabajara do Samba em Oswaldo Cruz

domingo, 11 de dezembro de 2011

Paulinho da Viola

Paulinho da Viola apresenta-se na Capital neste domingo André Feltes/Agencia RBS

Paulinho da Viola estará hoje em Porto Alegre!

O compositor portelense fará apresentação no Concerto de Natal, parte da programação dos Concertos Comunitários Zaffari, apresenta neste domingo sua edição 2011.

A Orquestra Filarmônica da PUCRS apresentará clássicos natalinos mesclados com clássicos da música pop, acompanhada de um convidado especial: o mestre Paulinho da Viola.

Um dos músicos mais importantes e respeitados da música brasileira, Paulinho trará cinco composições de sua discografia para serem executadas com a orquestra da PUCRS.  Sob a regência do maestro Marcio Buzzato, as faixas Timoneiro, Dança da Solidão, Coração Leviano, Onde a Dor Não Tem Razão e Foi Um Rio que Passou em Minha Vida ganharão novos arranjos.

"Peguei as mais famosas porque é um show para bastante gente. Mas acho pouco, sabe? Se deixarem, espero poder cantar pelo menos mais umas duas músicas. Já faz um tempo que não vou a Porto Alegre e estou com saudade do pessoal daí", declara o carioca, que se apresentou na Capital pela última vez em 2008.

Porto Alegre assistirá a um ótimo repertório deste nobre Compositor Portelense!

Concerto de Natal
Dia - 11 de dezembro, às 20h, 
Local:  Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS 
Entrada franca

Monarco

Toninho Nascimento

Toninho Nascimento, que já foi um dos entrevistados pelo BLOG, e um dos compositores vencedor do samba-enredo da Portela para 2012, dá algumas dicas sobre fazer samba e pede atenção:

— Fazer samba é um trabalho artesanal. Temos que dominar o enredo e procurar a melodia mais bonita e pertinente. Quando há produção em larga escala, cria-se uma fórmula e o samba vira algo industrial.

Atenção:

— Depois que as escolas abriram suas alas de compositores. Os autores, por sua vez, arrumaram um jeito de pagar os custos da participação nas disputas de sambas. É preciso gravar CD, contratar puxadores e bancar transporte e comida para a torcida. Para não perder a viagem, alguns usam ‘laranjas’ para inscrever sambas em várias escolas. Em tese, um compositor só pode se inscrever em uma escola, mas, na prática, não é assim.

Motivo:

— O motivo é mais comercial que qualitativo. As escolas cobram para que o samba seja inscrito.

Opção:

— Cerca de 60% das escolas do Grupo Especial.  Isto esvazia as alas de compositores, desestimula os jovens e impede que cada escola continue com um jeito particular de fazer samba.

sábado, 10 de dezembro de 2011

PORTELA 2012 - Daniela Mercury


A PORTELA homenageará as Festas Baianas em seu enredo para 2012!

Ontem, ao participar do ensaio da Majestade do Samba em Oswaldo Cruz, Daniela disse que ela está, sim, tentando ajustar sua agenda profissional para estar na avenida com a Portela em 2012.

"Farei todo o possível, sem abrir mão de meus compromissos na Bahia, para participar do desfile da Portela no carnaval 2012", disse a cantora.

O que está dificultando a participação da cantora é o fato do trio de Daniela desfilar no mesmo horário em que a Portela desfila no Rio de Janeiro.

Vamos torcer para que tudo se arrume e que a PORTELA possa contar com a presença da baiana em seu cortejo!

PORTELA - Daniela Mercury

PORTELA - Daniela Mercury e Sheron Menezzes

  Roberto Filho/AgNews

  Roberto Filho/AgNews

  Roberto Filho/AgNews

  Roberto Filho/AgNews

Shayene Cesario e Juliana Diniz (Foto: Roberto Filho / Ag. News)


Foto: Thiago Mattos

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vânia Love

Foto: Divulgação

VÂNIA LOVE

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG parabeniza,
uma de nossas Musas, por mais uma primavera!

Monarco e Mauro Diniz



A PORTELA se fará representar em São Paulo!

Os nobres Compositores Portelenses, Monarco e Mauro Diniz estarão se apresentando na escola de samba X-9 Paulistana, onde ocorrerá a Festa das Alas, a partir das 14h deste sábado.

O público poderá comprar mesas para quatro pessoas para comer a feijoada que será servida. As mesas custam de R$ 120 a R$ 160.

São os Portelenses mostrando o que os Compositores da Majestade do Samba sabem fazer de melhor que é levar a todos os cantos deste país, o SAMBA!

Sheron Menezzes

A Rainha da Tabajara do Samba, Sheron Menezzes acredita em um grande carnaval para 2012!

Ela afirmou que a Portela virá forte na briga pelo título:  “A gente passou por um momento bem delicado, mas acho que a PORTELA veio muito bonita para tudo o que aconteceu. O próximo ano é de superação, a comunidade toda está querendo entrar melhor ainda, com mais garra, porque você tem que se superar a cada ano. O samba está na ponta da língua de todo mundo, os ensaios estão gostosos, calorosos”, disse.

Hoje, a atriz é a Rainha da Tabajara do Samba, mas teve passagens em outras agremiações:  "Muita gente não sabe disso, eu não caí de paraquedas no carnaval. Desde pequena eu convivo com o clima quente da escola de samba. Quando cheguei ao Rio recebi vários convites, mas foi na Portela que eu me identifiquei", declarou.

O importante nesta posição é estar sempre numa boa interface com seus súditos e torcedores!

Wilson Moreira

PORTELA - Protótipos

A PORTELA apresentou ontem, os protótipos para 2012!

Para começar a festa, um altar foi montado na quadra, trazendo imagens de santos, e o chão foi rodeado de folhas de mangueira.  E como detalhe um telão com momentos de Clara Nunes.

Conforme organização o local foi aberto às 21h, com as 35 fantasias espalhadas na ordem de desfile.

A escola iniciará seu cortejo contando sobre sua chegada à Bahia, depois sobre as festas no mar, aos santos e padroeiros, em seguida faz um grande apanhado de festas do estado, e finaliza com festas da própria agremiação. Fantasias leves, bem acabadas, com uma diversidade de cores (o ponto alto para muitos presentes).

- Está muito linda. Estou emocionada. Temos como desenvolver muito bem pela Avenida. Esse ano está muito bom o clima aqui dentro. Era um samba que todos queriam! - disse uma baiana da Escola.

- A gente divide as festas por categorias. Começamos pelas lavagens que representam riquezas e a purificação, depois vamos para as festas das águas, em seguida as festas africanas e católicas, depois as festas do povo até chegar nas festas portelenses. Como o portelense comemora e festeja na Avenida. As plumas são uma característica da escola, então quando chegamos a uma agremiação procuramos aliar nosso gosto ao da escola.

- Desde o início nós queríamos um carnaval onde a escola pudesse brincar na Avenida, onde a escola pudesse flutuar, e isso casou com um samba que vai ao encontro do projeto da escola. Então eu tenho certeza que a Portela vai passar como uma pluma na Avenida. A direção de carnaval da escola tem que criar meios de fiscalizar o trabalho das fantasias comerciais. - completou o carnavalesco portelense.

- Gostei bastante, principalmente da bateria. Está bem leve e vamos poder desfiar com desenvoltura e sem peso, isso é importante. - analisou Mestre Nilo Sérgio.

As fantasias de mestre-sala e porta-bandeira continuam em segredo absoluto, assim como da comissão de frente da escola. 

E hoje tem mais PORTELA!  Todos em Oswaldo Cruz para mais um ensaio!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Maria Lata D'Água

POR ISSO Q SOU PINTOSA!!!

Maria Lata D'Água será lembrada no carnaval 2012!

Nos áureos tempos em que não se existia a figura de Rainha de Bateria, e que os passistas das Escolas de Samba eram figuras importantes dentro do cortejo, a Majestade do Samba tinha personagens como Maria Lata D'Água, passista que era sempre esperada pelos portelenses e amantes do samba, por sua arte de sambar!

Em 2012, esta lendária sambista será homenageada pelo G.R.E.S. Estácio de Sá, cuja  Comissão de Frente a lembrará!

Parabéns a escola do bairro do Estácio!  Relembrar e homenagear estes nobres sambistas é valorizar tudo de bom que eles fizeram em prol do verdadeiro SAMBA!  Vamos esperar!

PORTELA - Padroeira


SALVE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO!  A Portela homenageia sua padroeira!

Como já é tradição, a Escola de Oswaldo Cruz realizará missa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Escola, nesta quinta-feira, na sede da Portelinha, às 19h.

Todos os anos, nossa eterna Porta-Bandeira Dodô, a Velha Guarda e todos os segmentos da Majestade do Samba estão presentes ao evento!  A missa é aberta a todos os portelenses!

A Portelinha fica situada na Estrada do Portela, 446, Oswaldo Cruz.

PORTELA

 
A PORTELA se apresentará dia 12/01/2012 na Cidade do Samba!
 
A Escola de Oswaldo Cruz, estará com seus ritmistas, passistas, baianas, mestres-sala e porta-bandeira, puxadores e destaques fazem a festa na Cidade do Samba. De novembro a fevereiro as escolas de samba do grupo especial farão seus mini desfiles, preparando o público para a grande festa que acontecerá na Marquês de Sapucaí.

As escolas apresentam seus sambas-enredo para o Carnaval 2012 e levam o público ao delírio na praça central da Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio.
 
Os shows acontecem às quintas e sextas e os ingressos custam R$ 60. Moradores da Cidade do Rio de Janeiro, apresentando comprovante de residência, estudantes, professores e idosos, também mediante a apresentação de documentação, pagam meia-entrada.
 
Portanto, vamos esperar janeiro para ver uma prévia do que acontecerá na Sapucaí!

Serviço

Eu Sou o Samba
Ingressos R$60 | Meia-entrada R$30
Cidade do Samba - Rua Rivadávia Correia, 60 - Gamboa
Tel: 2213-2503
http://cidadedosambarj.globo.com/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Portela canta a Bahia

PORTELA 2012 - Ensaio


Para o ensaio da PORTELA de sexta-feira está prevista mais uma atração a mais!

A cantora baiana Daniela Mercury vai acompanhar de perto o evento e "subir o Pelô" junto com a comunidade de Oswaldo Cruz.

A cantora se encontrará com o carnavalesco Paulo Menezes e com a comissão de Carnaval da Majestade do Samba.  De noite, vai abrilhantar o ensaio, aonde é previsto um público de aproximadamente 10 mil pessoas. Daniela vai relembrar sucessos como "Canto da cidade", "Swing da cor", além de cantar o samba portelense para o próximo ano.

O ensaio, como todas as sextas, será na Praça Paulo da Portela, s/n, em Madureira, e terá início às 20h.

Esperamos, mais uma vez, a presença maciça dos portelenses!

Valci


Carta Manifesto

Nós, amantes do samba de raiz, este samba que realiza a mais autêntica demonstração da cultura brasileira, Manifestamos aqui o nosso sentimento e desejo em ver, no desfile das Escolas de Samba, todo arsenal de sambistas com sua performance na dança e no canto.

Manifestamos, de modo especial, a vontade de ver, nosso querido passista Valci Pelé, junto à sua fiel amiga, Nilce Fran, no comando da Ala de Passista da Portela.

Desejamos que os dirigentes da querida Portela, se sensibilizem em realizar o recrutamento do Valci Pelé ao seu posto de trabalho. Posto este iniciado na gestão do presidente Nilo Figueiredo. Deste modo, teremos a certeza, da manutenção da qualidade e da excelência técnica conseguidas pela ala de passistas da Portela, de modo peculiar o segmento masculino.

Neste manifesto exaltamos o trabalho realizado pela dupla Valci Pelé e Nilce Fran, dando ao mundo do samba a ala de Passistas da Portela, uma referência de pesquisa sobre a dança do samba,um resgate da nossa maior manifestação,o Carnaval, permanecer com a essência de tudo que já foi feito e realizado por grandes passistas na avenida.

Aqui segue o desejo, o anseio interminável dos: passistas da Portela, dos passistas de outras agremiações, dos torcedores portelenses, dos amantes da arte do samba no pé, enfim, da comunidade portelense que quer ver a atual equipe, de dirigentes da Portela e seus segmentos unidos em prol do sucesso da Portela em 2012.

Volta Valci Pelé...

Volta para sua Portela, e vem ajudar a estender "este manto azul e branco aos Santos do samba que são os orixás¨... Volta para sua galera...

Esperamos para unidos sambar, e fazer o riscado, o gingado do malandro sambista, que em você, aprendemos a reconhecer um líder, um Mestre na arte de ensinar.

Ala de Passistas da Portela


O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG também faz côro pela volta deste grande personagem portelense:  VOLTA VALCI!

Diogo Nogueira


DIOGO NOGUEIRA
 
Serviço
Show Diogo Nogueira
Data: 07/12/2011
Local: Quadra da São Clemente.
Endereço: Av. Presidente Vargas, 3.102 -Centro, Rio de Janeiro – RJ