terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tabajara do Samba 2014

TABAJARA DO SAMBA 2014


Nilo Sérgio, competente Mestre é daqueles Portelenses nota 10 e que mais uma vez, conduzirá a famosa Tabajara do Samba em 2014!  Prata da casa, persegue mais um Estandarte de Ouro.
 
Distribuição:

Surdo de 01ª - 11
Surdo de 02ª - 11
Surdo de 03ª - 13
Caixas - 90
Repiques - 30
Tamborins - 30
Chocalhos - 30
Agogôs - 30
Cuícas - 24
Prato - 1
Xequerê - 1

Mestre: Nilo Sérgio
Diretores: Vinícius Ximenes, Vinícius Rato, Vitinho, Douglas, Junior do Sampaio, Assênio, Nilson, André, Cacau, Bombeiro e Sidcley.
 
Expectativa
 
- Será um ano com mais pressão. É um novo momento da Portela e não podemos decepcionar. Sem contar as boas notas do ano passado e as premiações, que dobram a nossa responsabilidade. Vai chegando o carnaval e você não dorme(risos), mas a nossa estrada é a mesma do ano passado. Vamos buscar as notas mostrando a nossa cadência, o nosso ritmo e as bossas, que são feitas dentro do contexto do enredo e vem dando certo.  Apresentará duas bossas. Ambas têm suas bases em cima das ''conversas'' entre os surdos e participação efetiva dos agogôs. Uma das bossas está localizada no refrão principal e a outra no refrão do meio, esta com ritmo ''maxixado'' e seguida de uma pequena convenção nos versos a partir do ''canto, a arte e a dança'', confidencia Nilo.
 
BATERIA DA PORTELA 
 
Agogôs
 
 
 
- Estamos com o Sidcley há muito tempo e conversei com ele assim que assumi a bateria. Disse que a Portela só teria ala de agogôs se ele tomasse conta. Hoje temos uma ala forte e penso muito nele na hora das paradinhas. Deixo livre para fazer o desenho, mas se não gostei de algo tenho total liberdade para trocar ideia, até porque desfilei no agogô da Portela durante muito tempo. Ele leva a ala para fazer gravações no estúdio e sempre peço para mudar muito pouco a galera que desfila aqui - diz Nilo.
 
Caixas
 
- Foi algo muito complicado no início. A batida antiga e tradicional da Portela tinha três rufadas. Na época que eu entrei na bateria, o único que sabia perfeitamente era o Sr. Paulo Marino, antigo diretor de caixa da Portela. Mas como adotar essa batida no andamento que temos hoje? Acho que não é mais possível. Peguei um vídeo com o Marçalzinho de uma música que a Clara Nunes havia gravado com a bateria da Portela e a batida de caixa era essa que implementamos na bateria hoje. Acho que ela é a ideal pois não deixa a bateria correr, mas para implementá-la foi uma dor de cabeça. Muitos estavam acostumados a tocar qualquer coisa, qualquer batida, e não pode ser assim. Nesse ponto, trabalhar com o jovem é muito melhor. Não tem ''vícios'' e está com a cabeça mais fresca, não precisa pagar pensão(risos). O objetivo é não deixar mais morrer essa batida, que é a ideal para um andamento na casa de 144, 145 BPM(batidas por minuto). Ela é ''calangueada'' e remete ao toque para o orixá padroeiro da nossa bateria, o oxóssi. 
 
Terceiras
 
- Para padronizar as terceiras também encontrei resistência, não tanta quanto com as caixas, mas foi difícil também. Eram batidas diferentes e soltas aqui na Portela e os tocadores ''viravam'' conforme a vontade de cada um, o que é um perigo para embolar e atravessar a bateria. Desfilei tocando surdo de terceira na Portela e comecei a unir as três batidas em uma só, como acontece hoje. Quando assumi a bateria defini que não haveria mais terceiras soltas na Portela, isso é algo novo na nossa bateria.
 
Sonoridade
 
- Temos muito cuidado com afinação aqui. Desde que entrei na bateria, estamos utilizando dessa maneira e vem dando certo. Muitas vezes, nos nossos ensaios de bateria, vou para a rua ouvir a afinação da bateria. Não é mais uma bateria com aquele peso todo por alguns motivos. Primeiro o número de surdos, lembro que a Portela desfilava com 16 primeiras, 16 segundas e 23 terceiras para 70 caixas e 30 repiques. Além disso, era aquele surdo ''treme-terra'', algo até desproporcional e difícil de manter a afinação. Bateria não é só surdo. É um conjunto de instrumentos que precisam ser ouvidos.
 
Tamborins
 
 
- O Vinícius é um cara que eu conheço desde garoto aqui na Portela e sempre mostrou muita qualidade com o tamborim. Naturalmente assumiu a ala e tem feito um ótimo trabalho. Tento travar um pouco. Não gosto de desenho muito picotado, prefiro um floreado, telecoteco e carreteiro, mas vamos nos entendendo. Peço para tirar algumas coisas, deixo outras, nada na vida se faz sozinho. Tem outros diretores que já saíram no tamborim e dão ideias também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário