quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PORTELA 2014 (Detalhe)

Mais um detalhe do desfile da Majestade do Samba!

Fernando Bicudo dirigiu o Municipal entre 1984 e 1988. Ele virá na frente do carro, nas escadarias que vão reproduzir a entrada do prédio histórico. E 30 anos depois de assumir o comando do teatro, compara a homenagem a um Oscar.

- Será um grande barato, como ganhar um Oscar. Era uma característica minha receber o público na porta do teatro. Vou repetir isso na Avenida. No sentido do enredo, a ideia é resgatar as glórias do Municipal. E minha gestão ter sido escolhida como um destaque é muito importante — disse Bicudo, que visitou o barracão da escola para conhecer os preparativos da azul e branca de Oswaldo Cruz para o carnaval.

Em seus tempos de Municipal, Bicudo foi reconhecido por abrir as portas do teatro ao povo, com programas de formação de plateia. Logo em sua estreia como diretor, em 1984, levou ao palco o primeiro espetáculo com raio laser do Brasil, “Orfeu e Euridice”, de Christoph Gluck.

- Foi um estouro da boaiada. Todo mundo queria ver. A garotada toda frequentava o teatro. Mostrei que a ópera não era coisa de elite, e foi uma fase de reconhecimento internacional do Municipal. Em outra ocasião, levei a ópera Aida para a Quinta da Boa Vista, que ficou lotada. O teatro era popular. E evidentemente isso refletiu na minha popularidade também — relembra Bicudo, que na época foi até jurado do Chacrinha, torcedor portelense.

“O Municipal é uma escola de samba erudita”. No teatro, artistas que transformaram o carnaval carioca fizeram fama. De Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues a Joãosinho Trinta, que integrou o corpo de baile do teatro, foram muitos e fundamentais os que saíram dos bastidores do Municipal para brilhar na passarela. Isso sem contar os antigos bailes de carnaval que aconteciam no teatro. Para Bicudo, tudo que — além, claro, da efervescência cultural que marcou a história do teatro.

- No momento em que o Rio é palco de grandes eventos, acho importante destacar o palco do teatro - diz ele, que se mostra esperançoso num grande desfile da Portela. — São muitos anos sem ganhar. Chegou a hora da Portela. E com o Theatro Municipal contribuindo para isso vai ser algo realmente muito bom. O samba é um escândalo. Vai levantar a Avenida - conclui.

Mais um detalhe para o nosso tão esperado desfile!

Nenhum comentário:

Postar um comentário