quarta-feira, 4 de julho de 2012

Valci Pelé

CPB:  Nome e idade? 
Valci Pelé, 40 anos.

CPB:  Fale um pouco sobre você? 
Eu venho de uma família de portelenses, mas não são sambistas por natureza, o meu avô era músico. Certa vez, a minha mãe se fez passar por porta-bandeira, na falta da oficial, no bloco de rua chamado “Namora Eu Sei” do bairro de Guadalupe, e assim dizem que, no dia do desfile, ela representou bem.  O meu primeiro contato com o samba foi com 14 anos de idade, quando comecei a trabalhar como chapeleiro para o G.R.E.S. Tradição, e na ocasião estava de férias no colégio, sendo assim aproveitei e passei a participar dessa fábrica de sonhos. Foi quando no ano de 1986, fui descoberto em uma festa de família, no quintal dos meus avós em Vila da Penha, levado ao som de um inspirado pagode onde à saudosa mulata Portelense Nega Pelé estava presente, ao assistir riscando o chão de poesias, falou para todos presentes que me levaria para o mundo dos solistas. Por esse motivo levo com orgulho o sobrenome Pelé em homenagem a minha madrinha do Samba.

CPB:  Como chegou à PORTELA?
A Portela, sempre esteve presente em minha vida, mas foi com a nova diretoria, que conquistamos o espaço tão desejado, para que pudéssemos desenvolver o trabalho voltado a ala de passista da nossa querida agremiação.

CPB:  Qual o seu ídolo, no Mundo do Samba?

Claudionor Marcelino dos Santos o “Rei da Praça XI”, considerado o melhor passista de todos os tempos.


CPB:  Que experiências você tem no SAMBA? 

Coordenador da ala de passista do G.R.E.S. Portela, idealizador/instrutor (Projeto Primeiro Passo - Cia. Dança do Samba - Seminário Arte do Samba - G.R.B.C. Primeiro Passo), Instrutor da Dança do Samba (FAETEC), participante de vinhetas: (Lançamento do Fiat Palio para TV Italiana/ No Limite da rede BBC de Londres/ Vinheta do Carnaval 2002 e 2003 da Rede Globo/ Vinheta do Carnaval do Supermercado Guanabara 2003), participante do Elenco “show” da cidade do samba (LIESA- 2006/2011), idealizador da Lei Valci Pelé, que comemora o dia do passista no dia 19/02, contemplado com os prêmios : (Estandarte de Ouro do Jornal O Globo -1999/ Tamborim de Ouro do Jornal O Dia - 2008/ Samba Net como melhor ala de passista - 2008/ Hip Hop Samba - 2009 e Estandarte de Ouro do Jornal O Globo - 2012), Colunista Cultural do Jornal Opção de Madureira e participante de eventos nacionais relacionados ao mundo do samba.

CPB:  Pertencendo a Ala de Passistas da PORTELA, o que você pode falar para o iniciante na Escola?

Manter essa essência viva do samba dançado e possibilitar aos iniciantes uma aprendizagem significativa e crítica em todo âmbito do G.R.E.S. Portela, incentivando a criatividade, oportunizar um melhor convívio social entre os mesmos proporcionando assim, a prática do respeito, ética, incentivo aos princípios democráticos e educacionais através das atividades de cunho social.

CPB:  Para você, o que é ser PORTELA?
Ser fiel ao sentimento ao pavilhão que permanece desde sempre no meu coração.

CPB:  Sabemos do seu Projeto junto com a Nilce, além dele você tem algum sonho?
No ano de 2001, foi realizado um grande sonho, que foi a idealização do Projeto Primeiro Passo, que tem como objetivo buscar a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através da arte da Dança do Samba. O Primeiro Passo é o fio condutor dos desdobramentos de outros sonhos realizados, como : A Cia. Dança do Samba, o Seminário “ A beleza do carnaval estampada em sua arte “ e o G.R.B.C. Primeiro Passo.  No momento tenho outros grandes sonhos prestes a serem realizados tais como:
Grupo Jaqueira – Tem a missão de atuar como extensão complementar e profissional ao segmento Passista das conceituadas escolas de samba Portela e Mangueira, com a proposta de enaltecer a velha-guarda e os grandes compositores.
Livro Passo dos Sonhos - Nessa perspectiva sócio educativa e artístico-cultural, surge o projeto de construção do livro Passo dos Sonhos parte da observação empírica com professores da rede pública e particular de ensino fez-me crer a falta de material de referência a respeito do assunto que nos dispomos a explorar, a DANÇA DO SAMBA.
Projeto de Campanha “ Quem Samba Recicla “ – O projeto tem como objetivo de conscientizar sambistas, foliões e torcedores que participam dos ensaios técnicos na avenida, nos blocos de rua, e nos desfiles das escolas de samba no sambódromo e, na estrada Intendente Magalhães a mudar de atitude e comportamento, revendo seus conceitos sobre a destinação do lixo plástico.

Muito Obrigado !
Valci Pelé

Nenhum comentário:

Postar um comentário