quarta-feira, 11 de abril de 2012

PORTELA, 89 anos!

Paulo da PORTELA (ao centro)

A MAJESTADE DO SAMBA está em festa!

Hoje, a PORTELA está completando mais uma primavera!  Fundada por pessoas humildes, mas ricas na arte de se fazer samba, a agremiação de Oswaldo Cruz, é considerada um dos maiores pilares do Mundo do Samba nacional!

Em seus terreiros, passaram nobres sambistas, talvez o mais rico polo de bambas entre todas as escolas de samba!  Dona do maior número de campeonatos cariocas, a PORTELA se orgulha em ter a melhor Velha Guarda, a melhor Ala de Compositores e hoje, já muito difundida, foi a origem do evento mais badalado do samba, as tradicionais Feijoadas!


A lendária casa de Dona Ester (Jair do Cavaquinho e Monarco)

Começando por seu histórico fundador, PAULO DA PORTELA, por lá passaram figuras lendárias até hoje lembradas.  Não iremos citar, porque seria injusto deixar algum nome de fora! 

São 89 anos de muita luta, suor e samba!  Antes do primeiro desfile oficial, a PORTELA, ainda Vai Como Pode, já era um movimento organizado e que hoje se transformou nesta maravilhosa Escola de Samba, que dá orgulho tanto a Portelenses quanto aos amantes do verdadeiro samba!


A jaqueira da casa de seu Napoleão (pai de Natal da PORTELA)

Em sua base encontramos verdadeiras resistências quanto a uma transformação que desconfiguraria a proposta inicial e isto já dignifica a presença da PORTELA neste universo.

São muitos carnavais a serem lembrados até porque é, conforme se diz, a segunda Escola mais antiga do nosso País, uns até dizem que seja a mais antiga, pois a Escola do Estácio nunca desfilou!


PORTELA, NUNCA VIMOS COISA MAIS BELA!  PARABÉNS!  É a homenagem do COMPOSITORES DA PORTELA BLOG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário