quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PORTELA 2012 - Barracão e Detalhes de Desfile


A Majestade do Samba mostra um pouco do seu carnaval 2012!


Com um enredo sobre Festas Baianas, aonde Clara Nunes será a grande homenageada. Para tal, ela será representada pela cantora Vanessa da Matta. De acordo com o carnavalesco Paulo Menezes, que faz a sua estreia na Escola de Oswaldo Cruz, festas como a lavagem do Bonfim e de Bom Jesus dos Navegadores estarão no desfile.


“A Clara Nunes é a grande responsável por levar a Portela até a Bahia para conhecer as festas baianas. Ela sempre vendeu a imagem do candomblé, da Bahia para o mundo, então nada mais apropriado do que colocá-la como a grande anfitriã desse desfile. A gente quer mostrar a maneira do povo baiano festejar, de comemorar, de rezar, de sincretizar”, comentou o carnavalesco.


O carnavalesco disse ainda que o objetivo é mostrar as semelhanças entre a Portela e a Bahia:

“Vamos mostrar que a Bahia é como a Portela: cheia de alegria, cheia de fé e cheia de esperança. Então, o Senhor do Bonfim se compadece e se aproxima da Portela, abençoa seus santos, abençoa todos aqueles que fizeram a Portela ser o que ela é hoje: uma grande escola”, disse Menezes.


As festas em homenagem as tradições africanas e de origem na Igreja católica, como as festas do Senhor do Bonfim, de Iemanjá, de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de São Cosme e São Damião. As tradicionais folias de carnaval na Bahia, como os carnavais do Afoxé, do Olodum, da Timbalada e dos Filhos de Gandhi também serão levadas à Sapucaí.

No planejamento da agremiação, a Portela vai levar para a Avenida sete carros alegóricos, cinco tripés e 4,1 mil componentes, divididos em 35 alas. 


Símbolo maior do carnaval brasileiro, a tradicional Águia Portelense não virá sozinha. De acordo com o carnavalesco, a Portela vai levar duas águias para avenida. Uma delas será em homenagem a Viriato Ferreira, carnavalesco da Escola em 1980.

“A águia virá do jeito que o portelense gosta. O símbolo não vai estar num carro alegórico, mas sim num pede passagem, de uma maneira diferente. Eu acho que o portelense vai gostar de ver a sua Águia, o seu símbolo maior, nesse clima festeiro da Bahia. Esse ano a gente vai ter duas (águias), uma abre o desfile e a outra encerra”, afirmou o carnavalesco.


Sobre os sempre cobrados pelos seus torcedores, o profissional explica:

“Bahia é calor, é cor. Então a gente vai fazer um desfile multicolorido, será uma explosão de cores e o que a gente quer é isso, emocionar as pessoas, fazer com que quem estiver na arquibancada cante, dance e brinque com a gente”, confidencia.

A Tabajara do Samba, a bateria comandada pelo mestre Nilo Sérgio virá de Filhos de Gandhi. De acordo com o carnavalesco, integrantes do grupo baiano estarão presentes entre os ritmistas. Menezes explicou que a ideia é passar uma mensagem de união e força entre os componentes, levando para a Sapucaí as mensagens de Ghandi.

Dentro da organização do desfile, o carnaval baiano estará representado no quarto carro da agremiação. Com o Pelourinho como cenário principal, folias de grupos como o Ileaiê, Timbalada e do Olodum serão lembradas no enredo.


Paulo Menezes não revelou as fantasias do casal de mestre-sala e porta-bandeira Rogério Dornelles e Lucinha Nobre, assim como o da Rainha Sheron Menezzes.

“A escola se encontra num momento feliz, de grande felicidade, de satisfação, a gente percebe que isso tudo começou com a escolha do enredo, porque esse ano o portelense teve o enredo do jeito que ele queria, com a cara da Portela. A escola vem com muito luxo e detalhada. Trabalhar aqui é uma emoção atrás da outra”, terminou Paulo Menezes.

Esperamos muita sorte para nosso carnavalesco e que a PORTELA volte a apresentar um carnaval a altura de suas tradições!

Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário