quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

PORTELA 2019 (Enredo)


PORTELA 2019
- CARNAVAL EM MADUREIRA -

Uma Torre Eiffel, feita em 1924 por José da Costa, comerciante de Madureira, para promover o carnaval do bairro, levou a pintora Tarsila do Amaral a idealizar um de seus famosos quadros:  Carnaval em Madureira!

Para mostrar seu enredo em 2019, a PORTELA levará para a avenida uma alegoria que fará alusão a obra da pintora, mostrando a paisagem e relação do local com a Guerreira Clara Nunes, homenageada pela Escola de seu coração!

Ainda com relação ao enredo, a carnavalesca tem como perfil, uma estética detalhista e sensível!  Para 2019 não será diferente! 

-  A PORTELA tinha apenas um ano quando o quadro foi pintado, e já era um Carnaval pujante!  É um grande desafio fazer esse enredo que é um pedido da nação portelense. Da religiosidade da cantora à profissão de tecelã, a trajetória da sabiá será ressaltada junto à sua brasilidade, relembra Rosa Magalhães.

Imagem relacionada


O disco de 1981 da cantora foi o que levou a inspiração para o tradicional e esperado abre-alas da Escola de Oswaldo Cruz.  

Chama atenção pelo colorido e repleto de pássaros e trará os ícones portelenses como Tia Surica e Monarco, personagens mais importantes da PORTELA a anos!


Retratando a religiosidade de Clara, a PORTELA mostrará uma igreja de Minas Gerais, estado natal da cantora. Como destaques já mostrados aqui no BLOG, Glória Pires e Orlando Morais virão representando na alegoria, os pais de Clara Nunes!

-  Representa o barroco de Minas, a religiosidade católica da Clara, lembrou Rosa. 



A fé no candomblé será retratada em outra alegoria.

-  Foi quando ela se descobriu espiritualmente filha de Ogum com Iansã, como se dizia", explicou a carnavalesca.

Encerrando o cortejo, a ligação Clara e PORTELA será o ápice!  Amigos de Clara desfilarão no carro alegórico, como  Alcione, Teresa Cristina, Roberta Sá e Maria Rita. 

Esperança

Homenagear Clara Nunes é um desejo antigo dos portelenses! Ensaios de comunidade e de rua estão dando prova da força que o enredo proporciona!  O bom samba de enredo também ajudará a embalar a PORTELA para mais um título!

AXÉ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário