sábado, 30 de abril de 2011

Velha da PORTELA


Compositor Portelense, Velha da Portela, participou do antológico grupo Partido em 5.

Vice-Cidadão Samba em 1969 e Cidadão samba 1984, Velha foi presidente da ala de compositores da Portela entre 1971 e 1977.  É dele (em parceria com Jair Amorim e Evaldo Gouveia) o famoso samba - enredo da Portela, vencedor do carnaval de 1974, "O Mundo melhor de Pixinguinha.


Em 1968, participou do conjunto Os Cinco Só, ao lado de Jair do Cavaquinho, Wilson Moreira, Zuzuca do Salgueiro e Zito. Em seguida, formou, com os mesmos integrantes o conjunto, A Turma do Ganzá.

Em 1975, com Casquinha da Portela, Candeia e Joãozinho da Pecadora, participou do LP "Partido em 5 volume 1". Neste de ano, ao lado de Casquinha da Portela, Hélio Nascimento, Anézio e Candeia, participou do LP "Partido em 5 volume 2",no qual interpretou de sua autoria "Leão de colera", "Papo de velha" e "Gato escaldado tem medo de água fria", em parceria com Zuzuca do Salgueiro.

No ano de 1977, com Luiz Grande, Joãozinho da Pecadora, Roque do Plá, Anézio do Cavaco e Casquinha da Portela, participou do disco "Partido em 5 volume 3", no qual interpretou de sua autoria "Deus dá a farinha e o diabo rasga o saco" (c/ Jair do Cavaquinho) e "Galinha caolha procura puleiro mais cedo".

7 comentários:

  1. Estou fazendo uma pesquisa como seria o nome dele , o nome verdadeiro ????

    ResponderExcluir
  2. Eusébio Nascimento, mais conhecido como Velha da Portela

    ResponderExcluir
  3. O nome dele é Eusébio Nascimento. Incrível como uma escola da enormidade da Portela não tenha os dados de um compositor que inclusive foi vencedor de samba-enredo. Pessoal da pesquisa, não se sabe quando Velha nasceu nem se tá vivo. Vamos pesquisar.

    ResponderExcluir
  4. Velha[Euzébio do Nascimento]. Na década de 60 morava no Morro da Bahiana em Ramos, ao casar foi para a Rua Euclides de Faria
    (Rua Quatro). Frequentador assíduo do Gremio Social Paranhos, tendo sido Diretor Social. Animava os Bailes de Carnaval do Club tocando Caixa. Era funcionário civil da Aeronáutica(Pintor). É dele, Letra e melodia do Samba do Carpinteiro, gravado pelo Quarteto em CY. Frequentador assíduo do Bloco do Padroeiro do Largo do Itararé, como também dos Vinte de Ramos e Cacique de Ramos. Amigo intimo dis irmãos Bira e Ubirany. Faleceu em 1990. Dono de uma alegria contagiante. Ser humano da melhor Qualidade.

    ResponderExcluir