sábado, 6 de julho de 2019

Feijoada Original do Mundo do Samba (Site G1)


Resultado de imagem para surica feijoada da portela

Tia Surica não está mais à frente da Feijoada da Portela. 

Tradicional evento que ocorre todo 1º sábado do mês deverá ser assumido por uma empresa terceirizada. Festa foi idealizada por Surica e outros integrantes da Velha Guarda da agremiação há 16 anos. 

Tia Surica não está mais à frente das panelas da tradicional Feijoada da Família Portelense. Dirigentes da escola de samba comunicaram à matriarca, esta semana, que não poderiam mais "bancar" a feijoada, como explicou a própria baluarte ao G1, na sexta-feira (5). 

"Me chamaram na Portela dizendo que não tinham mais condições de 'bancar' a feijoada. Há mais de doze anos (16 anos, segundo a escola), eu, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Áurea e Cristino idealizamos o evento. Mas eu vivo pra Portela!", resumiu Tia Surica. 

Com certo tom de lamento, a matriarca da Azul e Branca de Madureira e Oswaldo Cruz, bairros da Zona Norte do Rio, frisou que o evento na Portela vai continuar ocorrendo todo primeiro sábado do mês, só que ela não estará mais à frente do banquete. 

Em vez disso, Tia Surica contou que será uma empresa terceirizada a organizar a festa. A mudança foi antecipada pelo jornal Meia Hora, também na sexta. 

Ao G1, a assessoria da Portela enviou um posicionamento do presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, sobre a saída da matriarca da organização da feijoada. 

"Tia Surica nunca vai ser afastada de nada na Portela. Ela é nossa Matriarca, pastora da Velha Guarda Show, baluarte, membro do Conselho Deliberativo e presidente de ala. O que está havendo está absolutamente inserido no contexto da crise econômica do carnaval e da crise brasileira. É uma crise de mercado", justificou Magalhães. 

Segundo a explicação do presidente, a rede de supermercados que fornecia as carnes para a feijoada deixou de contribuir com a festa. Com isso, Magalhães afirmou que a realização do evento nos moldes anteriores ficou "inviável". 

"Tia Surica foi chamada para uma reunião, informada sobre a situação e, juntamente com a diretoria, encontrou-se um novo formato viável para a feijoada e que contempla a equipe da Tia Surica, que faz a feijoada", disse o presidente da agremiação. 

O G1 apurou que, mesmo deixando de coordenar a feijoada, Tia Surica deverá receber da escola uma espécie de "compensação" financeira, já que nos últimos 16 anos o nome da baluarte e do evento praticamente se fundiram. 

Evento mais importante da Portela 

A Feijoada da Família Portelense é considerado o evento mais importante promovido pela Portela. Ocorre desde 2003. 

O banquete deste sábado (6), inclusive, está confirmado e terá shows de Sombrinha, Thais Macedo e da Velha Guarda da escola. A bateria da escola tocará no encerramento do evento. 

E se engana quem acha que Tia Surica ficará parada. Mesmo saindo da organização da feijoada na Portela, a matriarca vai continuar a organizar as próprias festas Rio afora, o que já ocorria de forma itinerante. 

No último sábado de julho, dia 27, por exemplo, vai ser inaugurada a roda de samba da matriarca, no Engenhão, no Engenho de Dentro. 

Ao evento, irão alguns outros integrantes da Velha Guarda da Portela e, claro, terá feijoada. Também deverá participar da roda o sambista Dudu Nobre.

Por Nicolás Satriano

06/07/2019 07h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário