segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Alexandre Velloso



CPB: Nome e idade?

Alexandre:  Alexandre Velloso, 48 anos.

CPB: Fale um pouco sobre você!

Alexandre: Portelense desde sempre. Meus pais são portelenses. Com eles aprendi a história, a importância, as referências culturais, o respeito e o amor pela escola. Comecei a fazer os primeiros acordes no violão, por volta dos dezesseis anos. Algum tempo depois, estudei na Escola Villa-Lobos, e em outras escolas de música também. Paralelamente, me apresentei dando "canja" na noite, em alguns bares. Meu trabalho como compositor não se restringe ao samba, escrevo canções em outros estilos.

CPB: Como Compositor da Escola de Oswaldo Cruz, como você está vendo este novo momento?

Alexandre:  O momento da Portela é de retomada de sua importância e de suas referências, tanto no contexto histórico e cultural que tem, como também no desempenho de seus desfiles.

CPB: Fale de sua experiência no mundo do samba!

Alexandre:  Comandei rodas de samba em Oswaldo Cruz, na Lapa (Bar Vaca Atolada) e em Laranjeiras (Severyna). Ganhei sambas em concursos de blocos, assim como o 1°concurso de samba de carnaval da Rádio BandNews FM, em 2013. Fui finalista do Concurso de Samba de Quadra do SESI/ REDE GLOBO/ RADICE PRODUÇÕES em suas duas últimas edições (7ª /2015 e 8ª /2016) e tive a honra, de ter um samba-enredo de minha autoria, levado à Avenida pelo G.R.C.E.S.M. Filhos da Águia, em 2007.

CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s), no Samba?

Alexandre:  São vários! Mas poderia citar João Nogueira, Paulinho da Viola, Miltinho e Roberto Ribeiro.

CPB: Na elaboração de um samba, como você se define? É letrista, faz a música ou os dois?

Alexandre: Faço música e letra. De toda a minha obra, tenho apenas algumas composições com parceiros. Quase que na totalidade dela, assino sozinho.

CPB: Desde quando você compõe?

Alexandre: Sempre muito ligado à música, já aos treze anos ensaiei as primeiras composições.

CPB: O que você, como compositor mais experiente, falaria aos jovens compositores?

Alexandre:  Que estudem música, se possível, porque esse conhecimento auxilia muito no processo de composição, ainda que não seja necessário. Que ouçam muita música. Que leiam muito, por que esse hábito, além de informar e de embasar culturalmente, ajuda no desenvolvimento da construção das letras nas canções. E trabalhem muito, escrevam muito. Quanto mais se compõe, mais se aprimora e se obtém qualidade, no trabalho de compositor.

CPB: Para você, o que é ser PORTELA?

Alexandre:  Ser Portela é um estado de espírito. E a consciência de que você participa de uma instituição, que tem relevância histórica na construção da cultura popular. Isso também aumenta a responsabilidade. Você se cobra, porque tem que estar à altura da grandeza da agremiação. E é um prazer, uma honra, fazer parte desse universo! Como eu sempre digo: É maravilhoso pisar nesse solo, banhado por aquele rio azul e branco que "passou em nossas vidas"!

CPB: Dentro do Mundo do Samba, você tem algum sonho?

Alexandre:  Sonhar é uma imposição da existência humana. Uma condição inerente à ela. Eu creio que o sonho de todo sambista é ver sua obra reconhecida publicamente.

CPB: Você participará do Concurso de Samba Enredo 2017? Já tem parceria certa?

Alexandre:  Pretendo participar, sim. Mas ainda não tratei de parcerias para esse ano. No momento, estou voltado para o Concurso de Samba de Terreiro. Após o término do concurso, naturalmente esse processo vai rolar.

CPB: Como portelense, o que você espera para a PORTELA?

Alexandre:  Aquilo que todo portelense espera: Título! Eu tive a oportunidade de ver a Portela ser campeã, mas existem muitos portelenses que nunca vivenciaram isso! Uma conquista lavaria a alma dos mais vividos e acalentaria o coração dos mais jovens. 

Muito obrigado pela oportunidade.
Forte abraço.
Alexandre Velloso

O BLOG agradece a sua participação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário