quinta-feira, 28 de maio de 2015

Oswaldo Cruz (O Berço da PORTELA)


Casarão Rio 450 anos

Bairro de Oswaldo Cruz, aonde nasceu a hoje tão conhecida PORTELA, a maior campeã da história do carnaval carioca!

Com certeza, o maior celeiro de bambas do Mundo do Samba, a PORTELA se destaca por ter em sua rica história pela sua Ala de Compositores, que possui em sua homenagem Ary do Cavaco! Mas não fica só por aí, conforme diz um velho samba portelense: "se for falar da PORTELA, hoje não vou terminar", e viajando no tempo surge Marquinhos de Oswaldo Cruz, que hoje é um dos que leva a bandeira do samba e também do velho bairro de Oswaldo Cruz! O compositor é um dos mais atuante no Mundo do Samba, tendo como criações o Trem do Samba e a Feira das Yabás, aonde tudo acontece por lá.


- Sabe, Oswaldo Cruz é para mim o Louvre carioca. Diante do impacto da comparação inesperada, e logo se apressa para explicar. É por causa do impacto imaterial. Quem passa por aqui jamais imagina o quanto este bairro é importante para a história da cidade e para o orgulho do morador do subúrbio. São muitas as histórias. 

E lembra:

- Antigamente, não havia essa identidade suburbana. Nem mesmo a Portela cantava Madureira e Oswaldo Cruz, como faz agora. Tudo isto começou com essa música que canta o dia a dia do bairro onde cresci, e se intensificou com o Trem do Samba. Eu brinco dizendo que esse é o único dia do ano no qual o Rio de Janeiro realmente se encontra. 

Quando o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes pediu a ele a indicação de um imóvel na Zona Norte para instalar uma nova sede da prefeitura. A lembrança de um antigo casarão abandonado na Carolina Machado, que estava ocupado por moradores de rua, logo despontou na memória do músico e encantou o prefeito, que buscava aproximar a administração da área. 

- O casarão é lindo e recuperado ficou maravilhoso. Para quem mora aqui, saber que o prefeito está por perto despachando e agindo para resolver os seus problemas é maravilhoso. Isso reforça o orgulho de todos nós. Fico muito feliz de ele ter apostado na minha sugestão.

Salve Oswaldo Cruz, o verdadeiro berço PORTELENSE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário