segunda-feira, 9 de junho de 2014

PORTELA 2015 (Detalhes)

Monarco em frente ao Pão de Açúcar, um dos cartões-postais do Rio que estarão no desfile

Presidente de honra desde 2013, quando a nova administração assumiu a escola, ele é o retrato dos novos tempos e se prepara para duas novidades que prometem movimentar o ninho da águia: o lançamento de um CD e a criação de um centro de memória da Portela.
 
- Tudo que aconteceu com a Portela desde o ano passado é uma grande bênção. A Escola está renovada. Voltamos a sorrir. Os meninos administram tudo com muita organização, só falta o campeonato.
 
E revela outros dois desejos que concretiza esse ano.
 
- Este mês, lanço um CD que marca meus 80 anos. São músicas inéditas. Uma eu compus menino, tinha uns 10 anos. Tem uma turma de primeira, Marisa Monte, Zeca (Pagodinho), Beth Carvalho e outros. E, depois da Copa, inauguro o centro de memória da Portela. Reuni fotos históricas e informações. Coisas preciosas, como uma foto de Seu Rufino, que escolheu a águia como símbolo.
 
Em 2015, o carnavalesco Alexandre Louzada avisa que dará toques de surrealismo. Daí o título: “ImaginaRio - 450 janeiros de uma cidade surreal”.

- Salvador Dalí (pintor espanhol surrealista) não conheceu o Rio em vida. Pedimos a Deus que nos empreste Dalí, para que ele retrate a cidade - explica Louzada, que está convidando os outros 11 carnavalescos do Grupo Especial para criarem figurinos de uma ala: - A ala é um arlequim e uma colombina. Já tenho o ‘ok’ de Paulo (Barros), Cahê (Rodrigues), Alex (de Souza), Tijuca e Beija-Flor.
 
O extravagante bigode de Dalí - fino e arqueado para cima - será o símbolo do enredo. O desfile também terá o Pão de Açúcar e o Maracanã, mas tudo de uma “forma bem diferente”.
 
Segundo Louzada, a plástica da escola estará toda baseada no surrealismo.

- Vou mostrar o Pão de Açúcar, a natureza, o Maracanã, mas tudo de uma forma bem diferente. Espero agora um samba surreal, o melhor da história da Portela.
 
Em 2014, a Escola investiu R$ 8 milhões. Em 2015, prevê no mínimo o mesmo valor. O enredo não tem patrocínio. Em 2014, o abre-alas teve 23 águias. Em 2015, Louzada quer mais : “São 450 anos. Quem quiser contar vai ter trabalho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário