quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Colombo

Trio ABC (Colombo, Edir e Noca)

Colombo, era compositor e jornalista. Nasceu na Bahia mas transferiu-se para o Rio de Janeiro indo residir no subúrbio de Oswaldo Cruz.

Conheceu Noca da PORTELA em São Cristóvão que o levou-o para a Ala dos Compositores da Portela, com o qual compôs quatro sambas-enredos vencedores para a escola.

Em 1966, fundou o Trio ABC da PORTELA, juntamente com Noca e Picolino. O trio não chegou a gravar nenhum disco, contudo, seus componentes foram contemplados com vários sambas-enredos vencedores nos carnavais que sucederam.

Em 1967, Elza Soares gravou em um compacto simples pela Odeon as músicas "Portela querida", (c/ Picolino e Noca da Portela), composição que viria a ser posteriormente o maior sucesso do trio, além de música emblemática para a Portela, e, do outro lado, "Sofri" (Bide e Marçal). No ano seguinte, o trio inscreveu duas composições no "II Concurso de Música de Carnaval", organizado por Ricardo Cravo Albin (na época, Presidente do Conselho Superior de Música Popular Brasileira do MIS), a primeira foi "Portela querida", defendida por Elza Soares, e a segunda "É bom assim", interpretada pelo cantor Gasolina. Ainda em 1968, Martinho da Vila em seu LP "Nem todo crioulo é doido", gravou "Querer é poder" de autoria de Colombo, Noca da Portela e Picolino.

Em 1976, com o maravilhoso samba de sua composição "O Homem de Pacoval", em parceria com Noca da Portela e Edir Gomes, foi gravada por Silvinho do Pandeiro no LP "Sambas-enredos das Escolas de Samba do Grupo 1".

Para o desfile de 1995, foi um dos compositores ganhadores do Concurso de Samba-Enredo da PORTELA, do antológico samba e desfile, "Gosto que me enrosco" (Colombo, Gelson e Noca da Portela).

Em 1998, recebeu da Rede Globo o prêmio "Estandarte de Ouro" por seu samba "Os olhos da noite", em parceria com J. Rocha, Darcy Maravilha e Noca da Portela. Neste mesmo ano, classificou este samba em 2º lugar na cotação dos melhores sambas-enredos, de acordo com pesquisa feita pelo jornal "O Dia", com os jurados Ricardo Cravo Albin, Moacyr Luz, Roberto Moura, Cláudio Vieira e Mauro Ferreira. Entre seus vários intérpretes está Eliana Pittman em "A dor que vem do Brás" (Colombo, Noca da Portela e Picolino da Portela).

Sua obra:

  • A dor que vem do Brás (c/ Noca da Portela e Picolino da Portela)
  • Amazonas, esses desconhecidos delírios e verdades do Eldorado verde (c/ Noca da Portela, Chico da Silva, Janjão e Gilson Nogueira)
  • É bom assim (c/ Noca da Portela e Picolino da Portela)
  • Gosto que me enrosco (c/ Noca da Portela e Gelson)
  • O Homem de Pacoval (c/ Noca da Portela e Edir Gomes)
  • Os olhos da noite (c/ Noca da Portela, J. Rocha e Darcy Maravilha)
  • Portela querida (c/ Noca da Portela e Picolino da Portela)
  • Querer é poder (c/ Noca da Portela e Picolino da Portela)
  • Tudo é diferente (c/ Edir Gomes e Noca da Portela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário