sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

PORTELA 2021 (Retrospectiva)

PORTELA 2021

RETROSPECTIVA



DEDÉ DA PORTELA
LEÃO DE NOVA IGUAÇU 2021

 
ALVAIADE
MESTRES PORTELENSES 


ALVARENGA
MESTRES PORTELENSES


VANDERLEI SANTANNA
THE VOICE + 60 

ELTON MEDEIROS
MESTRES PORTELENSES


MARSÍLIA
(Destaque Portelense)
Museu do Samba
Depoimento

 

WALTER ALFAIATE
MESTRES PORTELENSES


OSNI JOSÉ DO NASCIMENTO
(Falecimento)

PORTELA

98 ANOS

-  Patrimônio do Samba  -


ANICETO, MIJINHA E VENTURA
MESTRES PORTELENSES

 

SURICA
Conforme eu sou (CD)
 

WILSON MOREIRA
MESTRES PORTELENSES


ARGEMIRO
MESTRES PORTELENSES


PAULO MIRANDA
(Falecimento)


CANDEIA
MESTRES PORTELENSES




FILHOS DA ÁGUIA
I Concurso Juvenil de Samba de Quadra


CATONI
MESTRES PORTELENSES


ZÉ KETI
MESTRES PORTELENSES


CD OS 10 MAIS
CONCURSO DE SAMBA DE ENREDO
PORTELA 2022


BETO FININHO
(Falecimento)


CANDEIA
DIPLOMA BLOG


O SENHOR DO TREM
(Homenagem à Paulo da PORTELA e a
Velha Guarda da PORTELA)

 



HEITOR DOS PRAZERES
MESTRES PORTELENSES

 
PORTELA

PATRIMÔNIO IMATERIAL E CULTURAL 

DO RIO DE JANEIRO



MONARCO
(Falecimento)


MONARCO
(Homenagem) 

COMPOSITORES DA PORTELA BLOG (Feliz 2022)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Obrigado MONARCO!

PORTELA

E

MONARCO


A PORTELA  está virando uma de suas páginas!  O dia 11 de dezembro de 2021 foi a data que um de seus principais ícones "deixou" a sua amada, A Majestade do Samba!  A Escola perde uma enorme referência.

Monarco, nos brindou com uma bela e vasta Obra tanto para a Escola, quanto para a MPB, mostrando sempre o capricho no compor, fato raro no Mundo do Samba.  O tempo que passou de sua vida muito foi dedicado a Azul e Branco de Oswaldo Cruz, como ele sempre se referia e cobrava quando citava.

Além disso, foi, o maior Resgate da História da Agremiação, quanto aos detalhes que sempre citava em suas diversas entrevistas.  Sempre saudoso, mencionava baluartes que, assim como ele, fizeram da PORTELA a potência que é hoje.

Monarco, como sempre citamos, faz parte, além da Nobreza Portelense, um personagem que esteve ainda acima dessa situação.  A PORTELA, reduto de grandes sambistas e que o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG sempre exalta, teve em sua trajetória três importantes sambistas e que facilmente se destacaram durante esse quase um século de existência.

Não podemos nunca deixar de mencionar, PAULO DA PORTELA, NATAL e MONARCO!

Se destacaram pela bravura e AMOR extremo pela Escola, cada um com o seu perfil, mas que fizeram uma enorme diferença.

Tanto PAULO quanto NATAL participaram do apogeu e arrancada da PORTELA no cenário do SAMBA, tanto no Rio de Janeiro quanto no Brasil.  Acreditamos que, conforme vídeo disponibilizado pelo BLOG, aonde o Mestre mostra todo o seu carinho e respeito pelo passado, cobrando do portelense cada vez mais empenho pela Escola.

A PORTELA através da sua valorosa VELHA GUARDA, capitaneada por MONARCO, por muito tempo, tinha como o grande apoio naquele Grupo que sempre valorizou o VERDADEIRO SAMBA e o Mestre sempre empunhou a bandeira em defesa da Azul e Branco.  E lá estava ele, todo orgulhoso e cada vez mais amante de sua Escola.

Esse era MONARCO, que por muitas ocasiões víamos nele, a PORTELA personificada, e era o que acontecia.

Tal detalhe só se fez verificar, em todos esses anos em PAULO e NATAL, MONARCO, com toda a sua elegância traduzia perfeitamente o QUE É SER PORTELA!

Monarco nos ofertou várias páginas belas em nossa História!  Fato que o faz imbatível em se tratando de PORTELA.

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG teve a honra de ofertar nosso Diploma ao Mestre ainda em vida e que para o BLOG será como um troféu, dentre aqueles já dignamente ofertados.

Portanto, LÍDER não se faz, se nasce e a PORTELA, até hoje, tem em seu Livro, esses três exemplos!


OBRIGADO MONARCO!

domingo, 12 de dezembro de 2021

Monarco fala o que pensa sobre a Portela nos seus 80 anos.


Monarco (Depoimentos)

Paulinho da Viola:

"Hoje nós perdemos, não só para o povo da Portela, mas para todos aqueles que têm um amor pelo samba, e sabem da importância do samba na cultura brasileira, nós perdemos uma das figuras mais importantes dos últimos tempos, que é o Monarco. Eu tive o prazer de conviver e de gravar músicas dele. Eu conheci o Monarco em 1964, quando cheguei na Portela, e ele já era um sucesso", relembrou o músico, portelense ilustre.

Zeca Pagodinho:

"Perdemos Monarco, nosso mestre, a Portela tá triste, o mundo do samba está triste. Só tenho a falar que teve uma missão bacana, não fez feio, cumpriu a missão dele bacana e Deus recebe".

Marisa Monte:

"Durante as gravações do disco “Portas”, Mauro Diniz veio gravar com a gente o samba “Elegante Amanhecer” em homenagem à Portela. Falando do Monarco, resolvemos ligar para ele, que estava isolado em casa. Monarco sempre foi um mestre nato, de personalidade generosa que gostava de compartilhar seu saber e suas histórias. Sua memória prodigiosa guardava os melhores sambas e era nossa enciclopédia. Testemunha viva da história do samba, a ele a gente recorria quando queria saber sobre os assuntos dos bambas. Um homem generoso e gentil. Um grande brasileiro. Nesse dia eu pude dizer o quanto o amo e digo agora que o amarei para sempre. Obrigada mestre, você viverá eternamente ✨"

Moacyr Luz:

"A morte do Monarco é uma ruptura importantíssima na história do samba. Ele era atuante até hoje, cantava uma hora e meia de um repertório não só dele, como de outros parceiros. Líder da Velha Guarda da Portela. Com ele, esse elo de passado de glória e glória futura da Portela se perde muito. Ele costurou essa coisa que vinha do passado, da fundação da escola, até o dia de hoje. É uma falta que você vai fazer, mestre Monarco." 

Tereza Cristina:

"Gente, isso é uma notícia muito triste. Eu gostaria de falar da história, da importância do Monarco, com as gerações mais novas, com quem não possa saber quem é o Monarco. O Monarco é a história da Portela, uma pessoa íntegra, um compositor espetacular, muito querido por todas as escolas."

G.R.E.S. PORTELA:

"Luto no mundo do samba! Portela lamenta a morte de seu Presidente de Honra, Mestre Monarco.

É com tristeza profunda que a Portela informa a morte de nosso Presidente de Honra, Monarco, aos 88 anos. O Mestre estava internado desde o mês de novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde se internou para fazer uma cirurgia no intestino. Infelizmente, não resistiu às complicações. Ele deixa esposa, filhos, netos e uma legião de fãs e admiradores."

América F.C.:

"É com pesar que o America Football Club lamenta o falecimento de um dos maiores nomes do samba nacional e grande americano Monarco. Nos 88 anos de vida, Monarco sempre levou o seu amor pelo samba e pelo America para onde fosse."

Império Serrano:

"É com extremo pesar que o Império Serrano recebeu a notícia do falecimento do mestre Monarco, grande baluarte do samba brasileiro e ícone da nossa coirmã."

Estação Primeira de Mangueira:

"A Estação Primeira de Mangueira lamenta profundamente a partida de mais um baluarte do samba. Monarco deixará saudades e uma lacuna irreparável. Nossos profundos sentimentos aos seus familiares, amigos e a co-irmã."

Prefeito Eduardo Paes:

"Meu querido amigo e padrinho se foi. Quanta tristeza. Obrigado por ter me proporcionado tantos momentos especiais. Vamos para sempre honrar sua poesia e amor pelo samba e pela Portela. Você vai fazer muita falta."

Governador Cláudio Castro:

"O samba perde uma de suas maiores expressões. Lamento profundamente o falecimento de Mestre Monarco e expresso meus mais profundos sentimentos à família portelense e ao mundo do samba, ao qual ele dedicou seus 88 anos de vida."

Monarco

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

PORTELA (Patrimônio Imaterial e Cultural do Rio)


PORTELA

PATRIMÔNIO IMATERIAL E CULTURAL

DO RIO DE JANEIRO



A PORTELA, maior campeã do carnaval carioca, com 22 conquistas, recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado Rio de Janeiro. 

O reconhecimento veio com a Lei n° 9505, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins (Progressista), sancionada pelo governador Cláudio Castro na última sexta-feira. 

Fundada em 1923 na região de Oswaldo Cruz, Zona Norte da cidade, a Escola de Samba se tornou uma grande referência para amantes do samba.



No mês passado, a tradicional Feijoada da Tia Surica virou Patrimônio Histórico e Cultural do Rio. O reconhecimento foi concedido no dia de aniversário da Baularte da Portela, que completou 73 anos no dia 17 de novembro. 

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG parabeniza à Majestade do Samba pela justa homenagem recebida.  São muitas histórias para contar, tantos nomes a lembrar..  Um verdadeiro ícone da Cultura e da MPB.