A portelense Clara Nunes será homenageada por Adelzon Alves!
O radialista Adelzon Alves, produtor de quatro discos que alçaram Clara Nunes ao posto de uma das maiores cantoras de samba de todos os tempos.
— Naquele momento (1971), quando me convidaram para produzí-la na gravadora Odeon, eu já tinha um projeto para ela — lembra Adelzon, que, no próximo sábado, homenageia a cantora com o grupo MPB de Raiz, na Arena Carioca Abelardo Barbosa, em Pedra de Guaratiba.
E o projeto de Adelzon era desenvolver uma carreira para Clara Nunes com base nas tradições afro-brasileiras do samba, principalmente. Foi o que expôs naquela reunião na Odeon, da qual participaram o diretor-artístico da gravadora, Milton Miranda; a cantora Clara Nunes, a mãe dela; e seu então produtor, Jorge Santos:
— Passei a trazer canções de Dorival Caymmi para ela gravar, de sambistas como João Nogueira, que teve a carreira alçada por ela, e também de compositores do Nordeste.
Outro passo foi buscar uma estética visual para Clara Nunes:
— Chamei o estilista Geraldo Sobreira e o cabeleireiro Adevanir para comporem uma estética afro-brasileira para ela.
Mas Adelzon lembra que não foi fácil divulgar o trabalho de Clara Nunes. Para isso, contou com a ajuda de José Itamar de Freitas, diretor do "Fantástico" e Eduardo Sidney, do Programa Flávio Cavalcanti.
— A mídia nunca quis saber de samba. O José Itamar levava puxões de orelha quando divulgava clipes de Clara Nunes.
A homenagem a Clara Nunes será na Arena Carioca é Rua Soldado Elizeu Hipólito s/nº, Pedra de Guaratiba.