PORTELA 2026
ENREDO
A Portela levará para a Sapucaí em 2026 o Enredo: "O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande".
Príncipe Custódio, personagem histórico e espiritual da tradição afro gaúcha do século 19, reverenciado como líder religioso e um dos principais responsáveis pela estruturação do Batuque, religião de matriz africana difundida no sul do país.
A Azul e Branca de Oswaldo Cruz pretende explorar a influência da ancestralidade negra na formação do Rio Grande do Sul, ao propor uma nova perspectiva sobre o papel da população afro-brasileira na história nacional.
"Nossa proposta é debater a descentralização da historicidade negra do Brasil, focando na formação do Rio Grande do Sul e promovendo a certeza que essa influência negra foi estimulada e organizada pelo Príncipe do Bará, o Custódio. A realeza africana é parte indispensável da construção da identidade do povo gaúcho. Uma história que mistura personagens, fatos históricos, ficção, lenda, sonhos, utopias e ressignificação do Brasil", afirmou o carnavalesco André Rodrigues.
O presidente Junior Escafura definiu o projeto:
"Estamos ampliando nosso olhar para além dos nossos territórios já consagrados, mostrando que a resistência negra também construiu outras partes do Brasil. A Portela quer ser esse instrumento de visibilidade, mas sem perder sua essência e grandeza."
Nenhum comentário:
Postar um comentário