domingo, 10 de novembro de 2019

PORTELA 2020 (Fantasias - Alas Comerciais)

PORTELA 2020

- Fantasias -
ALAS COMERCIAIS


QUADRO 1 – BAÍA DA GUANABARA, NOSSO GUAJUPIÁ

“Temos tudo ao alcance das mãos...”



ALA 2 – KAMURUPY
(Águia na folia)

Um peixe grande com o aspecto de uma sardinha, esse era o mais desejado e almejado peixe a ser pescado pelos tupinambás. Vivia nas águas quentes tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico, especialmente nas águas salobras dos manguezais, na parte dos canais e também sobre áreas mais rasas cobertas nas marés cheias.

QUADRO 2 - ALDEIA KARIÓKA VIDA PLENA


“Na lendária aldeia Karióca, trabalhava-se muito, vivia-se com absoluta integralidade com o meio ambiente.”


ALA7- O QUE SE PLANTA, A TERRA ACOLHE
(Mocotó)

O clima ameno da Baía da Guanabara proporcionou uma agricultura e a colheita de diversas plantas e raízes como; milho, mandioca, aipim, feijão e batata doce, dentre outros, ingredientes que formaram a base da culinária popular brasileira.

QUARDO 3 – HÁBITOS E COSTUMES

“A verdadeira função que os índios esperam de tudo que fazem é a beleza. Incidentalmente, suas belas flechas e sua preciosa cerâmica têm um valor de utilidade. Mas sua função real, vale dizer, sua forma de contribuir para a harmonia da vida coletiva e para expressão de sua cultura, é criar beleza”


ALA12 - SAMBURÁ - do tupi samu’ra (pau enroscado)
(Raízes da PORTELA)

Cesto de cipó ou de taquara usado pelos pescadores para guardar iscas, petrechos de pesca e o que foi pescado. Os cestos também são utilizados para uso doméstico, na manutenção e transporte de alimentos. É mais confeccionado pelas mulheres, que desenvolvem variadas formas de trançados.

QUADRO 4 – KAÛÍ – A BEBIDA DOS DEUSES

“Para toda festa havia uma bebida certa, sagrada e cerimonial que era condição primeira para realização de tais eventos comemorativos. O kaûī ou cauim era um tipo de licor alcoólico muito apreciado por eles.”


ALA19 - CURIMBÓ
(Amor e Paz)

Instrumento indígena comprido de percussão, de formato oblongo (roliço). Do Tupi-Guarani: Cu-rim-bó = Tambor. Confeccionado de tronco oco de árvore, com uma das extremidades (ponta) coberta, normalmente, com pele de animais silvestres. O Curimbó é utilizado para ritmar a contagiante festa do cauim.


ALA21 - BAPO-MARACÁ
(Explode coração)

Ritmador de cantos e danças. Marcava o compasso da música e dança sob forte emoção e evocando os deuses com o poder do seu maracá.


QUADRO 5 – GUAJUPIÁ, O QUE FIZEMOS DE TI?
“Um vale da Morte, o nosso limbo, o limbo de nossos ancestrais.”



ALA26 - JIBOIA
(Sambola)

“Jiboia” provém do tupi y’bói. “Constritora” é uma referência ao modo como a jiboia mata suas vítimas: apertando-as e sufocando-as. E assim, ironicamente, nos sufocamos, vítimas das nossas ambições desmedidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário