terça-feira, 6 de março de 2018

Feira das Yabás (Patrimônio Cultural Imaterial)


FEIRA DAS YABÁS
- Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro -

Ainda dependendo da sanção do Governador do Rio, a Feira das Yabás, evento portelense poderá se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado!

-  A Feira das Yabás dá a identidade da região. Passei o dia inteiro tentando não pensar nessa votação, para não ficar muito ansioso. Que alegria estou sentindo agora. Agradeço profundamente à imprensa do Rio de Janeiro que nos ajudou e vestiu a camisa dessa causa junto com a gente - conta o idealizador da Feira das Yabás.

-  As duas datas históricas aconteceram no dia 13 de maio, que neste ano cai exatamente no segundo domingo do mês. A liberdade religiosa sempre foi uma luta minha, e eu sei que a feira consegue englobar todo mundo. Ela traz a memória local, completa Marquinhos.

-  Além de festejar a cultura afro brasileira, a feira ainda tem como maior atração as rodas de samba e as barraquinhas de comidas típicas. Não podemos negar que a marca registrada do subúrbio carioca é o samba. Manter esse elo entro o antigo e o novo é ter a certeza de que a tradição será mantida pela nova geração que está por vir.

- Que alegria saber dessa aprovação. Sentimos muita falta da feira, pulei de felicidade quando soube da volta em maio. Não é uma conquista só nossa, é de toda uma população local e também das pessoas que gostam da nossa cultura. É amor, é paixão, é um carinho enorme. Ficamos na expectativa e rezamos para que dê tudo certo, diz a quituteira Rosimeire da Cruz Alcantara.

- Ali funciona um ponto de preservação de um dos mais importantes saberes tradicionais, a gastronomia do samba, mantida pelas zeladoras do nosso patrimônio imaterial. Além de movimentar a economia local de Madureira e dos bairros adjacentes, tem um valor simbólico imensurável — afirma Nilcemar Nogueira, Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

O BLOG parabeniza ao Portelense Marquinhos de Oswaldo Cruz e, desde já, na torcida pelo êxito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário