segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Valério

 
CPB: Nome e idade? 
 
Valério:  Hélio Dias Valério, Pseudônimo Abraão Valério, nesse momento tenho 74 anos.
 
CPB: Fale um pouco sobre você!
 
Valério:  Sou brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1940, numa maternidade em Cascadura. Sou funcionário público, casado, vivendo e residindo com esposa, filhos e netos no subúrbio de Rocha Miranda.  Minha mãe, Francisca Dias Valério, do lar, meu pai, Manoel Dais Valério, brasileiro, funcionário público federal.  Foi amigo de Paulo da PORTELA, nas décadas de 20/30/40.  Meu pai, foi um cidadão de boa conduta e elevada moral, e ainda de notório saber.  Orientando a mim e meus irmãos a trilhar sempre pelo bom caminho, na estrada da vida.  Procurando se apegar com os livros, nos bancos escolares, com a finalidade de conseguir o melhor para uma existência feliz.  Neste momento agradeço a meu pai, por este grande legado! Que me encaminhou a ser um cidadão do bem e possuidor de boa formação moral e elevado caráter!!!!!!! 
                                                                                                       
CPB: Como portelense, como você está vendo este novo momento?
 
Valério:  Como portelense roxo, estou vendo com muita satisfação, a família portelense se movimentando com força e vontade gigante, de conquistar o objetivo maior, que é nossa vitória, tão esperada pelo mundo portelense! 
 
CPB: Fale de sua experiência no mundo do samba! 
 
Valério:  Aos doze anos, em 1952, vizinho do GRES Unidos do Indaiá, desfilei em Marechal Hermes.  Em 1956 desfilei, no Acadêmicos de Bento Ribeiro (Pega Dormindo), passista, bateria, etc.  Em 54 ou 55 entrei na Portelinha para assistir o ensaio, quando ainda era de barro vermelho, o terreiro, ocasião que vi Walter Rosa, e outros compositores. Década de 60 desfilei como passista sai em alas, e em 1976 comecei a fazer parte da Ala de Compositores da PORTELA, presidida pelo compositor Velha.  A PORTELA fazia ensaios aos sábados na sede do Mourisco, em Botafogo.  Na década de 70, ocasião em que fui designado a apresentar o meu samba de quadra, e num dos ensaios, o diretor de harmonia Nilton Batatinha, me fez cantar por quase 15 minutos por verificar que o samba "Memória" tinha boa qualidade, para terreiro, disse ele.  Fui SECRETÁRIO do Departamento Musical(Ala dos Compositores da PORTELA) por dois anos.  Disputei samba-enredo, sempre com obra de minha autoria sem parceiros, como até hoje.  Ganhei samba-enredo no GRBC Carinhoso de Bento Ribeiro, onde desfilamos na Avenida.  Ganhei samba de desfile de rua no Bloco do Limão de Honório Gurgel, por dois anos.
 
DISCOGRAFRIA
 
Uso o pseudônimo de Abraão Valério nos discos.  Gravei vários partidos alto, na gravadora Teipicar-Odeon e outras entre grandes do partido-alto a saber: Baianinho da Em Cima da Hora, Luiz Grande, Ary do Cavaco, Zé Dedão, Bebeto de São João, Rock do Plá, J.Ramos, Crioulo Doido, Marinho da Muda, Gracia do Salgueiro e etc.  O grande partideiro Dicró  gravou de minha autoria, Dicró (O professor) e J. Ramos (Casamento do custo de vida com a inflação) em LP da RCA Vitor. Gravei na minha própria voz, "Nega esperta", "As aparencias se enganan", "Quem comeu passou mal", "Olho no Forasteiro", "O Rei da armação" e, "Aqui se faz aqui se paga", gravado por J. Ramos.  na Teipcar no Olé do Partido Alto.  Ainda o samba" Sonho de um Portelense" gravado por Ronaldo Pudim e ainda o samba "Gigante", que está em estúdio para ser gravado.
 
CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s), no Samba?  
 
Valério:  Paulo da PORTELA, Candeia, Zé Kétti e Walter Rosa.
 
CPB: Na elaboração de um samba, como você se define? É letrista, faz a música ou os dois?
 
Valério:  Sempre letra e música juntos!
 
CPB: Como você chegou a PORTELA?
 
Valério:  Passando, sempre em frente a Portelinha, um dia na década de 50 entrei para assistir o ensaio, e nunca mais parei de ser PORTELA!  
 
CPB: Desde quando você compõe?  
 
Valério:  Eu creio que desde 16 anos!
 
CPB: O que você como compositor portelense falaria com os jovens Compositores da Escola?
 
Valério:  Procure não esquecer, que a Ala de Compositores da PORTELA é reconhecida, como a mais poderosa ala de autores do mundo do samba, por possuir nomes de ícones importantes como Paulo da Portela e todos que tiveram musicas gravadas por grandes cantores do nosso Brasil. "Orgulho"!!!!!  
 
CPB: Para você, o que é ser PORTELA? 
 
Valério:  É viver, sonhar e respirar, em azul e branco!!!!!!!
 
CPB: Dentro do Mundo do Samba, você tem algum sonho?
 
Valério:  Que o samba possa um dia, promover a Paz Universal !!!!!!!
 
CPB: O que você espera desta nova PORTELA para 2015?
 
Valério:  Hora, em 2014 desfilei sobre os olhares brilhantes da plateia, aplaudindo, gritando que beleza!!! Que maravilha !!!! Salve a PORTELA, já ganhou!!!!!!  Evidentemente, espero a repetição melhor ainda em 2015, pelo trabalho da diretoria que vem sendo realizado.  O samba escolhido do Noca tem qualidades!!!!  Vamos com tudo!!!!!!  Que a sorte nos ajude!!!!!

Compositor Abraão Valério
Abraços a todos !!!!!
 
Desde já, agradecemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário