sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

PORTELA 2019 (Carlinhos de Jesus)

Carlinhos de Jesus 
A Comissão de Frente da Portela trará a religiosidade de Clara Nunes


A PORTELA contará com um dos mais experientes e respeitados coreógrafos do Mundo do Samba, Carlinhos de Jesus, conforme, a muito, divulgado no BLOG!

- Voltar para os desfiles, voltar para este carnaval maravilhoso, pela Portela, é uma benção. Pela tradição que a escola representa, pela sua energia, pelo seus 95 anos, por tudo que ela significa, inclusive, na minha vida. A Portela é madrinha da Em Cima da Hora, minha escola de origem. Quando garoto, pré-adolescente e adolescente, eu não saia dessa região daqui. Eu não saia das quadras, de Cavalcanti direto para cá. Então, é um prazer muito grande e uma honra, voltar pela Portela”, declarou.

Para 2019, Carlinhos conta um pouco do que a Escola de Oswaldo Cruz trará em sua Comissão de Frente: 

-  Muita gente pensa que a Clara Nunes vem na comissão, mas não. Isso posso adiantar. Clara Nunes não vem na comissão, mas vem toda sua representatividade religiosa. Vamos usar uma tecnologia, uma coisa muito simples, não pensem em pirotecnia e nem em coisas muito mirabolantes. Não, não temos. Nossas ações são todas manuais. E pela primeira vez a gente vai fazer isso em uma comissão de frente. Mas é muito simples, não esperem grandes mirabolâncias. O que nós faremos, é a cara do enredo. Está no enredo e na representatividade dessa grande mulher e dessa grande escola. Portela não é escola de pouca tecnologia. É a Escola de tradição, de amor, de raiz. Isso que é importante, e isso que eu procurei não fugir. Trazer a Portela como realmente ela merece ser trazida”, afirmou.


O coreógrafo também observou a importância do elemento cenográfico, na comissão de frente, hoje muito utilizado pelas escolas:

-  Eu gosto do mínimo de coisa possível. A ideia dessa comissão da Portela, começou com uma coisa muito simples, mas diante do que vou ter de fazer na avenida, eu vou ter de subir um pouco essa alegoria, esse tripé vamos dizer assim, para poder suportar um gerador que vou que trazer. Porque, se não fosse isso, nós iríamos vir bem mais baixos. Eu gosto de vir com o mínimo possível. Trazer uma criatividade partindo do nada, e de repente, surgir uma grande coisa. Ou de uma grande coisa reduzir, desaparecer. Usar o truque da melhor forma possível, sem grandes tripés e alegorias”, afirmou.

Com relação às Comissões de Frente impactantes:

-  Eu não tenho nada contra as comissões espetáculos. Eu já acho que muitas destoam um pouco a coisa do perfil do carnaval mesmo. Mas eu não quero fazer nenhuma crítica, até porque poderia estar criticando um trabalho meu, que eu possa ter pesado um pouco mais até porque quisesse o tema. Mas qualquer coisa que você traga para uma apresentação, por mais interessante que seja, não pode perder a noção do que é carnaval. Vamos trazer uma tecnologia, uma modernidade, mas dentro do contexto tipicamente brasileiro, de uma criatividade, de uma espontaneidade que é o carnaval, aí eu aplaudo. Acho que a gente tem de medir um pouco, segurar um pouco a mão e a cabeça, para que o carnaval não perca essa grande importância da criatividade e espontaneidade do povo brasileiro”, ponderou Carlinhos.

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG deseja ao nosso carnavalesco que tudo corra da melhor maneira possível e que a PORTELA inicie seu desfile, além da já esperada Águia, com uma Comissão que traduza tudo o que foi Clara Nunes, em sua totalidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário