Paulo Benjamim de Oliveira, nosso Mestre PAULO DA PORTELA será homenageado!
Inaugurado ontem o Parque Madureira, tendo como uma das atrações a Majesade do Samba, o nome de um de seus baluartes dará nome a Arena Cultural de Madureira!
O espaço, a ser inaugurado ainda neste segundo semestre.
O prefeito Eduardo Paes reconheceu a importância de se resgatar um dos maiores ícones de todos os tempos da história cultural do país com ligação afetiva direta com o bairro. Paulo da Portela foi figura fundamental na história cultura brasileira nas décadas de 20, 30 e 40. Começou a frequentar rodas de samba no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro no início dos anos 1920. Compositor, fundou com Antônio Caetano e Antônio Rufino dos Reis o Conjunto Oswaldo Cruz, que depois foi renomeado para Quem nos Faz é o Capricho, Vai Como Pode e, finalmente GRES Portela.
Paulo da Portela foi um dos que mais lutaram para mudar a imagem estereotipada e preconceituosa que se tinha a respeito do sambista, de malandro e vagabundo, para a de artista de respeito.
A Associação Cultural Amigos do Agito, uma das mais respeitadas no desenvolvimento de projetos e atividades culturais no Rio e no Brasil, será a gestora da arena.
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, mais uma vez se orgulha em mostrar aqui mais uma homenagem a este sambista da mais pura linhagem portelense!
SALVE PAULO DA PORTELA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário