Paulinho da Viola:
"Hoje nós perdemos, não só para o povo da Portela, mas para todos aqueles que têm um amor pelo samba, e sabem da importância do samba na cultura brasileira, nós perdemos uma das figuras mais importantes dos últimos tempos, que é o Monarco. Eu tive o prazer de conviver e de gravar músicas dele. Eu conheci o Monarco em 1964, quando cheguei na Portela, e ele já era um sucesso", relembrou o músico, portelense ilustre.
Zeca Pagodinho:
"Perdemos Monarco, nosso mestre, a Portela tá triste, o mundo do samba está triste. Só tenho a falar que teve uma missão bacana, não fez feio, cumpriu a missão dele bacana e Deus recebe".
Marisa Monte:
"Durante as gravações do disco “Portas”, Mauro Diniz veio gravar com a gente o samba “Elegante Amanhecer” em homenagem à Portela. Falando do Monarco, resolvemos ligar para ele, que estava isolado em casa. Monarco sempre foi um mestre nato, de personalidade generosa que gostava de compartilhar seu saber e suas histórias. Sua memória prodigiosa guardava os melhores sambas e era nossa enciclopédia. Testemunha viva da história do samba, a ele a gente recorria quando queria saber sobre os assuntos dos bambas. Um homem generoso e gentil. Um grande brasileiro. Nesse dia eu pude dizer o quanto o amo e digo agora que o amarei para sempre. Obrigada mestre, você viverá eternamente ✨"
Moacyr Luz:
"A morte do Monarco é uma ruptura importantíssima na história do samba. Ele era atuante até hoje, cantava uma hora e meia de um repertório não só dele, como de outros parceiros. Líder da Velha Guarda da Portela. Com ele, esse elo de passado de glória e glória futura da Portela se perde muito. Ele costurou essa coisa que vinha do passado, da fundação da escola, até o dia de hoje. É uma falta que você vai fazer, mestre Monarco."
Tereza Cristina:
"Gente, isso é uma notícia muito triste. Eu gostaria de falar da história, da importância do Monarco, com as gerações mais novas, com quem não possa saber quem é o Monarco. O Monarco é a história da Portela, uma pessoa íntegra, um compositor espetacular, muito querido por todas as escolas."
G.R.E.S. PORTELA:
"Luto no mundo do samba! Portela lamenta a morte de seu Presidente de Honra, Mestre Monarco.
É com tristeza profunda que a Portela informa a morte de nosso Presidente de Honra, Monarco, aos 88 anos. O Mestre estava internado desde o mês de novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde se internou para fazer uma cirurgia no intestino. Infelizmente, não resistiu às complicações. Ele deixa esposa, filhos, netos e uma legião de fãs e admiradores."
América F.C.:
"É com pesar que o America Football Club lamenta o falecimento de um dos maiores nomes do samba nacional e grande americano Monarco. Nos 88 anos de vida, Monarco sempre levou o seu amor pelo samba e pelo America para onde fosse."
Império Serrano:
"É com extremo pesar que o Império Serrano recebeu a notícia do falecimento do mestre Monarco, grande baluarte do samba brasileiro e ícone da nossa coirmã."
Estação Primeira de Mangueira:
"A Estação Primeira de Mangueira lamenta profundamente a partida de mais um baluarte do samba. Monarco deixará saudades e uma lacuna irreparável. Nossos profundos sentimentos aos seus familiares, amigos e a co-irmã."
Prefeito Eduardo Paes:
"Meu querido amigo e padrinho se foi. Quanta tristeza. Obrigado por ter me proporcionado tantos momentos especiais. Vamos para sempre honrar sua poesia e amor pelo samba e pela Portela. Você vai fazer muita falta."
Governador Cláudio Castro:
"O samba perde uma de suas maiores expressões. Lamento profundamente o falecimento de Mestre Monarco e expresso meus mais profundos sentimentos à família portelense e ao mundo do samba, ao qual ele dedicou seus 88 anos de vida."
Nenhum comentário:
Postar um comentário