sábado, 30 de janeiro de 2016

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Monarco e a Velha Guarda da PORTELA (São Paulo)



Velha Guarda da PORTELA (Traço de União)



  
VELHA GUARDA DA PORTELA
Traço de União 
 
Comandada por Mestre Monarco, a Velha Guarda da PORTELA está retornando ao Traço de União com todo o seu escrete!
Dia:  29/01/2016
Horário:  21h
Rua Cláudio Soares, 73 - São Paulo

PORTELA 2016 (Detalhes)

PORTELA 2016

- Detalhes -

Carnaval chegando e a PORTELA vai definindo seus detalhes de apresentação!



Responsável pela abertura do cortejo, a Comissão de Frente estará representando a Odisseia de Ulisses!

O grupo ensaia três vezes na semana e, virá com vários efeitos especiais!
A coreógrafa Roberta Nogueira falou sobre a expectativa para o desfile:

- Estamos trabalhando para surpreender a Sapucaí. A rotina de ensaios é intensa, só temos folga mesmo no fim de semana. O público pode esperar um belíssimo espetáculo.

 

 Comissão de Frente da PORTELA no Ensaio Técnico 2016

Escola que levará Musas para a avenida, uma delas, Gracyanne Barbosa será Cleópatra no desfile de 2016!

A musa portelense está numa grande expectativa pelo seu primeiro desfile na Escola de Oswaldo Cruz:

- Ser rainha de uma escola é uma responsabilidade muito grande, mas ser musa não diminui essa responsabilidade, ainda mais se tratando de uma escola como a PORTELA. A musa também precisa se dedicar, e ter comprometimento com a agremiação.

Vir abrindo o desfile e no tradicional abre-alas, Gracyanne virá de Cleópatra.

- Meu figurino para o desfile já está pronto. Venho de Cleópatra ao lado de um dos maiores símbolos do carnaval carioca, a Águia da Portela, definiu.
 
Gracyanne, Musa Portelense

Diogo Nogueira (Lapa 40)

PORTELA (Ensaio Show)


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Acervo Portelense (Momento - Paulinho da Viola - 1995)


PORTELA 1995

PAULINHO DA VIOLA

Depois de vários anos afastados da sua PORTELA, Mestre Paulinho da Viola retorna e presencia um desfile ANTOLÓGICO que é lembrado até hoje, pelos Portelenses, como um dos maiores de sua História!  Belo registro!

Acervo Portelense:  www.acervoportelense.blogspot.com

PORTELA 2016 (Barracão)

 



PORTELA 2016
GULLIVER

E o Gigante vai surgindo....

PORTELA 2016 (Ensaio de Comunicade - 27/01/2016)

PORTELA 2016 (Fantasia)


PORTELA 2016

Fantasias

Mauro Diniz (Toca do Gambá)

PORTELA 2016 (Ensaio de Comunidade - 27/01/2016)











quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Beto Fininho e Marquinho do Pandeiro (Bistrô do Samba)

PORTELA 2016 (Detalhes)

Link permanente da imagem incorporada

PORTELA 2016
Gigante Gulliver

Para fazer bonito na Sapucaí, tem que acertar detalhes nas alegorias!  E o nosso Gigante vai, cada vez mais, tomando forma.....

Noca da PORTELA (Homenagem)



Palcos da Vida (Darcy Maravilha)



PORTELA 1966 (Enredo)

PORTELA 1966
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
ENREDO
Os portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça encontram-se numa viagem de navio rumo ao Brasil. Pataca aplica uma pisadela no pé de Maria que retruca, dando-lhe um beliscão. Iniciam assim o namoro que culminará com o nascimento do herói do romance, Leonardo, “filho de uma pisadela e de um beliscão”. No Rio de janeiro, o menino terá como padrinho um barbeiro (o compadre) e uma parteira (a comadre) que o protegerão, já que Maria-da-Hortaliça trai muitas vezes o companheiro e acaba fugindo de volta para Portugal com um capitão de navio. Em consequência, Pataca acaba expulsando de casa o menino Leonardo com um vigoroso pontapé e apaixona-se pela cigana, que, por sua vez, também o abandonará. 

Leonardo é adotado pelo padrinho, o compadre, que se afeiçoara a ele. À medida, porém, que vai crescendo torna-se cada vez mais abusado, briguento e pouco dado ao estudo. O compadre sonha com uma carreira sacerdotal para o afilhado e consegue torná-lo sacristão.

Mas Leonardo não durará muito no posto, pois detesta o padre que comanda a igreja da Sé e vinga-se dele revelando para todos os fiéis o amor proibido entre o religioso e a cigana, a mesma pela qual Pataca se apaixonara. A partir daí, Leonardo não demonstra qualquer interesse pelo trabalho ou pelos estudos.

Torna-se um vadio, de vida desregrada, mas extremamente simpático, obtendo sempre a proteção de alguém. Certo dia, conhece a jovem Luisinha, que é sobrinha de uma vizinha mais ou menos rica, a Dona Maria. Apesar da moça ser despida de maiores encantos, Leonardo passa a gostar dela. Entretanto, logo em seguida surge um concorrente mais velho e mais interesseiro, José Manuel, que através de várias maquinações acabará se casando com Luisinha. 

Leonardo nada sofre porque gosta de Vidinha, mulata sensual e livre de maiores injunções morais, com a qual acaba tendo um caso. Como Vidinha tem muitos pretendentes, armam-se várias confusões, atraindo a atenção de uma espécie de Chefe de Polícia da época, o major Vidigal, terror dos malandros e vagabundos. Leonardo é preso, foge, volta a ser preso e é obrigado a se tornar soldado a serviço de Vidigal. Então prega uma peça no major que, por isso, decide açoitá-lo.

Sabedora disso e sempre disposta a ajudar Leonardo, a comadre forma uma comissão de senhoras para interceder junto ao incorruptível major. Além dela, vão Dona Maria, a tutora de Lusinha, e Maria Regalada, que na juventude volúvel tivera uma relação ardente com o Vidigal. O major recebe as senhoras e quando Maria Regalada o chama para um canto e lhe faz uma promessa (a de reatarem o antigo amor), ele cede: Leonardo não apenas recuperará a liberdade como será promovido a sargento. No mesmo dia, José Manuel, que se revelara um péssimo marido, tem uma apoplexia e morre, deixando Luisinha viúva e livre para se casar com Leonardo na mesma igreja da Sé, onde o agora sargento das milícias fora sacristão. 

Embora o título do único romance de Manuel Antônio de Almeida indique um relato em primeira pessoa, (Memórias...), o mesmo dá-se em terceira pessoa através de um narrador onisciente. Este narrador não é neutro, contudo, já que interfere continuamente no andamento da história com comentários humorísticos e com avisos aos leitores a respeito de fatos que irão acontecer. 

Fonte: literatura brasileira

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Acervo Portelense (PORTELA 1994)



PORTELA 1994
- Tabajara do Samba -

Acervo Portelense:  www.acervoportelense.blogspot.com

PORTELA 2016 (Águia)

Clique para aumentar
 
PORTELA 2016
ÁGUIA
Aos poucos o símbolo maior do Carnaval vai surgindo.....

Timoneiros da Viola (Homenagem)



TIMONEIROS DA VIOLA
5 ANOS

Zé Ketti, é um dos maiores Mestres da História da PORTELA!  E será homenageado pelo Bloco Timoneiros da Viola em 2016!



Zé Ketti, com bambas da MPB (Zicartola - Anos 1960)



Considerações:

-  O Zé tem uma importância grande na minha trajetória. Foi ele e o Sérgio Cabral (pai) que me batizaram Paulinho da Viola, lá no Zicartola, restaurante que Dona Zica e Cartola mantiveram por 20 meses na Rua da Carioca, no Centro do Rio. Homenageá-lo é de fundamental importância — ressalta Paulinho da Viola.

-  É uma honra e uma felicidade imensa estar nesta festa que homenageia um dos mais importantes nomes de nossa música, diz Zé Renato (do Boca Livre).

-  Zé Kéti tem todos os predicados que justificam uma homenagem desta grandeza. Possui uma obra incrível que perpassa o amor bucólico e puro, o cotidiano do mundo do samba, o dia-a-dia doméstico e a contestação política. É completo — explica Vagner Fernandes, presidente do Timoneiros da Viola.

SERVIÇO

Timoneiros da Viola
Dia:  31/01/2016
Local:  Praça Paulo da Portela (em frente à Portelinha), Oswaldo Cruz
Hora: 12h (Concentração)

Pecê Ribeiro (Brinquedo do Mar)



Momento (PORTELA 1988)

Momento (Passista Portelense Rhuanderson Albuquerque - Estandarte de Ouro)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PORTELA 2016 (Planejamento de Desfile)

PORTELA
- Planejamento de Desfile -


Primeiro setor: 

"Vamos abrir o desfile com duas histórias mais antigas da humanidade, dois relatos. Um deles é a Odisseia de Homero (poema épico baseado em mitos gregos). Em seguida, iremos falar da travessia do Mar Vermelho, principalmente por conta da saída do povo hebreu do Egito, à procura de Canaã. Também falaremos sobre os grandes navegadores. Incluiremos, aí, os vikings, os chineses, europeus e todos aqueles responsáveis pelas grandes navegações da humanidade. Terminamos o primeiro setor assim, com um carro falando sobre isso".

Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

Segundo setor: 

"É o das viagens da imaginação, da ficção, da literatura. São aquelas inventadas ou criadas através do imaginário humano, do mito. Um exemplo disso são as viagens espaciais".


Terceiro setor: 

"Aqui, vamos abordar as viagens extremas, aquelas que o homem encara, independente de sentir dor ou não. Ele encara uma geleira, um deserto, etc. Mesmo que o homem sinta na pele as consequências dessa viagem, ele procura executar para atingir seus objetivos".


Quarto setor: 

"Vamos falar dos vestígios, de rastros que marcaram a história da humanidade, por exemplo, peças de fósseis, a história do ser humano, do homem das cavernas, etc.".

Quinto setor: 

"Neste momento, aparecerão os caçadores de tesouro. São as pessoas que procuram peças, inclusive aquelas lendárias: Santo Graal, as Minas do Rei Salomão, entre outras".

Sexto e último setor: 

"Fecharemos o desfile da Portela propondo ao público que ele busque o seu caminho. Vai ser através de um convite, à janela da internet. É que com a internet você pode fazer uma viagem a Marte se você quiser. Nossa mensagem é a seguinte: o homem sempre está em busca de alguma coisa, cada um com seu conceito e objetivo. O homem gosta de desafiar a natureza, romper fronteiras. A Portela abre os olhos da águia e convida as pessoas a embarcar nessas viagens".

Mais um pouco deste desfile que promete!