sexta-feira, 30 de maio de 2014

PORTELA (Samba de Quadra 2014)


 
Manhã de segunda
Compositores: Rafael Rocha, Victor Rangel, Vinicius Ferreira e Xandy Azevedo

Baianas da PORTELA (Evento)

 
SALVE NOSSAS BAIANAS!


Sábado (31/05), teremos o 
10° Baile à Fantasia das Baianas da Portela!
 
É um evento de confraternização da azul e branco de Oswaldo Cruz, onde haverá o congraçamento dos segmentos e personalidades da Escola. Terá o comando de Jane Carla, Diretora da Ala, além de ser Pastora da nossa Velha Guarda! 
 
Também haverá a participação de baianas coirmãs de outras escolas de samba que também foram convidadas.
 
Um evento que certamente será sucesso, pois é a Ala mais querida das Escolas de Samba!

Momento (Marçal e Marçalzinho)

Shows Portelenses

Miniatura
 
VELHA GUARDA DA PORTELA
Shows
 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

COMPOSITORES DA PORTELA BLOG (300 Mil Acessos)


Paulinho da Viola (50 anos de carreira)


Abrãao Valério

 
 
Abraão Valério (Hélio Dias Valério), cantor, compositor, instrumentista e passista, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 4/8/1940. Percussionista, tocou em vários espetáculos surdo, pandeiro e tamborim. O pai, Manoel Dias Valério, funcionário d...a Estrada de Ferro Central do Brasil, era violonista amador, além de tocar pandeiro e berimbau. A mãe, Francisca Dias Valério, teve aulas de canto em Juiz de Fora e atuou em coros de igrejas no Rio de Janeiro.

Ainda menino na década de 1940, levado pelo pai, participava do Bloco Carnavalesco da Dona Belega, no subúrbio de Marechal Hermes.

Na década de 1960, ao lado de Candeia, Joãozinho da Pecadora, Jair do Cavaquinho, Jabolô, Mílton Cebola, Ari do Cavaco, Waldir 59 e Eloy do Bloco Carnavalesco Namorar Eu Sei, entre outros, participou várias vezes do “Pagode no trem”, evento criado por Paulo da Portela. Em várias ocasiões, em discos e shows, também assinou com o pseudônimo "Abraão da Portela".

A partir do ano de 1976, com os sambas-de-quadra Rosas vermelhas e Sonho de um portelense, passou a integrar a Ala dos Compositores da Portela, sempre conseguindo boas classificações com sambas-enredos de sua autoria nas disputas dentro da escola. No ano seguinte assumiu o cargo de Secretário Geral do Departamento Musical da Portela.

Neste ano de 1976 Jota Ramos interpretou de sua autoria em parceria com Zé Clóvis Aqui se faz aqui se paga no LP Olé do partido alto Volume 4, lançado pela gravadora Tapecar. Neste mesmo ano foi campeão de samba-enredo no Bloco Carnavalesco Carinhoso de Bento Ribeiro, tendo sido o primeiro compositor de bloco a receber “Direito Autoral de Arena”.

No ano seguinte, também com o pseudônimo Abraão Valério, participou do disco O plá dos partideiros, lançado pela gravadora EMI-Odeon, no qual interpretou de sua autoria Quem comeu passou mal (c/ Arthur Vilarinho) e Olho no forasteiro, em parceria com Sílvio Cláudio.

No ano de 1980 Dicró gravou A recepção, parceria de Dicró, Jota Ramos e Abraão da Portela, este último, também um de seus pseudônimos. No ano seguinte, também assinando Abraão da Portela, sua composição O professor (c/ Dicró e Jota Ramos) deu título ao disco de Dicró, lançado pela gravadora Continental.

Em 1985 participou ao lado de Baianinho, Gracia do Salgueiro, Anézio, Tião do Cavaco, Luiz Grande, Marinho da Muda e Crioulo Doido, entre outros, do LP Partido alto já!, no qual interpretou de sua autoria as faixas O rei da animação (c/ Carlos Agrícola) e Nega esperta, em parceria com João Albuquerque.

Entre os anos de 1992 e 1993 atuou na Riotur como jurado do quisito “Bateria, harmonia e samba-enredo” nos desfiles das escolas de samba dos grupos 3 e de Acesso apresentados na Avenida Rio Branco.

Ingressou no Serviço Público no SUS (Ministério da Saúde), onde formou-se em Técnico de Endemias, aposentando-se em 1996.

No ano de 1998 estudou artes dramáticas com o professor Paullo de Souza, no Sesc de Madureira, tendo participado da peça Faz me rir.

No ano de 2007 o cantor Ronaldo Pudim, no CD Revivendo os bons tempos, lançado pela Casa do Compositor Musical, interepretou Sonho portelense, de Abraão Valério. 

Vilma (Volta a PORTELA - 1977)

 

Vilma, Carlos Teixeira Martins e Benício

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Acervo Portelense

Miniatura
 
PORTELA, Passado de Glória (Produção)
 
Acervo Portelense:  www.acervoportelense.blogspot.com

PORTELA 2014 (Eliminatória - 23/05/2014)


Rixxa (Carioca da Gema)

 
RIXXA
O Samba em Over Dose

 
Carioca da Gema
Avenida Mem de Sá, 79 - Lapa
Dia:  26/05
Horário:  22h
Faixa etária:  Maior de 18 anos
 
 

PORTELA (Concurso Samba de Quadra - Classificados)

CONCURSO
SAMBA DE QUADRA DA PORTELA

 
Veja os sambas classificados na apresentação do dia 23/5, no

Concurso de Samba de Quadra da Majestade do Samba.

Confira:

 Ailton Damião / Amilton Damião / Nilo Nascimento
  Madalena Ribeiro / Sorriso/ Araguaci / Gelson
  Murilo Garcia / Sinval Correia

Beto Fininho / Renato Fialho
 Jorge Nascimento / Marcos Laureano / Marcos Glorioso
 


 A próxima etapa será dia 30/5! 

domingo, 25 de maio de 2014

Paulinho da Viola (Teatro Guararapes - Recife - 17/05)


Zeca Pagodinho (Filhos De Vera Cruz)



Filhos de Vera Cruz
Intérprete: Zeca Pagodinho
Autores: Altay Veloso e Paulo Cesar Feital


Meninos ao sol ou sob a lua cheia
Brincando com bolas de meia
Em todos os cantos dos brasis

Driblando por sobre a linha da pobreza
Por entre as pernas da tristeza
Pra nação cantar feliz

Filhos de Vera Cruz, ó, Terra Santa
Que embargam a voz da minha garganta
Quando carregam o coração nos pés

Ventres de Severinas e Arletes
Que geram o maior escrete
Meu povo campeão

Quando o menino mata a redonda no peito
Pedala um pagodinho com ela no chão
No deita e rola leva a neguinha no jeito
Traz esperança pra família e pra nação

Salve os mestres-salas das senzalas, dos salões Bebetos, Romários e Ronaldos, campeões
Ó, minha pátria amada, cuida bem de seus guris Mete nas canetas, faz de letra meu país

A minha terra vai chorar
Se a meninada do Brasil virar Neymar
Fazendo graça como fez Mané
Parando guerra como um dia fez Pelé

PORTELA (Samba de Presidente e Samba de Quadra - 23/05)

 
Portela... Samba de Quadra!
 

sábado, 24 de maio de 2014

Portelenses (Brasília)

Velha Guarda da PORTELA e Dorina (Bola Preta)

Wilson Moreira (Solar)

Mauro Diniz (DVD)

PORTELA 2015 (Sinopse)

PORTELA 2015
(Sinopse)

Enredo: ImaginaRio, 450 Janeiros de Uma Cidade Surreal
 
Autor: Alexandre Louzada (carnavalesco)
Colaboração: Luiz Carlos Bruno (diretor de carnaval)
 
 
Rio, hoje meu samba se reveste do mundo azul que teu céu empresta à Majestade do Samba, que em sua fugaz realeza foge à realidade e, na "surrealeza" de sua beleza, te faz a festa.
 
Num olhar dito louco e transgressor, te ergo aqui um monumento aos seus 450 janeiros, que distorcem o tempo e dissolvem as duas realidades afastadas para fundir-se em um sonho febril, como visão de "Dali" e outros tantos que, na absurda plasticidade das cores e formas, reinventam seus encantos mil.
 
Eu, artista de trinta carnavais, vividos entre devaneios e verdades, criei sonhos e vesti teu povo de plumas e paêtes, iludindo os olhos estrangeiros que se encantam com a sua maior festa, sem perceberam que ès feito de antagonismos que me inspira a olhar-te com o meu tempo, entendendo o seu, pelo tempo de Deus.
 
Usando seus curvos e distorcidos cenáril, interpreto e retrato a ti e a teu povo, diverso e plural, que te faz cidade surreal, hoje expressa em arte neste carnaval. Para isso, em desfaço de laços, refaço meu traço, me solto em teu espaço e, como um "salvador daqui", recrio suas linhas pela visão da arte de tantos, pois és cria de Deus e tens fome da arte do Homem.
 
És a feliz Cidade Maravilhosa, repleta de encantos que são espantos da criação, da imagem provocante e criativda e da arte que sustenta a vida, quando as mãos mais abusivas tentam te imitar em vão. És a viagem convidativa, que hora se refaz e se reconstrói, nas asas da imaginação do lúdico fértil e gentil, onde hoje imagina, Rio, a minha "águia redentora", num abraço de asas acolhedora que te faz abrir imenso o coração do meu Brasil.
 
És o Rio que surge de um declínio, que nunca foi foz ou desemboco de rio algum, convergindo fantasias desde o branco olhar distante no tempo, surgido das ondas, ungido do desconhecido, dos bravos, dos reinos de além mar. Foste o palco de disputas e conquistas, um caldeirão de culturas a se mesclar enfim, nos contornos do desenho sensual das curvas de sua geografia, como corpo de mulher de fartos seios a debruçar-se assim, sobre o mar, no abraço plácido de sua bela Guanabara.
 
És o verde que esbanja o viço da tenra juventude, que se retorcendo entre o azul serpenteia o olhar à mata que entra pelo mar, és "jardim das delícias", éden de sua plenitude, que às vezes se disfarça em canteiros, legados de Dom João, na terra em que tudo dá, portal a espelhar suas florestas e a envolver como moldura os recortes dos teus rechedos, sua natural escultura, onde o sol vem repousar.
 
És, de fato, o cartão postal de todo um país, paisagem abençoaa pelos trópicos, de relevos imprevisíveis feito notas musicais, que acalantam e inspiram a criatividade de seu povo, a refazer o compasao em uma nova divisão, traduzindo suas curcas que entram pelo "balanço de seu mar". És tempero puro de sal e sol, a têmpera de jeitos e trejeitos ao tempo que passa, com graça de não passar, és sempre jovem no que esboça, a "bossa" nova de cantar, as suas sereias morenas, as princesas do seu mar, que "continua lindo", "continua sendo" assim a desfilar, do "Leme ao Pontal", de "maravilha de beleza e do caos", de garotas de Ipanema, de meninos do Rio, de seus 40 graus.
 
És a vida fervilhante, que vai e vem, entra e sai, atravessando os montes ao monte de coisas por ver, no atraente paraíso que revela as faces do pecado e do prazer, de suas noites boêmias sobre os teus tantos arcos, Lapa que abriga segredos múltiplos de sabores, de cores e de tons. És a catedral da luxúria, a serpente tentação que nos induz ao sonho, nos conduz à dança das ilusões, na sedução que lança o brilho dos seus neons.
 
És num momento à parte, um mundo em seu próprio universo, que gira, que rola com ginga e malícia, na magia que joga e inocente se lança ao espaço ao panteão dos deuses, o palco do absurdo, o templo do futebol, Maracanã, ès nave mãe do planeta bola, de teus fiéis, da crença e paixão, abduzidos de êxtase, o rio de contrastes, que passa e que atravessa a realidade da vida com sua alegria de viver.
 
És um anfiteatro das artes que gera, em cada canto dos seus recantos montanhosos, eventos que te montam irreal. Invertes a valorizada vista altiva para o descanso de tuas favelas encontrarem a cidade no asfalto, pois és imaginada em cores, formas e vida e acima de tudo, ès o samba de todos, cantado pelo sangue azul da Portela, que dentro de teu tempo festivo, meu Rio, comemora ainda a vida vivida da arte de um princípe "da Viola". Hoje, o samba que ouves, e festeja com a fome de saborearmos tua arte de ser, receber e inspirar. Aplausos aos teus quatrocentos e cinquenta janeiros, criada cidade de Deus aonde até teu filho veio morar e pra sempre te abraçar. Parabéns a você e a todos nós, por sermos tão criativos em vivermos em ti, feliz cidade surreal.
 
Com amor: Alexandre Louzada

quarta-feira, 21 de maio de 2014

PORTELA 2015 (Sinopse)

ALA ARY DO CAVACO
 
PORTELA 2015
(SINOPSE)
 
 
Conforme comunicado pela direção da Escola de Oswaldo Cruz, e segundo informações do diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno, a Sinopse do Enredo da PORTELA para o carnaval de 2015, ImagináRio - 450 janeiros de uma cidade surreal, será distribuída na próxima sexta-feira (23/05) às 20 h.
 
Atenção Ala Ary do Cavaco, está chegando a hora!

Diogo Nogueira e Zeca Pagodinho (Quem vai chorar sou eu)


Marisa Monte (Verdade uma ilusão)

 
"Olha só o que acabou de chegar na minha casa. Foi feito pra vocês!"

Beijos, Marisa Monte.

Zeca Pagodinho (Deixa a vida me levar)

Samba de Presidente e de Quadra (16/05)