quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Especial: Paulinho da Viola, 70 anos!


Monarco



Monarco, será o convidado do grupo Arruda para uma roda de samba com feijoada neste domingo (4) no Clube Renascença. 

Serviço:

Renascença Clube: Rua Barão de São Francisco 54 - Andaraí
Domingo (4 de novembro)
Horário: 14h
Preço: R$20,00
Informações: 21. 3253-2322
Capacidade: 2.000 pessoas
Classificação: livre

Velha Guarda da PORTELA (Pirenópolis)

 
 

domingo, 28 de outubro de 2012

Bandeira Brasil (Procissão do Samba)


Link permanente da imagem incorporada
Link permanente da imagem incorporada
Link permanente da imagem incorporada

Link permanente da imagem incorporada
 

Damasceno - Passista Mirim

 
DAMASCENO, o futuro Portelense!
 
 PASSISTA MIRIM DO G.R.E.S. PORTELA.

" JURAMENTO DO PASSISTA "

" JURO NÃO PERDER A ESPERANÇA DE FAZER O PASSO "TESOURA" E FICAR NO AR SEMPRE UM CENTÍMETRO ACIMA DO ÚLTIMO SALTO".

PORTELA 2013

 
 
A Majestade do Samba promete emocionar a Passarela em 2013!
 
A PORTELA, em seu cortejo irá transformar a Sapucaí, num momento de muitas recordações e  emoção! 
 
Em Oswaldo Cruz, terra da Escola, a expectativa é grande: “O desfile da Azul e Branca será uma festa!”, comentam os torcedores portelenses.
 
Além de homenagear Madureira, bairro que acolheu a Escola, nos seus 400 anos, estaremos comemorando os 90 da Portela, os 70 de Paulinho da Viola, que está sendo lembrado aqui no BLOG com um especial, além dos 42 anos da Velha Guarda da PORTELA.

Os portelenses, por si só, têm a tradição de serem festeiros e organizadores de eventos como a Tradiconal e Original Feijoada da Família Portelense, cuja herança vem dos tempos de Tia Vicentina, tem o Trem do Samba, que em seus primórdios retrata Paulo da PORTELA, tem a Feira das Yabás, eventro gastronômico de culinária africana, o novo evento a Procissão do Samba, que reforça o samba de raiz, os shows da primorosa Velha Guarda, que visita todo o País, além do exterior, e por final, várias e várias Rodas de Samba, aonde Compositores Portelenses são eternamente homenageados!

Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
 
“Me encanta na escola a emoção, o entusiasmo dos portelenses. Me apeguei à imagem do Paulinho assistindo ao desfile da Portela em 1970 e a plateia cantando a música no esquenta. O enredo começa por aí, com o Paulinho maravilhado e se perguntando de onde vem o amor tão grande que ele sente pela escola. Aí ele vai para Madureira, para entender como tudo começou. E vai de trem, o segundo veio condutor do enredo.  Ele vai para Madureira, mergulha na história, volta 400 anos, chegando à Freguesia do Irajá — terras que deram origem ao bairro”, completa. A partir daí, o enredo passeia pela história do subúrbio, sua formação, vocação comercial e cultural, e, claro, carnavalesca", define o carnavalesco da Escola.

“Madureira é tudo de bom. Me orgulho de ser suburbana e morar ao lado da minha Portela, temos grande enredo. Só falta o campeonato”, vibra Surica.

 “Defender o pavilhão da Portela é um sonho para nós. Vamos buscar o dez para Madureira”, diz Ana Paula, nova primeira porta-bandeira.

 
A Azul e Branca de Oswaldo Cruz, terá em sua primeira parte do desfile a lembrança histórica, o segundo Fé.  O setor retratará na avenida Dona Esther Maria Rodrigues, que em seu quintal passaram sambistas como Paulo da PORTELA e Pixinguinha, por exemplo, além de incontáveis bambas.

 O desfile também retratará a importância de imigrantes judeus, árabes e italianos, que se estabeleceram no bairro.  Outro fato lembrado será o prefeito Pereira Passos, cuja política de reorganização da cidade fez com que muitos habitantes migrassem para o bairro, além da figura dos  camelôs.
 
 
 
O valor cultural do bairro também será mostrado, e um dos exemplos é o Teatro da Vedete Zaquia Jorge, que não existe mais. Relembrará Zé Carioca, que como dizem, foi criado depois da visita de Walt Disney a Escola. Ainda lembrará a criação da Portela e da Império Serrano.

Um dos pontos mais emocionantes e que promete é a homenagem aos COMPOSITORES DA PORTELA, como João Nogueira, Zeca Pagodinho, etc, que voltarão ao bairro juntamente com Paulinho da Viola, no emblemático Trem do Samba, sendo esperados nada mais nada menos do que PAULO DA PORTELA, um dos fundadores da Escola. Momento imperdível!



O comércio sempre foi um dos fatores mais fortes de Madureira, aonde o Mercadão é um dos lugares mais pitorescos do bairro. “Vir a Madureira e não vir ao Mercadão não tem graça. O enredo nos engrandece”, comenta um comerciante.

Depois desta volta ao passado, vale a pena lembrar e cobrar que existe muita coisa a ser feita para uma total revitalização de Madureira, e se tratando de preservação, temos imóveis como a casa de Dona Ester e a casa aonde morou e nos deixou nosso Mestre PAULO DA PORTELA, que podem ser motivo para u tour cultural do bairro.


Pelo exposto, será um desfile de emoções!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Surica

Especial PAULINHO DA VIOLA, 70 ANOS!

 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG estará, a partir de hoje, homenageando aquele que é um dos ícones do Mundo do Samba, PAULINHO DA VIOLA!
 
Em 2012, nosso Mestre está fazendo 70 anos!  Vamos levar aos torcedores portelenses e amantes do samba, um pouco da rica obra deste fabuloso COMPOSITOR PORTELENSE!

Dorina

Foto
 
Serviço

Show: Dorina Revive Luiz Carlos da Vila
Data: Sábado, dia 27 de outubro
Local: Centro de Referência da Música Carioca
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca
Horário: 19h
Preço entrada: R$ 1,00

Noca da PORTELA

 
Noca estará em Roda de Samba!
 
O grupo Loucura Suburbana recebe Noca da Portela, que canta pela primeira vez no Engenho de Dentro, bairro onde mora, para uma animada roda de samba na Praça Rio Grande do Norte s/nº, nesta quinta-feira, a partir das 17h. Livre.

Surica

Amigos, 
Excepcionalmente nesse sábado,  nossa querida amiga Iracema Monteiro será a anfitriã da Feijoada da Tia Surica.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

PORTELA

A PORTELA realizará ensaio nesta quarta-feira!
 
Para quem estava com saudades de curtir o ensaio de comunidade da Portela no meio da semana, a partir desta quarta-feira, às 20h, é o dia de reviver este grande momento. E o que é melhor, de graça.
 
Os portelenses poderão ouvir ao som da bateria “Tabajara do Samba” do mestre Nilo Sérgio e a voz marcante do intérprete Gilsinho, o samba-enredo para o carnaval 2013.

 Já estão confirmadas as presenças da rainha de bateria, Patrícia Nery, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Robson Sensação e Ana Paula, passistas, baianas, harmonias e toda comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira.

Serviço
Ensaio de comunidade da Portela
Data: 24 de Outubro de 2012
Horário: 20h
Entrada Franca
Classificação: Livre
Maiores Informações: 21-2489-6440

Compositores da PORTELA

 
Compositores da PORTELA estão participando do V Concurso de Samba de Quadra!
 
Acompanhe a relação dos bambas portelenses classificados para a Semifinal:

 
“Nunca É Tarde” – Noca da Portela, Sereno e Roberto Serrão

“Acadêmico Sou” – Celsinho de Andrade e Celso Lopes

“Coisas da Terra” – Espanhol

“ Vai Embora” – Ed Villaça e Darcy Maravilha
 
“Fechei a Porta” – Ferreira e Serginho Procópio
 
Desde já o BLOG está na torcida por mais um triunfo portelense!

 

Wanderley Monteiro


Parabéns, Wanderley Monteiro!

Melhor Cantor e Melhor CD (Consagração)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Wilson Moreira - Solar

Davi Correa (Hoje tem marmelada)

HOMENAGEM AO GRANDE DAVI CORREA

(Hoje tem marmelada!  - Reedição PORTELA 1980 - Filhos da Águia 2013)

PORTELA 2013 - Ala Malandro Portelense

 
ATENÇÃO !!!

PRÓXIMA TERÇA-FEIRA DIA 23/10 ÀS 20h NA QUADRA DA PORTELA, SERÁ O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO PARA A ALA " MALANDRO PORTELENSE ".
 
ESTAMOS NO PROCESSO DE FINALIZAÇÃO COREOGRÁFICA E MEDIDA DO FIGURINO PARA O CARNAVAL 2013.

Bandeira Brasil


 
 
 
 
  A Procissão do Samba estará na Tijuca!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Idealizado pelo compositor portelense Bandeira Brasil, o evento visa integrar o público amante e defensor da tradição do samba, promovendo confraternização por meio da música (artistas) e do lazer (população).
 
Será domingo, dia 28/10, a concentração será a partir das 16h, no SESC Barão de Mesquita, e animada por um carro de som onde tocarão grandes sucessos do samba. O Cortejo sairá do Sesc em direção à rua Silva Telles, às 18h.

O público sairá cantando em pelas ruas dos bairros (a produção solicita que levem uma vela acessa pelo trajeto e pede a comunidade para que acendam velas em suas janelas, alpendres e/ou muros).
 
Barraquinhas com comidas afro-brasileiras serão montadas. O grande show comandado por Bandeira Brasil começará às 18h30 e contará com as participações do Grupo Procissão do Samba, Fred Camacho, Velha Guarda do Salgueiro, Paola e Marquinhos Sathan e convidados. As apresentações se estenderão até às 22h.
 
O Projeto se estenderá pelos meses de novembro e dezembro em diferentes localidades da cidade do Rio de Janeiro. A primeira saída foi em Oswaldo Cruz, na Praça Paulo da Portela no dia 12 de outubro. As próximas edições serão em Vila Isabel, Salgueiro, Padre Miguel, Bangu - Conjunto João Saldanha - e o fechamento está previsto para o Parque Madureira.
 
Essas etapas do projeto já contam com nomes como os portelenses Monarco e Noca da PORTELA, além do grupo Fundo de Quintal, Reinaldo, Lecy Brandão, Almir Guineto.
 
“É costume dizer, a sabedoria popular, que o samba é cultura, é terapia. Tudo isso é a mais pura verdade. Mas o samba é também uma religião capaz de reunir adeptos em todo mundo. A Procissão do Samba resgata mais essa tradição do samba brasileiro”, enfatiza Bandeira.
 
Serviço
Procissão do Samba – Lançamento
Dia: 28 de Outubro
Local: SESC Barão de Mesquita (concentração)/ Rua Silva Telles (shows) – Tijuca/RJ.
 
Programação:
16h – Concentração: SESC Barão de Mesquita- carro de som com grupo de Samba cantando os grandes sucessos.
18h – No SESC Barão de Mesquita, saída do Cortejo da Procissão do Samba do em direção a Rua Silva Telles.
18h – Na Silva Telles, o Grupo Terno de Cambraia faz um esquenta para aguardar os beatos do Samba.
18h30 - 22h - Shows com bambas do samba, comandado por Bandeira Brasil, com Fred Camacho, Velha Guarda do Salgueiro, Paola e Marquinhos Sathan, acompanhados do Grupo Procissão do Samba.
 
Ficha Técnica:
Idealização: Bandeira Brasil (cantor e compositor)
Produção: L.O.S. Moraes Produções Artísticas Ltda
Coordenação de Produção: Luiz Moraes e Bandeira Brasil
Patrocínio: RIOTUR
Realização: Associação Newart

Imperdível! 

Patrícia Nery

Patricia Nery posa para o EGO (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
 
Quanto a ser Portelense

- Apesar de frequentar o Império Serrano também, mas foi aqui que a paixão pelo samba nasceu. Meus pais eram portelenses, sempre vínhamos aqui.

Expectativa 

- A responsabilidade não é nem pela escola em si, mas uma coisa comigo mesma. Quero dar o meu melhor. Não é só ser rainha, é poder compartilhar a história do meu bairro, a minha história.

História

- Tenho história no carnaval, e acredito que tem espaço para todo mundo: para quem paga, para o artista e para quem tem história no carnaval.

Casamento

- Estamos juntos há 19 anos, e casados há 17. Nesse tempo a gente aprende a fazer concessões. Uma hora um puxa um pouquinho dali, na outra, o outro cede daqui.
 
Ser Rainha da Tabajara do Samba

- Claro que tem a coisa de querer estar bem, malhar para ficar definida – fortona, não -, emagrecer uns dois quilos, mas o que quero mesmo é ajudar a Portela a vencer e a brilhar na avenida.
 

 

sábado, 20 de outubro de 2012

PORTELA 2013 - Letra Oficial



Madureira... onde o meu coração se deixou levar
 
Autores:  Wanderley Monteiro, Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo e André do Posto 7
 

E LÁ VOU EU CANTANDO COM A MINHA VIOLA

O AMOR TEM SEUS MISTÉRIOS
POR ONDE ME DEIXO LEVAR
LAIÁ
NOSSA HISTÓRIA COMEÇA POR LÁ
NO ENGENHO DA FAZENDA
DOS CANTOS DE “CANAVIÁ”

BATE O SINO DA CAPELA
OI, QUE É DIA DE SANTO SINHÁ
TEM MIRONGA DE JONGUEIRO
O TAMBOR ME CHAMOU PRA DANÇAR

TEMPO RODOU NA RODA DO TREM E VEIO
A INSPIRAÇÃO DO PARTIDEIRO
QUE VERSOU NO MERCADÃO
FOI NESSE CHÃO
QUE A ESTRELA BRILHOU NO TABLADO
O “MADURA” PISOU NO GRAMADO
O MALANDRO DO CHARME DANÇOU
NO PAGODE COM OUTRO GINGADO
QUANDO O BLOCO CHEGOU
AGITOU O SUINGUE DO BLACK
E A NEGA BAIANA GIROU

CAI NA FOLIA COMIGO MEU BEM VEM NA FÉ
NA ILUSÃO DA FANTASIA
VAI COMO PODE QUEM QUER

SURGIU A COROA IMPERIAL
EM OUTROS CAMINHOS PARA O MESMO RITUAL
PORTELA, MEU ORGULHO SUBURBANO
TRAZ OS POETAS SOBERANOS
NESSE TREM PARA CANTAR
QUE MADUREIRA É MUITO MAIS DO QUE UM LUGAR
É CAPITAL DO SAMBA QUE ME FAZ SONHAR

ABRE A RODA, CHEGOU MADUREIRA
A POEIRA JÁ VAI LEVANTAR
O BATUQUE GINGA IOIÔ
GINGA IAIÁ
O BATUQUE GINGA IOIÔ
GINGA IAIÁ"

Clara Nunes (DVD Samba de batom)


A grande Guerreira Portelense estará sendo homenageada!
 
Clara Nunes, cantora que cantou e encantou a Majestade do Samba e que teria feito 70 anos em agosto, será lembrada mais uma vez!

A produtora Mafuá prepara o DVD “Samba de batom”, com sucessos de Clara na voz de várias cantoras. O MinC autorizou a captação de R$ 1.217.174.
 
Clara, como todos sabem, é um dos ícones do samba brasileiro e portelense!

 

 
Nação

Feira das Yabás - Tias


Belo momento!
 
Salve, Salve!

Paulinho da Viola (Porto Alegre)

 

Paulinho da Viola, da primeira linha de Compositores Portelenses lotou o Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, na noite desta sexta-feira.

E o que era para ser uma apresentação transformou-se numa verdadeira aula de samba, simpatia e, claro, boa música. O veterano músico carioca desfilou alguns de seus principais sucessos da carreira – que já tem quase 40 anos. “Onde a dor não tem razão”, “Coração Imprudente”, “Timoneiro” e “Argumento” foram alguns dos sucessos tocados por Paulinho, que, por vezes, entre uma música e outra, contava alguma história ou um bastidor relacionado à letra ou à melodia.

Amigo do pai do sambista, Jacob do Bandolim teve em sua honra o choro instrumental “Inexplicável”, executado por dois músicos do sexteto que acompanhou o protagonista da noite em Porto Alegre.
“Nervos de Aço” vira ponto alto da noite!

Filha de Paulinho, a cantora Beatriz Faria esteve no palco para interpretar “Só o tempo” num dos pontos altos da noite. Ao público porto-alegrense, Paulinho da Viola não deixou faltar “Nervos de Aço”, de Lupicínio Rodrigues, cantada quase à capela no Araújo Vianna, já no bis – pouco antes, “Coração Leviano” fez o público soltar a voz, assim como a última do show, a homenagem à Portela “Foi um rio que passou em minha vida”.

Após uma hora e meia, Paulinho da Viola deixou o palco sob efusivos aplausos e com boa parte do público na beirada do palco, dançando após deixar para trás as cadeiras numeradas e sequer lembrando de quaisquer outros eventos da noite.

Mais uma aula deste maravilhoso sambista!



PORTELA 2013 - Gravações

 
 
 

PORTELA 2013 - Gravação da Tabajara do Samba


PORTELA 2013 - Gravação Coro


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Marquinho Diniz

 
SERVIÇO:

Local: Clube Santa Luzia
Endereço: Av. Almirante Silvio de Noronha, 300 - Centro - RJ
Data: Domingo, 21/10/2012
Horário: 17:00
Valor: R$ 20,00 (preço único)
Informações e reservas: 7843.8038 / 2508.5600 / 7827.6757
Capacidade: 1.500 pessoas
Classificação: livre

Mauro Diniz


O cantor, compositor portelense e cavaquinista Mauro Diniz é o convidado do projeto "Botequim da Rua Larga" nesta sexta, 19.

Serviço

Data: 19 de outubro, sexta-feira, às 18h 30m
Local: Centro Cultural Light – Avenida Marechal Floriano, 168, Centro 
Telefone: 2211-7295
Entrada franca – Doação voluntária de R$ 5,00 (verba revertida para as instituições Casa Maria de Magdala e Apael)
Classificação etária: 18 anos

Portelenses - Gravação


PORTELA 2013 - Gravação
 
É hoje a gravação da PORTELA para o CD das Escolas de Samba 2013!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PORTELA

 

TÍTULO: TANTAS PAGINAS BELAS: HISTORIAS DA PORTELA
ISBN: 9788562767043
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2012
COLEÇÃO: CADERNOS DE SAMBA
ANO DE EDIÇÃO: 2012
EDIÇÃO:

AUTOR: Luiz Antonio Simas

PORTELA 1994 (Reedição)

 
Mais uma escola de samba homenageará a Majestade do Samba em 2013!

A União do Parque Curicica decidiu também fazer uma releitura do enredo da PORTELA em 1994:  "Quando o samba era samba", dos compositores portelenses Cláudio Russo, Wilson Cruz e Zé Luiz.

A presidente da União do Parque Curicica, Kátia Paz, ex-segunda porta-bandeira da Azul e Branco de Oswaldo Cruz, bateu o martelo esta semana, informando ainda que o enredo da tricolor de Jacarepaguá será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Brasil:

“Assumi um compromisso com a nossa comunidade de que vamos fazer um grande trabalho à frente da agremiação. Além do Paulo Brasil, que está chegando para desenvolver o enredo, estamos em negociação com grandes profissionais do carnaval e em breve os novos reforços serão anunciados” declarou.

A União Parque Curicica será a quinta escola a desfilar pela Série A na sexta-feira de carnaval, dia 8 de fevereiro.

PORTELA 1994
QUANDO O SAMBA ERA SAMBA