terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Portelão


A PORTELA reinaugura dia 04/02, sua quadra que está sendo toda remodelada!

Tudo tem a ver com o novo espaço! Inspirado na arquitetura do Centro do Rio, no início do século 20, mostra bem que a agremiação de Oswaldo Cruz é, acima de tudo, uma Escola que valoriza a tradição.

- Quem entrar vai ter a sensação de que está vivendo a história do carnaval. É um incentivo cultural para os moradores dos bairros no entorno — ressaltou Volnei Malaquias, arquiteto responsável pela obra.


Orçado em R$ 4,3 milhões, entre as principais transformações, estão a construção de camarotes com rampas de acessibilidade e elevadores, dez banheiros, uma praça com quiosques e um espaço para apresentação da bateria.

- Quem entrar na quadra vai se sentir num espaço completamente diferente — afirmou Nilo Figueiredo, presidente da Portela.


A quadra vai contar, ainda, com a modernização do espaço voltado para capacitação profissional — com 22 salas, incluindo biblioteca e laboratório de informática.

- A capacitação profissional, voltada para o carnaval, é um dos principais objetivos desta reforma — terminou Nilo.

Os responsáveis por definir o motivo de nossa nova quadra estão de parabéns! A PORTELA é acima de tudo uma verdadeira Escola de Samba, sempre buscando a preservação de sua tradição!

Tabajara do Samba


A PORTELA estará presente em Minas Gerais!

A Tabajara do Samba foi confirmada para animar ainda mais o Itafolia 2012, a bateria show da Portela. O Carnaval itaunense está sendo organizado pela Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria de Educação e Cultura, e acontecerá de 9 a 21 de fevereiro.

A Portela se apresentará no dia 18, sábado, na Avenida Jove Soares, e levará para a folia mais de vinte integrantes, entre músicos, ritmistas, puxador de samba e outros.

A apresentação da bateria irá valorizar o samba de raiz, trazendo para Itaúna parte da magia dos grandes desfiles de Carnaval, além de possibilitar aos foliões a possibilidade de apreciar os bons sambas da Escola de Oswaldo Cruz.

A bateria da PORTELA é um dos nossos principais trunfos para este desfile tão esperado de 2012! 

Rogerinho e Lucinha


Parabéns ao belo casal da PORTELA!

Eles fazem parte da base de sambistas que veio para ficar definitivamente na Escola de Oswaldo Cruz!  Um dos maiores casais de mestre-sala e porta-bandeira do carnaval brasileiro este ano completam 15 anos de parceria.

Lucinha Nobre e Rogerinho querem comemorar está união fazendo um grande desfile pela Portela. 
 Foram passagens por outras agremiações até chegarem para defender o manato sagrado da azul e branco de Oswaldo Cruz.

Desde 2010, ano em que o casal fez a sua estréia pela Portela, este ano eles completam uma parceria de 15 anos de sucesso e muitos prêmios!

Parabéns ao excelente casal!


Paulo Menezes


Os Portelenses aguardam com muita esperança nosso desfile em 2012!

Para isto, e esperando voltar a reconquistar o título máximo do carnaval carioca, seus torcedores estão confiantes em seu carnavalesco Paulo Menezes
 
- Vamos falar da Bahia inteira. As festas, não só as religiosas, mas todos os tipos de festividade. Vamos tentar mostrar a maneira que o baiano demonstra a sua alegria e o seu modo de confraternizar, explicou Menezes.

A Escola, segundo Paulo irá mostrar as manifestações, agrupando por festas.

- Tem festa de purificação, de lavagem, outras voltadas para a água, festas africanas, católicas, populares, o carnaval. Procurei setorizar tudo para mostrar um trabalho mais amplo possível. Fui à Bahia. O trabalho de pesquisa para mim é fácil. Sou formado em história e é um prazer fazer isso. Não trabalho com pesquisador. É uma opção minha. A pesquisa me dá novas possibilidades, novos caminhos. Se eu encomendar uma pesquisa, de repente me dão algo pasteurizado e eu não teria com descobrir esses caminhos naturais. O produto final do enredo sempre é um pouco diferente do que você planejou inicialmente. Acaba ficando até mais legal.  relatou o carnavalesco.

- Vários enredos já passaram repetidamente pela Avenida e acho que tudo tem o seu momento. A minha Bahia é a minha visão num momento determinado. Se eu for falar de Bahia daqui a dois anos vou ter outra visão. É normal. Nós vamos amadurecendo, evoluindo o pensamento. Cada carnaval é diferente e cada carnavalesco vê o seu tema de uma maneira. Se eu for ficar preocupado com isso, não trabalho. O Nordeste é muito rico. Cultura, folclore e música, tudo isso é muito forte lá. É uma gama de cores muito forte que o carnavalesco consegue trabalhar. Sinceramente, não considero nada repetitivo falar do Nordeste. Que passe cada vez mais enredos assim, valorizando a cultura desse povo. Vejo isso como uma valorização e uma afirmação dessa importante região do Brasil. - disse Paulo.

Tendo uma Ala excepcional de Compositores, os responsáveis pela obra apontam a sinopse feita pelo carnavalesco como parte da inspiração. Ele conta no que pensou para a construção do texto.

- Foi mais difícil para os compositores do que para mim. Quando fiz a sinopse, tinha em mente que não queria um samba engessado, algo construído em cima de uma sinopse que apontasse o primeiro carro, segundo carro e etc. Queria um samba livre, solto, onde o compositor pudesse trabalhar o seu lado compositor. É óbvio que todo samba-enredo é uma obra encomendada, mas a nossa encomenda deste ano foi a menor possível. Apenas pincelei coisas que passarão dentro do enredo. Lamentavelmente a disputa de samba-enredo ficou muito presa a um formato. Resolvi apostar em algo diferente. Poderia dar muito errado, mas deu muito certo. Isso abre um precedente para os próprios compositores. O samba-enredo não é só dois refrões e duas partes, existem muitas outras coisas que podem compor um samba.

Menezes revela também um envolvimento quase espiritual entre este enredo e a Portela

- Não sei te responder isso hoje. Não sei o que eu vou fazer de enredo e nem onde eu vou estar. Existem coisas que fogem um pouco da nossa vontade. Quando eu vim para a Portela, senti que ia fazer Bahia. Vim para cá pra fazer Bahia. Acabou que surgiram várias coisas, outros enredos dados como certos, mas eu nunca sentei para desenhar. Esperei porque eu sabia que não faria aquilo e a Bahia acabou vindo, foi um caminho natural. Já tinha muita coisa pensada para esse enredo.

As fantasias portelenses revelam outro retorno a um passado em que a Escola de Oswaldo Cruz levava para a avenida com um nível requintado, suas fantasias. O carnavalesco vem se notabilizando por usar cada vez mais figurinos ao invés de fantasias com esplendores e muitas penas. Ele lembrou a apresentação das fantasias à comunidade como um dia extremamente positivo neste carnaval portelense.

Ciente, mas sensato, o carnavalesco portelense lembra que para que a Portela possa brigar pelo título, é necessário capacitar todos os outros nove quesitos e julgamento.

- É uma faca de dois gumes. Sempre digo isso aqui: só o samba não ganha carnaval. Não podemos achar que só com um grande samba está tudo lindo e maravilhoso. Temos que brigar para colocar o carnaval na rua. Precisamos mostrar para as pessoas que temos um grande samba e um grande carnaval. Quesitos eu tenho em casa, confio em todos os quesitos que vamos levar para a Sapucaí, mas tenho que dar segurança para os profissionais transformarem a capacidade em nota máxima. Desde que cheguei na Portela tento passar isso para a direção da escola – garantiu ele.

Esperamos que o conjunto que a Majestade do Samba vai levar para a avenida, dê aos portelenses um real NOVA PORTELA!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dodô e Jabolô


Nobres sambistas Portelenses recebem justas homenagens!

Na Portela, no ensaio de sexta-feira, duas personalidades da Escola de Oswaldo Cruz, Dodô da Portela e Jabolô foram homenageados na noite "Lendas e mistérios da Amazônia".

Jabolô, um dos autores do samba antológio e campeão da PORTELA em  1970.  Dodô, uma lenda viva da Majestade do Samba, foi porta-bandeira do primeiro  título da escola, em 1935, foi madrinha de bateria em 2004, quando a Portela reeditou "Lendas e mistérios".

O ensaio, devido a chuva, acabou cancelado, a homenagem foi transferida para o próximo sábado.

Gabrielzinho do Irajá


Gabrielzinho do Irajá vence concurso de Partido Alto no Centro Cultural Cartola!

Nosso prodígio Portelense foi o grande vencedor do I Festival de Partido Alto, realizado no Centro Cultural Cartola na tarde deste domingo 29 e representa uma significante conquista em sua carreira.

Completando 16 anos, no sábado 28, Gabrielzinho, era o mais jovem entre os bambas, como: Newton de Oliveira da velha guarda da Portela, Arnoldo Silva, Ernesto Pires, Ivanísia de Vila Isabel, Tiãozinho da Mocidade e Ivan Milanês.

Da organização do festival recebeu pelo primeiro lugar, o Troféu Xangô da Mangueira e o direito a participação no Cd de Partido Alto, que será produzido pelo Centro Cultural Cartola, se juntando aos mestres Serginho Procópio, Tantinho da Mangueira, Marquinho China e Renatinho Partideiro, o que para Gabrielzinho, além de ser uma grande honra é também, mais uma oportunidade que valoriza e impulsiona ainda mais sua carreira.

Gabrielzinho, sempre foi um dos orgulhos da Escola de Oswaldo Cruz!

Diogo Nogueira

Diogo Nogueira foi saudado no ensaio técnico do Salgueiro!

O Compositor Portelense roubou a cena no ensaio técnico do Acadêmicos do Salgueiro, a terceira a desfilar na noite deste domingo na Marquês de Sapucaí.

Diogo acompanhava a mulher Milena, que estreia como musa da agremiação, e acabou virando a sensação. O público feminino do setor 1 cantou o hit "Ai se eu te pego", do cantor sertanejo Michel Teló, para homenagear o cantor.

Diogo vai desfilar na Portela, no carro da Velha-Guarda:

- É emocionante ver o carinho do público comigo. Deste povo que precisa de tanta alegria, estou emocionado - comentou Diogo.

O cantor não pôde participar do ensaio técnico da Portela e frisou que compareceu à passarela do samba neste domingo apenas para acompanhar a mulher.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Portela 1987

PORTELA 2012

A PORTELA continua se preparando para 2012!

Com enredo homenageando as Festas Baianas, o indicado ao Oscar de melhor canção (com Sérgio Mendes) por “Real in Rio”, Carlinhos Brown vai desfilar na Escola de Oswaldo Cruz!  Falta decidir se ele virá no carro de som ou numa alegoria.

Já o governador baiano, Jaques Wagner, que é carioca, vem ao Rio sábado agora, para a inauguração da quadra da escola. 

Ele aproveitará a viagem para visitar o barracão e conhecer o trabalho do carnavalesco Paulo Menezes.

Nilo Sérgio


Nilo Sérgio, Mestre da Tabajara do Samba ministra curso!

O Projeto Ilhas, desenvolvido pela fundação no Pirambu, trabalhando a inclusão social e a construção da cidadania, os jovens e adolescentes têm a oportunidade de participar de oficinas com os mestres de baterias de quatro escolas de samba do Rio de Janeiro.

Eles estiveram com Nilo Sérgio, que comanda os tamborins, repique e surdos da bateria da Portela. 

Nilo Sérgio declarou que os mais velhos afirmavam que o samba não era lugar para criança e que, para estar na posição em que está atualmente, passou por muitas dificuldades. "Cada dia é um aprendizado, as crianças trazem uma energia boa, fazem com que a gente não esqueça de onde viemos", acredita.

Os mestres pediram ainda mais atenção para o projeto. "Ao dar apoio a estas ações, ficam menos crianças na rua", acredita Nilo Sérgio.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Cristina Buarque

 
Cristina Buarque, cantora portelense, vai reverenciar Paulinho da Viola com o Timoneiros da Viola!.

Um dos mais importantes nomes da música brasileira junto ao processo de preservação da memória do samba, Cristina Buarque, 40 anos de carreira, estará com
o Timoneiros da Viola, reverenciando Paulinho da Viola pelas ruas de Oswaldo Cruz e Madureira.
 
O bloco, que tem o apoio do Banco Cruzeiro do Sul e promete ser o destaque do Carnaval 2012, com execução de clássicos do samba, sai dia 12 de fevereiro, da Praça Paulo da Portela, em Madureira. A concentração começa às 11h.

Cristina Buarque se aprofundou no samba tradicional. Na participação que fará no Timoneiros, ela promete revisitar alguns clássicos que marcaram sua carreira, como a bela ‘Quantas lágrimas’, do mestre Manacéa, que a projetou nacionalmente em 1974. Cristina já contabiliza 30 discos lançados.

Entre os mais recentes trabalhos da cantora destaca-se o ótimo ‘Cristina Buarque e Terreiro Grande cantam Candeia’, uma homenagem a um dos maiores mestres que o samba já teve.
 
Mais uma presença importante neste já famoso Bloco de Oswaldo Cruz!

Velha Guarda da PORTELA


A melhor Velha Guarda do Mundo do Samba fará 40 anos!

São 4 décadas, e nossa Velha Guarda colhe frutos do talento de todo este tempo!  Com profissionalismo de dar inveja, este maravilhoso grupo já se prepara para shows na França e Bélgica, assim como ano passado.

"Estamos negociando fazer um comercial de cerveja e um projeto social apoiado por uma companhia aérea", disse o responsável pela divulgação do grupo.

Falar de PORTELA já é uma honra para o SAMBA brasileiro e falar de sua Velha Guarda é mostrar que o nosso pilar mestre é fascinante!  Parabéns a nossa Velha Guarda!

Portelão - Reinauguração


Os portelenses terão de novo sua nova casa!

Foram nove meses passando por reformas, o Portelão será reinaugurado, dia 04/02, às 13h, com um grande show em comemoração aos 40 anos da velha Guarda da Portela.

Os Compositores Portelenses Marquinhos de Oswaldo Cruz, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Noca da Portela, Mauro Diniz já confirmaram presença e alguns convidados surpresas que estão sendo guardados a sete chaves.

A Prefeitura está organizando a festa em parceria com a Escola de Oswaldo Cruz e será só para convidados e segmentos da escola. Não haverá venda de ingressos. A tradicional Feijoada será totalmente grátis. Já as bebidas serão cobradas.

São esperados o prefeito do Rio e o Governador da Bahia Jaques Wagner.

Conforme o presidente da Portela, os portelenses terão orgulho da sua casa reformada: "É uma obra em que eu luto há mais de quatro anos. Graças ao Prefeito Eduardo Paes, o sonho de todos os portelenses pode ser concretizado. A Portela merece uma quadra que com diz com a sua história", contou.

Para encerrar a festa em grande estilo, entrará no palco o show da Portela, com a Tabajara do Samba comandada por mestre Nilo Sérgio, o intérprete Gilsinho e todos os segmentos da escola.

Como já dito, que os novos ares voltem a reinar e a MAJESTADE DO SAMBA retorne ao seu devido lugar!  SALVE OSWALDO CRUZ, SALVE A MAJESTADE DO SAMBA!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ciraninho e Leandro Fregonesi


Samba dos Compositores Portelenses Ciraninho, Leandro Fregonesi e cia., que concorrem na Final do Bloco Simpatia é Quase Amor!

Lucinha e Rogerinho


Rogério Dorneles e Lucinha Nobre vão participar de corrida como preparação para o desfile
Foto: Carlos Ivan / O Globo

Para poder passar com todo o pique na Sapucaí nosso primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira estão se preparando a todo o vapor!

Participante do Circuito do Rio Antigo, Rogerinho, mestre-sala portelense, vai ser um dos nossos representantes na prova.

Ele é craque no futevôlei. Ela faz treinos na areia da Praia do Flamengo. Juntos há 15 anos como casal de mestre-sala e porta-bandeira, Lucinha Nobre e Rogerio Dorneles conhecem bem os benefícios da corrida durante a preparação para o carnaval.

Na proximidade do principal feriado do país e a uma semana da largada do Rio Antigo, sobrou para Lucinha controlar a empolgação do companheiro:

— Rogério pensa que vai correr os 10km, mas já falei que ele fará a distância menor. E, ponto final — comenta Lucinha, mostrando quem manda na dupla. — Estamos com a agenda cheia. No dia da corrida mesmo, temos ensaio. Imagina se eu vou deixá-lo correr 10km.

A valorosa dupla é realmente muito entrosada!

Surica

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PORTELA - Homenagens

A PORTELA homenageará duas personalidades da Escola!

A Portela realiza nesta sexta-feira, na Praça Paulo da Portela S/N, a partir das 20h, mais um ensaio rumo ao Carnaval 2012.

Dodô, eterna Porta-Bandeira Portelense, e que está concorrendo a Personalidade dos 80 Anos de Samba e Jabolô, Compositor Portelense serão homenageados amanhã (27/01) em mais um ensaio em Oswaldo Cruz!

Com toda justiça, parabenizamos mais esta iniciativa! 

Serviço:
Serviço: Ensaio da Portela - Homenagem a Tia Dodô e o Compositor Jabolô
Data: 27/01/2012
Horário: a partir das 20h
Local: Praça Paulo da Portela S/N - Oswaldo Cruz, Aberto ao Público
Maiores informações: 21- 2489-6440

PAULO DA PORTELA - 80 Anos de Samba!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PORTELA 2012

PORTELA 2012 - Barracão e Detalhes de Desfile


A Majestade do Samba mostra um pouco do seu carnaval 2012!


Com um enredo sobre Festas Baianas, aonde Clara Nunes será a grande homenageada. Para tal, ela será representada pela cantora Vanessa da Matta. De acordo com o carnavalesco Paulo Menezes, que faz a sua estreia na Escola de Oswaldo Cruz, festas como a lavagem do Bonfim e de Bom Jesus dos Navegadores estarão no desfile.


“A Clara Nunes é a grande responsável por levar a Portela até a Bahia para conhecer as festas baianas. Ela sempre vendeu a imagem do candomblé, da Bahia para o mundo, então nada mais apropriado do que colocá-la como a grande anfitriã desse desfile. A gente quer mostrar a maneira do povo baiano festejar, de comemorar, de rezar, de sincretizar”, comentou o carnavalesco.


O carnavalesco disse ainda que o objetivo é mostrar as semelhanças entre a Portela e a Bahia:

“Vamos mostrar que a Bahia é como a Portela: cheia de alegria, cheia de fé e cheia de esperança. Então, o Senhor do Bonfim se compadece e se aproxima da Portela, abençoa seus santos, abençoa todos aqueles que fizeram a Portela ser o que ela é hoje: uma grande escola”, disse Menezes.


As festas em homenagem as tradições africanas e de origem na Igreja católica, como as festas do Senhor do Bonfim, de Iemanjá, de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de São Cosme e São Damião. As tradicionais folias de carnaval na Bahia, como os carnavais do Afoxé, do Olodum, da Timbalada e dos Filhos de Gandhi também serão levadas à Sapucaí.

No planejamento da agremiação, a Portela vai levar para a Avenida sete carros alegóricos, cinco tripés e 4,1 mil componentes, divididos em 35 alas. 


Símbolo maior do carnaval brasileiro, a tradicional Águia Portelense não virá sozinha. De acordo com o carnavalesco, a Portela vai levar duas águias para avenida. Uma delas será em homenagem a Viriato Ferreira, carnavalesco da Escola em 1980.

“A águia virá do jeito que o portelense gosta. O símbolo não vai estar num carro alegórico, mas sim num pede passagem, de uma maneira diferente. Eu acho que o portelense vai gostar de ver a sua Águia, o seu símbolo maior, nesse clima festeiro da Bahia. Esse ano a gente vai ter duas (águias), uma abre o desfile e a outra encerra”, afirmou o carnavalesco.


Sobre os sempre cobrados pelos seus torcedores, o profissional explica:

“Bahia é calor, é cor. Então a gente vai fazer um desfile multicolorido, será uma explosão de cores e o que a gente quer é isso, emocionar as pessoas, fazer com que quem estiver na arquibancada cante, dance e brinque com a gente”, confidencia.

A Tabajara do Samba, a bateria comandada pelo mestre Nilo Sérgio virá de Filhos de Gandhi. De acordo com o carnavalesco, integrantes do grupo baiano estarão presentes entre os ritmistas. Menezes explicou que a ideia é passar uma mensagem de união e força entre os componentes, levando para a Sapucaí as mensagens de Ghandi.

Dentro da organização do desfile, o carnaval baiano estará representado no quarto carro da agremiação. Com o Pelourinho como cenário principal, folias de grupos como o Ileaiê, Timbalada e do Olodum serão lembradas no enredo.


Paulo Menezes não revelou as fantasias do casal de mestre-sala e porta-bandeira Rogério Dornelles e Lucinha Nobre, assim como o da Rainha Sheron Menezzes.

“A escola se encontra num momento feliz, de grande felicidade, de satisfação, a gente percebe que isso tudo começou com a escolha do enredo, porque esse ano o portelense teve o enredo do jeito que ele queria, com a cara da Portela. A escola vem com muito luxo e detalhada. Trabalhar aqui é uma emoção atrás da outra”, terminou Paulo Menezes.

Esperamos muita sorte para nosso carnavalesco e que a PORTELA volte a apresentar um carnaval a altura de suas tradições!

Axé!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Paulo Menezes

Portelenses - Homenagem



PORTELA 2012 - Baianos


A PORTELA continua se preparando para seu desfile em 2012!

A Escola de Oswaldo Cruz, sondou Caetano Veloso para desfilar no Carnaval deste ano. Conforme assessoria de imprensa do cantor baiano confirmou o convite, mas ainda não recebeu um convite oficial da Majestade do Samba.

Como tema do enredo é sobre as festas baianas, a Portela contará com participações especiais em seu desfile na Sapucaí. Vanessa Da Matta irá representar a sambista Clara Nunes, que marcou a música brasileira por dar voz aos sambas da Portela e também às canções das tradições afro-brasileiras.

Daniela Mercury, também já confirmou presença no cortejo portelense!  Conforme o carnavalesco Paulo Menezes, a agremiação ainda vai convidar outros artistas baianos para desfilar, mas ele não quis adiantar os outros nomes.

- O samba é a novidade deste ano. É o povo cantando. Este samba está sendo cotado como o samba do Carnaval. Se o pessoal [integrantes] cantar, tenho certeza que a arquibancada também vai cantar o samba. Tenho certeza que faremos um bom desfile, espera Nilo Figueiredo, presidente da Azul e Branco de Oswaldo Cruz.

Tudo a ver, baianos e Bahia!

Portelenses - Timoneiros da Viola

PORTELA - São Sebastião






Portela 2012 - Ensaio em Oswaldo Cruz (22/01/2012)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Wilson Moreira

Zeca Pagodinho


Zeca Pagodinho, participou do programa "Samba de Primeira"!

Para comemorar os 67 anos de Jorge Perlingeiro, Zeca Pagodinho também participou do evento e presenteou o aniversariante Jorge Perlingeiro com um belo vinho.

O momento família da festa ficou por conta de Zeca Pagodinho, que levou o netinho Noah.

Belo momento! 

Lan


Lan, famoso torcedor Portelense e cartunista ítalo-carioca — e, o mais importante, das mulatas —, vai ganhar um presente à sua altura pelos seus 87 anos, dia 18 de fevereiro!

Calceteiros da prefeitura do Rio vão construir na calçada principal da Cidade do Samba uma mulata de 4 metros de altura, com pedras portuguesas brancas pretas e vermelhas. Terão como inspiração um dos desenhos do mestre do traço.

O trabalho começa no início do mês que vem. Parabéns pela iniciativa!