sábado, 30 de abril de 2011

Velha da PORTELA


Compositor Portelense, Velha da Portela, participou do antológico grupo Partido em 5.

Vice-Cidadão Samba em 1969 e Cidadão samba 1984, Velha foi presidente da ala de compositores da Portela entre 1971 e 1977.  É dele (em parceria com Jair Amorim e Evaldo Gouveia) o famoso samba - enredo da Portela, vencedor do carnaval de 1974, "O Mundo melhor de Pixinguinha.


Em 1968, participou do conjunto Os Cinco Só, ao lado de Jair do Cavaquinho, Wilson Moreira, Zuzuca do Salgueiro e Zito. Em seguida, formou, com os mesmos integrantes o conjunto, A Turma do Ganzá.

Em 1975, com Casquinha da Portela, Candeia e Joãozinho da Pecadora, participou do LP "Partido em 5 volume 1". Neste de ano, ao lado de Casquinha da Portela, Hélio Nascimento, Anézio e Candeia, participou do LP "Partido em 5 volume 2",no qual interpretou de sua autoria "Leão de colera", "Papo de velha" e "Gato escaldado tem medo de água fria", em parceria com Zuzuca do Salgueiro.

No ano de 1977, com Luiz Grande, Joãozinho da Pecadora, Roque do Plá, Anézio do Cavaco e Casquinha da Portela, participou do disco "Partido em 5 volume 3", no qual interpretou de sua autoria "Deus dá a farinha e o diabo rasga o saco" (c/ Jair do Cavaquinho) e "Galinha caolha procura puleiro mais cedo".

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Catoni

Compositor Portelense, Sebastião dos Santos,conhecido no mundo artistico com o pseudônimo de CATONI, chegou do Estado de Minas Gerais,"Ouro Preto",para residir na cidade do Rio de Janeiro,em Jacarepagua,com 13 anos juntamente com a família, onde concluiu o ensino fundamental aqui no Rio.
 
Em 1966, ingressou no Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, a Azul e Branco de Oswaldo Cruz, onde começou, a ter seu nome ir ganhando popularidade por motivo de suas obras, serem gravadas, por cantores tais como Roberto Ribeiro.
 
Na PORTELA concorrendo,em parceria com Jabolô e Valtenir, teve à alegria de ver sua obra e de seus parceiros,ser escolhida para o desfile da Portela em 1967 que desfilou com o tema "Tal Dia o Batizado" oportunidade em que fez um bonito desfile.
 
Catoni, alem de grande compositor, quando cantava seu samba de quadra, fosse onde fosse, era sucesso.  Conquistou muitos admiradores, no mundo do samba.
 
Voltou a ganhar com seus parceiros, Jabolô e Valtenir o inesquecível carnaval do ano de 1970 com um dos maiores sambas enredos do mundo do samba! O "Lendas e Mistérios da Amazônia"! Samba este, que contribuiu com a grande vitória da Escola.
 
Em 1977, Catoni ganha novamente na Portela, em parceria com Jabolô ,Valtenir e Dedé da Portela, com o belo samba,do enredo "Festa da Aclamação.
 
Este foi o grande Compositor Portelense CATONI!

PORTELA - Especial



Carlos Monte, portelense e coautor do livro “A Velha Guarda da Portela”, num passeio pela escola de samba de nomes que vão de Paulo da Portela a Paulinho da Viola.

Neste programa, você confere sambas antológicos, personagens, compositores e cantores que escreveram a história da escola azul e branca; com direito a escalação de Monte para uma seleção da Portela de todos os tempos, com direito a banco de reservas e cartolas.
 
Bloco 1

Cocorocó (Paulo da Portela) – João da Gente e Velha Guarda da Portela
Linda Borboleta (Paulo da Portela) – Monarco
Cidade Mulher (Paulo da Portela) –Monarco
Dinheiro não há (Lá vem ela chorando) (Ernani Alvarenga e Benedito Lacerda) – Leonel Faria
O dia se renova todo dia (Alvaiade) – Velha Guarda da Portela (Monarco e Argemiro)
É Mato (Alvaiade, Wilson Batista e Jorge de Castro) – Tia Surica
 
Bloco 2

Chega de Padecer (Mijinha) - Mijinha
Sentimento (Mijinha) – Cristina Buarque e Terreiro Grande
Madrugada (Aniceto) – Tia Surica
Quantas Lágrimas (Manacéa) – Manacéa
Lua cor de prata (Manacéa) – Tia Surica
Noite que tudo esconde (Francisco Sant’anna) – Paulinho da Viola e Monarco
Vaidade de um sambista (Francisco Sant’anna) – Francisco Sant’anna
 
Bloco 3

Desdita (Francisco Sant’Anna e Monarco) – Monarco
Velhas companheiras (Monarco) – Monarco
Essa Melodia (Jorge Bubu e Jamelão) – Marisa Monte
 
Bloco 4

Voltei (Jair do Cavaquinho) – Jair do Cavaquinho
Você me abandonou (Alberto Lonato) – Monarco
Sofrimento de quem ama (Alberto Lonato) – Alberto Lonato
Solidão (Argemiro) – Argemiro Patrocínio
Dizem que é o amor (Argemiro e Teresa Cristina) – Marisa Monte
Recado (Paulinho da Viola e Casquinha) – Aldir Blanc e Casquinha
Falsas juras (Casquinha) – Casquinha

Bloco 5

Madrugada (Zé Kéti) – Zeca Pagodinho
Confraternização nº 1 (Valter Rosa) – Cristina Buarque e Terreiro Grande

Bloco 06

Vivo isolado do mundo (Alcides Dias Lopes) – Candeia
Amor não é brinquedo (Martinho da Vila e Candeia) – Candeia
Ouro, desça do seu trono (Paulo da Portela e Candeia) – Candeia
Mil réis (Candeia e Noca da Portela) – Candeia
Minhas madrugadas (Paulinho da Viola e Candeia) – Paulinho da Viola
Riquezas do Brasil (Candeia e Valdir 59) – Zeca Pagodinho
• Música cantada por Carlos Monte no final do programa: Eu não troco minha nega (Anésio do Cavaco e Wilson Bombeiro)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lan


Jair do Cavaquinho por Lan

Caricaturas de Lan em mostra na Barra!  Exposição reúne obras do cartunista.

O trabalho do cartunista Lan — célebre por retratar mulatas em meio à paisagem do Rio — está na exposição “Simplesmente Lan”, em cartaz na praça de alimentação do Shopping Downtown (Av. das Américas 500, Barra). A mostra reúne caricaturas e desenhos feitos pelo artista italiano, que é casado há mais de 50 anos com uma ex-passista da Portela.

A exposição fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h. A classificação é livre.

Lan, um exemplo de Portelense!

Monarco - 50 anos de SAMBA!


Monarco, compositor portelense, Enciclopédia do samba, representante da tradição viva do samba de raiz, chega à CAIXA Cultural Brasília para duas apresentações, nos dias 28 e 29 de abril (quinta e sexta-feira), às 20h. 

Acompanhado dos músicos Marquinhos (pandeiro), Guará (violão), Timbira (surdo) e Serginho Procópio (cavaquinho), Monarco solta a voz e interpreta clássicos de sua autoria, como “Proposta Amorosa” e “Passado de Glória”. Grandes parceiros acompanharam a trajetória do mestre. Com Ratinho, Monarco compôs “Nunca vi você tão triste”, “Vai Vadiar” e “Coração em Desalinho”. 

Monarco é uma enciclopédia. Coleciona histórias: limpou a mesa de bilhar de Villa-Lobos, guardou carros no Jornal do Brasil, dividiu (vários) conhaques com Cartola, compôs com Candeia, ouviu lamentos de Carlos Cachaça – grande companheiro de Noel Rosa. De linhagem nobre no samba, Monarco é dono de melodias apuradas, composições que entraram para a história do samba, nas gravações e regravações de grandes intérpretes, como Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Clara Nunes, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Cristina Buarque e Maria Creuza.

Velha Guarda da Portela


Em 1999, a cantora Marisa Monte convidou Monarco e a Velha Guarda da Portela para o CD "Tudo Azul", de sua produção, que contou com participação de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Foi um grande divisor de águas, pois as músicas da ala mais tradicional da Azul e Branco de Oswaldo Cruz tornaram-se populares. 

Discografia


Nas ltimas cinco décadas, o sambista gravou quatro discos, que foram lançados, também, na Europa, Japão e Estados Unidos, além de inúmeras participações. O primeiro disco solo foi “Monarco” (1976). O álbum, que o revelou também como intérprete, trouxe músicas como "O Quitandeiro" (com Paulo da Portela) e "Lenço" (com Francisco Santana), entre outras. Outro disco, "Terreiro", foi lançado em 1980. Em 1989, gravou o disco “Inéditas – Projeto de Preservação da Música Popular”. Em 1995, gravou o CD "A Voz do Samba", lançado inicialmente no mercado japonês. Distribuído pelo selo Kuarup, este último lhe rendeu, no mesmo ano, um Prêmio Sharp de melhor cantor do gênero. Em 2004, Monarco recebeu o Prêmio Tim de Música.

Horário: 20h (não será permitida a entrada após início da sessão)
Telefone para informações: (61) 3206-9448

Monarco é, atualmente o melhor exemplo da guarda do velho e querido samba!


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Filhos da Águia 2012


A escola mirim da PORTELA, Filhos da Águia será a décima escola a desfilar no carnaval 2012. Veja a ordem oficial:

          1 - Inocentes da Caprichosos
          2 – Aprendizes do Salgueiro
          3 – Mel do Futuro
          4 – Infantes do Lins
          5 – Corações Unidos do Ciep
          6 – Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy
          7 – Nova Geração do Estácio
          8 – Império do Futuro
          9 – Herdeiros da Vila
        10 – FILHOS DA ÁGUIA
        11 – Miúda da Cabuçu
       12 – Pimpolhos da Grande Rio
       13 – Mangueira do Amanhã
       14 – Golfinhos da Guanabara
       15 – Tijquinha do Borel
       16 – Petizes da Penha
       17 – Estrelinha da Mocidade

terça-feira, 26 de abril de 2011

Jair do Cavaquinho


"As rosas, muitas rosas
Não saem da minha imaginação

É a rosa da saudade
Rosa da esperança, rosa da compreensão"

Jair do Cavaquinho (1920 - 2006)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PORTELA - Enredo 2012

Paulo Menezes, embarca para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, para conhecer mais sobre a Serra Gaúcha!

Existe a possibilidade de enredo para a escola em 2012.  Serão encontros com historiadores e autoridades, além de conhecer os pontos turísticos.  No roteiro da viagem também estão as cidades de Gramado, Canela, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.

Vamos esperar!

domingo, 24 de abril de 2011

Diogo Nogueira


O Compositor Portelense Diogo Nogueira completa 30 anos nesta terça-feira, 26. Filho do grande João Nogueira, Diogo é um grande vencedor de samba-enredo pela Portela e vem se transformando no maior nome do samba no showbiz nacional.

O cantor comemora seu aniversário trabalhando. Ele se apresenta na terça no Shopping Flamboyant, na Avenida Jamel Cecílio , 3.300, Setor Jardim Goiás, em Goiânia, às 19 horas. 

A COMPOSITORES DA PORTELA tem em Diogo Nogueira seu exemplo da tão propagada jovem-guarda portelense!  Parabéns!

 

 

quinta-feira, 21 de abril de 2011


Nilze Carvalho, compositora e cantora Portelense, tida como uma das mais importantes artistas da nova geração, lança o CD “O Que É Meu - Biscoito Fino”. O show acontece na segunda-feira, dia 25, Rival Petrobras, às 19h30min e conta com a participação de Toninho Gerais

O CD com 14 faixas produzido por Nilze e Edu Krieger, conta com a participação de grandes músicos e arranjadores, e registra além de composições próprias, a produção recente e inédita de jovens compositores, ao lado de grandes sucessos.

Os arranjos ficaram por conta de Alessandro Cardozo, Paulão 7 cordas, Marcelo Caldi, Cristóvão Bastos, Ruy Quaresma e da própria Nilze.

No palco, além de soltar a voz, Nilze  toca  bandolim, cavaquinho e violão.  Além do repertório do CD, outros clássicos completam esse passeio pelos diversos ritmos da MPB.

Parabéns e muito sucesso!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Monarco

O Compositor Portelense Monarco, estará se apresentando na Festa de Jorge no sábado, 23, às 13 horas, no Clube Internacional de Regatas.

A animação é por conta do tradicional grupo, Terno de Cambraia, que comandará uma grande roda de samba com a participação ilustre do sambista portelense Monarco.

O evento ainda contará com a participação do DJ MAM, carioca e criador do estilo Brazilian Lounge, presente por duas vezes nos palcos do Réveillon de Copacabana. Rua Jardel Jerculis, S/N – ao lado do Aeroporto Santos Dumont – Aterro do Flamengo. Rio de Janeiro. 

Vale a pena conferir!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Paulo Menezes



Para 2012, a PORTELA contratou Paulo Menezes, mas enredo ainda não foi escolhido!

De família portelense, ele já se sente acolhido no ninho da Águia.

- Quando fui apresentado à comunidade, todos gritaram o meu nome. Fiquei muito emocionado — relata Menezes, completando: — Antes de eu chegar aqui, os torcedores me pediam nas redes sociais para vir para a Portela.

O carnavalesco confessou-se lisonjeado com o convite feito pela reformulada direção da escola de Oswaldo Cruz.

- A Portela passa por uma reestruturação. Quis fazer parte da nova equipe, não quero perder este momento.

O enredo para 2012 não está decidido, mas ele adianta que a escola abordará algo referente à sua história em 2013, quando completará 90 anos.

Admirador de dois famosos carnavalescos: Arlindo Rodrigues (1931-1987) e Rosa Magalhães, da Vila Isabel.  Arlindo Rodrigues e Rosa Magalhães como modelos revela a característica principal do carnavalesco portelense: o apreço pela parte visual do desfile, com alegorias requintadas e fantasias elegantes.

- Traduzo a identidade que o portelense gosta: vestir-se bem, com roupas bem trabalhadas e com elegância - acrescenta.

Formado em História, ele defende a ideia de que, além de festa, “carnaval é cultura:”

- Gosto de enredos que tenham algo a dizer.

Esperamos que, com a nova realidade em sua administração, a PORTELA volte a mostrar um carnaval a altura de suas tradições!

sábado, 16 de abril de 2011

PORTELA - NOTA DEZ!


A PORTELA não foi julgada em 2011, mas teve em seu contingente um quesito em que jurados expuseram suas opiniões com tal apresentação!

O desempenho do nosso casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rogerinho e Lucinha Nobre, mereceu comentários durante o desfile. A dupla foi muito elogiada no documento oficial da Liesa disponibilizado para as justificativas.

Conforme considerações, Beatriz Badejo sinalizou que daria nota máxima à escola:

"O casal apresentou-se com uma bela indumentária e exibiu-se com desenvoltura, graça e majestade, digno da nota máxima", escreveu.

Já Áurea Hämmerli, presente no segundo módulo:

"Belíssima apresentação. Foi emocionante. Continuem com muita fé".

O jurado Tito Canha, sensibilizado, não poupou poesia para argumentar:

"O penalizado, desta vez, foi o julgador, impedido que está de dar o grau máximo a uma exibição comovente, impecável", comemorou.

Fica aqui, nossos parabéns a esta dupla que, ano que vem, com certeza, estará defendendo, mais uma vez, as cores da Majestade do Samba!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Zeca Pagodinho


Compositor Portelense de primeira, Zeca Pagodinho se apresenta amanhã, na Associação Atlética de Guaratiba, em Campo Grande.

A casa abre às 20h e o Grupo Curtindo a Vida abre o show.  Ingressos R$ 25.  Faixa etária 18 anos!

Assistir Zeca é sinônimo do bom samba!

Monarco


Monarco se apresenta junto ao grupo Samba Luiza, hoje, às 22h no Centro.

Nobre compositor portelense, Monarco canta sucessos como Quitandeiro, Tudo menos amor, Passado de glória e Vai vadear!

Vale a pena conferir!

Clube Santa Luiza
Avenida Sílvio de Noronha, 300 - Centro
Tel:  2508-5600
Horário:  22h - Entrada:  R$ 20,00.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Diogo Nogueira


O Compositor Portelense Diogo Nogueira estará, no próximo domingo (17/04), a partir das 14h, na Feijoada do Esquenta!

O segundo DVD da carreira de Diogo Nogueira já se encontra na lista dos cinco mais vendidos em todo o Brasil. Também lançado em CD, o projeto contou com a participação especial de grandes nomes da música brasileira.

Serviço:
Feijoada do Esquenta:
Data: 17 de Abril – Domingo
Horário: A  partir das 14h
Local: River Futebol  Clube
Entrada: Antecipado: R $ 10,00- Preço único
Feijoada: R$ 10,00
Maiores Informações: 21-2593-0591 / 2596-5999
Classificação: Livre

terça-feira, 12 de abril de 2011

PORTELA - Obras

O presidente Nilo Mendes Figueiredo aproveitou a data em que a PORTELA fez 88 anos para informar que a reforma da quadra da agremiação deverá acontecer em breve.

"Os responsáveis pelas obras já estiveram no Portelão para conhecer o local. Estamos esperando ser publicado no Diário Oficial do Município para sabermos quando irão começar os trabalhos de reformas da quadra", afirma o dirigente.

Ainda este mês será lançada a pedra fundamental com a presença do Prefeito Eduardo Paes.

Todos os Portelenses esperam ansiosos pela reforma de nossa quadra!

Teresa Cristina

Teresa Cristina e Os Outros

Cantora portelense ligada ao samba, ao lado de uma banda de Rock que nunca gravou um samba sequer – mas que tem em seus membros grandes amantes desse estilo. Em comum, além disso, a admiração por Roberto Carlos e a vontade de tocar junto. Dessa soma nasceu a parceria entre Teresa Cristina e a banda Os Outros para um tributo ao rei.

Teresa Cristina foi uma das artistas convidadas pela banda Os Outros para participar do espetáculo Os Outros Convidam, que reunia a própria banda, ao lado de outra banda convidada, um apresentador por noite e um artista para participar do show principal.

Vale a pena conferir!

Serviço:
Teatro Rival Petrobras
Dia 30/04 – Sábado às 23h30
Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia
Preço:
R$30,00(Os 150 primeiros pagantes)
R$25,00(Meia)
R$ 50,00(Inteira)
Classificação: 18 anos

Feijoada da SURICA

A tradicional feijoada da Tia Surica trará a roda de samba com os integrantes da Velha Guarda da Portela e participação especial de Ito Melodia (Puxador da Ilha do Governador). Sempre sob a batuta da Tia Surica. É a mistura perfeita de samba e feijão.

Tia Surica, a simpática pastora da Portela, já virou uma referência da mais pura carioquice e sua feijoada desperta curiosidades em quem não provou e água na boca de quem sempre volta para saborear.

Serviço:
Dia 30/04– Sábado de 13h às 17h30
Teatro Rival, Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia
Preço:
R$ 35,00 – (Feijoada + Roda de Samba)
Classificação: 16 anos

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nilze Carvalho


Nilze Carvalho - “O Que é Meu”

Tida como uma das mais importantes artistas da nova geração de sambistas cariocas, a cantora, compositora portelense e instrumentista Nilze Carvalho apresenta seu show “ O Que É Meu ”.

No repertório “Banho de Manjericão” (Paulo Cesar Pinheiro/João Nogueira), “Doces Recordações” (D. Ivone Lara/ Délcio Carvalho), “Barracão” (Luiz Antônio / Oldemar Magalhães), entre outras.

Serviço:
Teatro Rival Petrobras
Dia 25/04 – Segunda – feira às 19h30
Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia
Preço:
R$ 40,00(Inteira)
R$ 30,00(Os 200 primeiros pagantes)
R$ 20,00(Meia)
Classificação: 16 anos

domingo, 10 de abril de 2011

PORTELA 88 ANOS!


PARABÉNS PORTELA!

O  maior patrimônio do Mundo do Samba completará amanhã (11/04/2011), 88 ANOS!

 
A COMPOSITORES DA PORTELA BLOG parabeniza a Majestade do Samba por proporcionar a todos os seus torcedores e amantes do samba, verdadeira aula de como manter o respeito, exemplificando com o seu glorioso passado, passado este repleto de gente que, com altivez e galhardia a criaram.


Mostra, constantemente, sua fascimante proeza  de se rejuvenescer com sua jovem guarda levando o nome do SAMBA não só no desfile da Sapucaí, mas o ano todo!


O vídeo reflete perfeitamente o que é ser PORTELA!  E enquanto você existir, seja como for, estaremos sempre te exaltando, pois você é eterna!

thumb

Fica aqui, a nossa singela homenagem, mas feita como o Portelense exige, DE CORAÇÃO!

sábado, 9 de abril de 2011

Marquinhos de Oswaldo Cruz

Fotos de Marquinhos De Oswaldo Cruz

A COMPOSITORES DA PORTELA parabeniza MARQUINHOS DE OSWALDO CRUZ pelo seu aniversário (10/04/2011)!
Marquinhos é o símbolo da resistência do verdadeiro SAMBA!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Diogo Nogueira


Compositor da Jovem Guarda Portelense, DIOGO NOGUEIRA, se apresenta nesta sexta-feira, 8, às 22 horas, no Vivo Rio, Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

No sábado, 9, ele se apresentará em Divinópolis, Minas, no evento Miss Terra Minas Gerais, no Centro Campestre Estrela D’Oeste Clube. 

No repertório, músicas de seu mais recente CD/DVD, Sou Eu!

PORTELA - 88 Anos!


Dia 11/04/2011, a PORTELA estará comemorando 88 anos!

Dentro da organização do evento, a partir das 18h, a Escola de Oswaldo Cruz estará recebendo seus torcedores e amantes do samba para participar de suas festividades.

A programação inclui, uma missa em Ação de Graças, às 19h, um parabéns pra você com um enorme bolo e logo em seguida acontecerá, uma apresentação com todos os segmentos da escola.

Desde já, sabemos que este patrimônio cultural do Brasil é um dos maiores celeiros da História do Samba Brasileiro!  SALVE A MAJESTADE DO SAMBA!

PORTELA - Barracão

Além das mudanças no setor administrativo, a PORTELA passará também por obras em sua quadra e no seu barracão que, de acordo com Nilo Mendes Figueiredo Junior, vice-presidente da Portela, deverá ser entregue em setembro ou outubro.

- Essa é uma questão que nós precisamos ficar atentos. Já me confirmaram que o nosso barracão deve ser entregue entre setembro e outubro. Depois vamos ter que montá-lo direito. Levar as máquinas para lá e organizar a parte de administração. Em 2011, além do incêndio, a falta de espaço para fazer o carnaval não nos possibilitou levar para a avenida aquilo que pretendíamos. Este ano ainda tem a reforma na quadra. Vamos administrar isso com calma - disse o dirigente.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Paulinho da Viola - Sinal Fechado


Paulinho da Viola no SESC Pompéia - São Paulo (07/04/2011)

PORTELA - Equipe 2012

Na tarde desse sábado (02), foram apresentados durante a feijoada mensal da Escola de Oswaldo Cruz, os novos integrantes da equipe responsável pelos desfiles.

Marcos Falcon será o novo supervisor de Carnaval e toda a sua coordenação. Todos eles irão apoiar o carnavalesco Paulo Menezes, recém-contratado.

Agora, esperamos que a Majestade do Samba retorne aos seus dias de glórias!

PORTELA - Feijoada Abril 2011








domingo, 3 de abril de 2011

Velha Guarda da PORTELA

A Galeria da Velha Guarda da PORTELA, a mais famosa e atuante do Mundo do Samba, batizou a Galeria da Mocidade Unida de Jacarepaguá!

Sabendo da importância de ser convidada para tal oportunidade, fica aqui o registro e orgulho de todos os Portelenses à nossa Velha Guarda!

Parabéns madrinha!

sábado, 2 de abril de 2011

PORTELA - Supervisor de Carnaval

Dentro da nova filosofia implantada na Escola de Oswaldo Cruz, Marcos Falcon, 47 anos e 35 anos de Portela, é o novo homem forte da agremiação.

O cargo mais importante dentro do carnaval portelense, o cargo de supervisor de carnaval.  

Marcos Falcon, que faz parte do conselho da escola e disse ter feito "coisas importantes dentro da agremiação", deu uma excelente notícia para os portelenses:  

- Esse tempo acabou. Quem está garantindo sou eu. De agora em diante é uma nova organização. Estou chegando para melhorar a escola. A situação que a Portela passou nos últimos anos não vai se repetir - frisou Falcon.

O carnavalesco Paulo Menezes disse estar feliz com os novos rumos da Portela.

- Essa nova gerência influenciou em 150% minha vinda para Portela. A ficha de ser carnavalesco da Portela ainda não caiu. Acho que isso só vai acontecer perto do desfile - afirmou Paulo Menezes.

Sobre enredo para 2012, a possibilidade inicial é que a Portela fale sobre vinho. Conversas já foram realizadas, mas a etapa de negociação ainda é primária, ou seja, muita coisa pode acontecer. 

PORTELA - Distribuição

A diretoria da PORTELA começa a distribuir funções em sua nova filosofia de trabalho.

- Todas mudanças partiram da minha cabeça. Ninguém impôs nada. O dia que isso acontecer vou embora. A entrada do Falcon (novo homem forte da Portela) é natural. O que aconteceu é que agora fiz uma melhor distribuição dos cargos. A responsabilidade de tudo estava em cima de mim. Tudo de ruim era culpa minha - disse Nilo.

O presidente ainda comentou sobre a possibilidade de enredo para 2012.

- Temos uma conversa inicial para falar sobre o vinho, mas ainda é o começo de uma negociação - revelou.

Com as mudanças, Marcos Falcon, que é sócio benemérito, virou o supervisor de carnaval, ou seja, o homem forte da agremiação. A coordenadoria de carnaval, que terá Alex Fab e Junior Escafura. O vice-presidente da Portela, Nilo Mendes Figueiredo Junior, irá gerir os recursos necessários.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PORTELA - Enredo 2012


A direção da PORTELA deve visitar cinco cidades gaúchas.

Na busca da definição do seu enredo para 2012, a Escola de Oswaldo Cruz poderá contar a história dos imigrantes italianos e alemães e o que seus descendentes construíram na Serra Gaúcha.

Uma comitiva da escola visitará Gramado e deve ir para Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Em fevereiro houve um primeiro contato com as prefeituras. Com esta visita, a agremiação espera fechar o tema do carnaval do ano que vem.

- Esta é a minha grande aposta - diz o presidente da Majestade do Samba.

Os prefeitos das cidades são contatados para que ajudem a viabilizar recursos via Lei Roaunet para a realização do Carnaval.

Esperamos que para 2012 a PORTELA conclua seu trabalho para definir logo o enredo. 

PORTELA 2012 - Coreógrafos

A PORTELA continua definindo sua equipe para 2012!

A Escola de Oswaldo Cruz decidiu renovar o contrato do seu coreógrafo Marcio Moura.

"Estarei à frente dos trabalhos coreográficos da escola. Mas trabalharei com uma equipe de coreógrafos, que foram testados no carnaval deste ano  e que deram certo. Essa equipe será meu olhar direto nos ensaios de alas da comunidade, alegorias e guardiões dos casais de mestre- sala e porta-bandeira", explica Marcio.

O profissonal será mais um membro a ser apresentado na feijoada portelense, no sábado.

Noca da PORTELA

Noca da Portela se apresentou na noite de ontem num dos berços do samba carioca, o bairro de Vila Isabel. O bamba cantou no bar Conexão Vila, junto com o grupo Samba da Alforria.

No repertório sucessos como "Portela querida", "Recordar é viver" e "Os olhos da noite".

Só para deixar registrado que o Portelense é sucesso o ano todo!